Pular para o conteúdo principal

A importância de manter o bom atendimento ao cliente


Muito se fala sobre prestar um bom atendimento ao cliente, mas como fazer isso na prática? Ao longo dos meus mais de 10 anos de experiência no ramo do direito bancário, com ênfase em recuperação de crédito, sei que a excelência é um fator-chave para o sucesso de uma empresa. Uma coisa que sempre falo é que todos somos clientes e precisamos entender a importância da experiência na hora de executar um serviço. O cliente é a fundação do nosso negócio, um dos principais pilares. Portanto, é muito importante criar e também manter um público fidelizado que poderá gerar novas receitas e mais vendas. Mas atenção, atualmente, apenas atender bem não basta.


Ter a capacidade de se colocar no lugar é fundamental para encontrar soluções sustentáveis. É preciso garantir o destaque de sua organização no mercado. Segundo dados do relatório Customers 2020: A Progress Repor, os consumidores estão dispostos a gastar 17% a mais para fazer negócios com empresas que oferecem um excelente serviço e 77% dos clientes recomendariam uma marca a um amigo depois de ter uma experiência positiva.


Portanto, é necessário pensar de forma estratégica, desenhada e alinhada ao acolhimento que o seu cliente vai ter com seu negócio.


Pensando em tudo isso e, com a Black Friday à porta, muitos empresários vão querer chamar atenção para gerar vendas. Diante desse cenário, abaixo, reuni alguns pontos que merecem a atenção total dos gestores que desejam aprimorar o atendimento e gerar a melhor experiência ao cliente.


• Mantenha o seu foco no cliente: a experiência do consumidor é um ponto muito importante pois ele vai impactar na decisão de compra. É importante que a empresa se preocupe com uma experiência personalizada. Faça com que sua equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato. Tenha sempre em mente que é importante se colocar no lugar do cliente;


• Realize um atendimento multicanal: cada pessoa possui um perfil específico, portanto, é fundamental ser capaz de realizar um atendimento por meio de chat, telefone, e-mail e redes sociais. É um sinal que a empresa demonstra preocupação;


• Nunca abandone seu cliente: acompanhe-o que o problema seja resolvido. Seu atendimento deve protegê-lo de ter ainda mais problemas. Pode ser que sua empresa não perca clientes por causa dos concorrentes, mas sim por causa do mal atendimento, não acha?


• Saiba ouvir e identificar quais são as necessidades do seu público: faça um teste e seja por um dia o cliente da sua empresa. Ligue para sua linha de suporte e veja quanto tempo você fica em espera e se a pessoa que está respondendo está otimista e comprometida com a solução do problema para resolvê-lo o mais rápido possível;


• Sinta prazer em servir: é importante que sua empresa tenha no time colaboradores que sintam prazer em servir e que tenham motivação na hora de qualquer novo desafio. Nenhum cliente compra um produto para ter problemas. Quando um cliente se sente servido, naturalmente se sente motivado a falar bem da sua marca. Ou seja, tem uma excelente experiência com o seu negócio.


Texto: Luiz Henrique Garcia, CEO da QuiteJá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...