Pular para o conteúdo principal

Empresária utiliza a criatividade para dar a volta por cima na pandemia

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a pandemia da Covid-19, em março deste ano, Leilane Barros da Cunha, franqueada da rede Armazém Fit Store, viu sua loja em Imperatriz, no Maranhão, ficar vazia de repente. Os clientes, em isolamento social, desapareceram, apesar das portas continuarem abertas, pois comércios de alimentos não foram fechados.


A loja foi inaugurada em maio de 2019 e já se destacava pelo movimento dos clientes e pelas ótimas vendas. "Eu nunca tinha trabalhado no comércio antes e estava apreensiva. Mas a inauguração foi um sucesso e, alguns dias depois de abrirmos a loja, as prateleiras já começavam a ficar vazias", lembra Leilane.

A relação de proximidade com a clientela e o cuidado com a qualidade dos produtos, pontos fortes da franquia, criaram, segundo a empresária, uma fidelidade natural. "Tínhamos concorrentes com marcas mais conhecidas e outras quatro lojas abriram nos meses seguintes em Imperatriz, mas sentimos que as pessoas buscavam algo diferente, e oferecemos isso".

Mas o diferencial no atendimento e nos produtos não foi suficiente na pandemia. Leilane diz que nos primeiros dias chegou a temer pelo futuro do empreendimento. "No entanto, a crise provocou um aumento na preocupação das pessoas com a saúde e as vendas começaram a voltar aos poucos".

Cestas de produtos

Com o movimento ainda pequeno, Leilane decidiu arriscar uma estratégia que ganhou apoio da sua equipe. "Se os clientes não vinham até a loja, resolvi que iríamos até eles", explica. Como seus funcionários, e ela própria, conheciam muito bem os gostos e interesses de quem ia comprar no período pré-pandemia, a empresária decidiu organizar cestas com os produtos e enviar para a casa dos clientes. "Também incluía na cesta uma ou outra novidade. Antes ligava para a pessoa informando que um funcionário iria até ela para que pudesse escolher o que comprar".

Desta forma, a empresária também ocupou seu pessoal. "Com a loja vazia, estavam todos sem muito o que fazer", lembra. E deu certo. "Chegou um momento em que recebíamos listas de compra via Instagram ou WhatsApp".

Os kits garantiram as vendas no período mais crítico do isolamento social em Imperatriz. E com as flexibilizações das restrições no comércio local, aos poucos o movimento voltou e os envios dos kits tiveram que parar. "Hoje já temos um fluxo bem maior de pessoas na loja e até mesmo aqueles que vinham somente para conversar já estão de volta", comemora.

Para a empresária outro diferencial é sua equipe "extremamente preparada tanto em conhecimento como em relacionamento pessoal".

Atendendo as classes A, B e C, Leilane afirma que o ticket médio da loja está em R$ 110,00. "Quando abri a loja, acreditava que se tivéssemos um faturamento diário de R$ 1.000,00 seria muito bom. Mas vendemos muito mais que isso desde o início e a situação só melhora".

Atualmente, o Armazém Fit Store está presente em 18 estados mais o Distrito Federal com 76 lojas em operação.

Mais informações: www.armazemfitstore.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...