Pular para o conteúdo principal

Jornal BEM-TE-VI entrevista Tenente da PM de Peruíbe

O Tenente da Sede da Polícia Militar de Peruíbe, José Romeu Dutra, cedeu entrevista ao Jornal BEM-TE-VI e explicou diversos assuntos sobre segurança pública.


Boletim de Ocorrência

Ao ser furtada ou roubada, a vítima tem o dever de registrar o boletim de ocorrência? Muitas pessoas deixam de fazer o B.O por falta de esperança em recuperar o objeto roubado ou até mesmo por medo de perseguição do bandido. Qual é o incentivo da Polícia Militar?

"A gente realiza reuniões no CONSEG(Conselho Comunitários de Segurança), nas Associações de Bairros para justamente para ter e passar essas informações e incentivar aos moradores a registrar o boletim de ocorrência, por menor que seja o valor do furto ou roubo. Sei o quanto fazer isso leva tempo na delegacia, mas se puder fazer isso no ato do crime é muito importante para nós e para a vítima".

Dicas de Segurança

No site www.policiamilitar.sp.gov.br está disponível no canto direito da página, no link Dicas de Segurança, um arquivo em PDF com 129 páginas, explicando como ficar atento a 50 tipos de situações diferentes, de A a Z, item por item.

"Baixa o arquivo, dá uma lida que realmente ali é um passo a passo de N situações e cada um tem sua caracterização. Se você fizer, o que nós chamamos de segurança básica ou primária, você poderá evitar ser vítima de algum crime", relata o Tenente.

Estatística

Se formos acompanhar a criminalidade só pela estatística, o Tenente explica que os números assustam em uma cidade como Peruíbe. "Por isso eu tomo muito cuidado ao passar índices e prefiro passar situações".

"Um exemplo é que vem aumentando o número de roubos e furtos de veículos em Peruíbe. Só que comparando com São Paulo que é média mais de 400 veículos por dia, aqui na cidade é de 2 a 3".

Dutra explica que mesmo que a PM prenda um ladrão roubando em flagrante, conta no índice como roubo. "Se eu prender 10 pessoas roubando em flagrante, mesmo assim na estatística conta como roubo", afirma.

Prevenção

Infelizmente, a PM está sempre tendo que atender casos de problemas sociais, como brigas de casais e acaba deixando de fazer que é em primeiro lugar a prevenção dos crimes nos bairros.
"Cerca de 90% das ligações que recebemos do 190 é briga de casal", explica o PM.

Disk Sempre

Mesmo assim, quando perceber situação de perigo seja a si próprio ou a outras pessoas, o Tenente afirma com precisão: "Percebeu situação de perigo? Ligar sempre o 190 e aguardar que vamos até o local da ocorrência".


Nota: Essa entrevista foi divulgada em março, na edição treze, no jornal impresso.


Foto: Luiz Pinheiro (www.peruibedigital.com.br)
Texto e Edição: Lucas Galante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado.