Pular para o conteúdo principal

PRAZER AOS SENTIDOS

VINHO E CHOCOLATE

Nesse primeiro artigo, abordarei um tema delicioso que é a combinação de chocolate e vinho, parece simples, mas a mistura errada pode acabar tornando as sensações ruins e consequentemente um roteiro difícil de “se engolir”, ao decorrer do artigo colocarei os pontos principais para quem quer aproveitar essa fantástica combinação sem erros.

Primeira coisa a se pensar é a quantidade de cacau no chocolate, ou seja, o quão forte ele é. Se escolher um chocolate demasiadamente doce, fuja dos vinhos secos. Essa combinação definitivamente não funciona e um pode acabar anulando o outro.Sendo a mais correta interação com vinhos também doces e forticados (maior graduação alcoólica), como é o caso do Vinho do Porto.

Já os chocolates meio-amargos, ou seja, com uma percentual de 50% de cacau são mais fáceis de combinar e pedem vinhos tintos jovens e encorpados, os feitos das uvas Cabernet Sauvignon e Shiraz cumprem bem esse papel.

Ao tratar do amargo, o que, particularmente, mais gosto,  alcança 70% ou mais de cacau e o vinho ideal para harmonização são vinhos secos mas sem passagem por madeira, eu indico sempre o Merlot aos meus clientes. Combinação que sempre faz sucesso!

Não podendo esquecer-se do irresistível chocolate branco que vai bem com o tinto e com o branco. Porém lhes darei uma dica que é para anotar no caderninho, procure vinhos brancos que passaram por fermentação malolática (está informação está no contra-rótulo) esse processo deixa o vinho com um toque amanteigado e ajuda a no casamento com o doce extremo do chocolate branco.

Já para aqueles bombons recheados ou founde que envolva frutas cítricas a melhor pedida é um espumante moscatel. A regra é válida também aos brancos por serem mais gordurosos casam bem com a acidez dos espumantes que tem como função “lavar a língua”.

Além de prazerosa e benéfica a mente é sem dúvidas uma maneira muito chique e refinado para receber seus convidados e insuperável num encontro a dois aliado ao nosso inverno é aconchegante e sem dúvidas de extremo prazer. No nosso próximo encontro darei dicas sobre comportamento e etiqueta à mesa em reuniões formais e menos formais, encontros amorosos e jantares profissionais.

Um ótima parceria nos aguarda, até breve!

Autora: Bruna Held 

Bruna Cristina de Held é estudante da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers do Estado de São Paulo.
Engajada na missão de tornar os momentos à mesa inesquecíveis,  unindo alma e técnica.

Contato: brunaheld@gmail.com

Comentários

Unknown disse…
Muito bacana a matéria , hoje os preços de vinhos são convidativos assim tendo maior consumo é bom aprender como escolher vinhos em locais corretos , com alimentos diferenciados , doces e salgados diversos podendo ter maior prazer na bebida saboreada e com pessoas escolhidas .

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

12ª Festa de Iemanjá reúne fé, cultura e ancestralidade em Peruíbe

Organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Peruíbe, com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, a celebração já se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas e culturais de matriz africana do município, reunindo mais de 7 mil pessoas nos períodos de dezembro e fevereiro, além de impulsionar significativamente o comércio local, hotéis e pousadas. A Festa de Iemanjá carrega profundo significado religioso, cultural, histórico e social para os povos de matriz africana. Iemanjá é o orixá das águas salgadas, mãe dos orixás e protetora dos lares, das famílias e dos pescadores. A praia, espaço sagrado ligado à sua força, é o cenário ideal para a celebração, respeitando a tradição do culto e fortalecendo a conexão espiritual com o orixá. Mais do que um ato de fé, a celebração mantém viva uma herança ancestral trazida pelos povos africanos escravizados, sendo também um importante símbolo de resistência cultural, valorização das religi...