Pular para o conteúdo principal

6 Passos para seu negócio sobreviver na crise

Blog da Trier

Coronavírus chegou e com ele, além da preocupação com a saúde, é inevitável pensar na saúde financeira de empresas e negócios. Rapidamente, empreendedores e empresários estão em busca de soluções, ideias e conselhos para manter negócios e também - e talvez o mais importante - readequar a forma de vender. Afinal, não foi só o isolamento que mudou. O consumidor também: a forma de pensar, de escolher e de consumir também será alterada.
Para isso, Priscilah Plaça, consultora em vendas das maiores empresas de varejo do Brasil, lista seis pilares que considera fundamental para o momento atual. 

"Hoje, quem pensa com a cabeça do cliente e na experiência que o negócio propõe está muito à frente, além disso você precisa acreditar no negócio para, assim, conseguirá um melhor resultado", compartilha Priscilah.


1 - Repense seu produto e serviço
Repense o produto e o serviço que você oferece. É necessário entender que há um novo modelo de vida durante o isolamento e haverá uma nova forma de consumo após a pandemia. Elenque quais produtos são os principais, quais os mais vendidos, quais são essenciais. 

Analise a importância dele para o cliente. Tenha em mente como pode colaborar com o seu consumidor. É o momento de repensar todos os seus produtos e, talvez, nesse momento, seja ideal reduzir o mix. O objetivo agora é focar no que é essencial.


2 - Analise seus canais de distribuição
Quais são e como estão funcionando os seus canais de entrega? Tenha em mente o modelo de vida do seu cliente e de que forma seu produto pode chegar até ele. Não se limite ao que já conhece ou ao que é mais fácil. Crie novas formas de entrega. É o momento de pensar no atendimento remoto: aplicativos são a grande aposta.

Se for necessário, faça parcerias de distribuição com empresas que são complementares ao seu negócio. Crie sinergia, pacotes de entrega em conjunto. Compartilhe! Essa ação reduz custo e potencializa os resultados.


3 - Canais de vendas
Uso a tecnologia a seu favor e faça um mapeamento de como colocar seu produto na frente do cliente. Pesquise e entenda quais canais seu cliente usa para comprar como o e-commerce. Nesse momento o mercado mundial já sentiu um aumento de mais de 40% no volume de vendas via e-commerce. 

Mesmo que seja para um produto. Se informe, pesquise por tutoriais na internet. Se ainda não tem, aproveite para repensar. Abuse do WhatsApp e Telegram. Crie listas de transmissão.

Por e-mail: Crie uma estratégia, seja ela por dia, semana, mês, mas estratégia precisa ser única. Faça um cronograma. Ações aleatórias não funcionam.

Repense o formato de venda por telefone. Não tenha vergonha de ligar para o cliente e pergunte: "Como gostaria que eu te abordasse daqui pra frente?" As pessoas ainda estão se adaptando a esse novo formato. Tenha humildade. Repense.


4 - Formas de comunicação
Reflita sobre como a comunicação do seu produto chega ao seu cliente.

Saiba quais são seus públicos e faça uma seleção por perfis. Aproveite a comunicação por telefone, se antecipe ao que o cliente pode precisar.

Lembre -se que a conversa precisa ser estruturada: abordagem - oferta - fechamento. Criar novos mailings. Busque indicação de novos clientes com os que já tem. Valorize o network. As pessoas se motivam a comprar por motivos diferentes, mesmo que o resultado final do produto seja o mesmo.

Insira o digital na sua empresa: use WhatsApp, redes sociais. Seja um prestador de serviço. Ensine ao usar seu produto/serviço. Ninguém conhece seu produto melhor que você! O digital é sua grande vitrine.


5 - Novos serviços e canais relacionamentos
Estabeleça relacionamentos positivos, construtivos. Elabore ferramentas de fidelização. Mostre ao cliente que o quer perto, junto. Desenhe modelos para descobrir que pode oferecer serviços extras que surpreendam o cliente.

Ofereça ajuda. Busque associações. Pense em como pode ajudar hoje na vida das pessoas. Faça a diferença.


6 - Novos comportamentos Mude!
O jeito de trabalhar, de gerenciar seus negócios e sua equipe.
Os novos modelos vão se recriar. Acredite! O mundo é feito de pessoas. Seja um exemplo de mudança. Não desista!


Texto: Priscilah Plaça

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...