Pular para o conteúdo principal

Demanda por profissionais especializados em experiência do cliente aumenta 221%


Um movimento que vem acontecendo no mercado é a valorização das áreas de CX (Customer Experience - Experiência do Consumidor) e CS (Customer Success - Sucesso do cliente). Só na Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, o número de vagas para esses segmentos subiu 221% nos últimos três meses. Em junho, o número de oportunidades abertas para esses setores era de 280 vagas, enquanto que em setembro o número subiu para 899. Já a quantidade de vagas para palavras chaves como CS, CX e NPS, em 2020 na plataforma foi de 4.700.


Para o cargo de UX (em português significa Experiência do Usuário) que, entre as principais responsabilidades está a de pensar no layout e jornada do cliente dentro do site ou plataforma de uma empresa, por exemplo, a Connekt afirma que foram registradas cerca de 100 vagas neste ano, porém, cerca de 7 mil candidatos se inscreveram, o que mostra o interesse dos profissionais para esses cargos também.

Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, escola que seleciona e forma profissionais para o mercado digital, mesmo com o alto interesse para o cargo, ainda falta especialização adequada e por isso sobram vagas em áreas como essa. "Realizamos uma pesquisa recente, chamada Tech Jobs Report, com aproximadamente 55 empresas em todo país e pudemos verificar que, na área de design, o principal requisito é ter habilidades em UX, com 87,5%. A maior concentração de vagas para os próximos meses está em São Paulo, com mais de 1.320 oportunidades que deverão ser anunciadas pelas empresas, seguida por Curitiba, com 220 vagas, Belo Horizonte, com 181, Florianópolis, que espera preencher 178 vagas e Recife, 64", afirma.

O levantamento da Gama apontou que o salário inicial é de R$ 3.170,00 para UX júnior, e R$ 5.156,00 para nível pleno, no entanto para 66% das empresas entrevistadas falta qualificação e requisitos técnicos para esses profissionais.

Para Tomás Duarte, um dos principais especialistas em Net Promoter Score (NPS) e CEO da Track, startup que monitora indicadores de satisfação de clientes em tempo real por meio de canais digitais, isso deve virar cada vez mais uma tendência. "As empresas entenderam que não é mais suficiente para o negócio apenas vender produtos, é preciso gerar experiência e deixar os consumidores felizes. Investir em CX gera retorno e fidelização de clientes, além de engajamento para a marca", avalia.

A Track, startup mineira que trabalha com NPS, experiência e satisfação do cliente, prevê um crescimento da empresa e um aumento em candidaturas. Atualmente, a startup conta com 11 vagas abertas, mas em 2021, prevê a abertura de outras 50 vagas até o primeiro trimestre.

Segundo levantam ento sobre profissões emergentes 2020, realizada pelo Linkedin, o especialista em sucesso do cliente aparece em 4º lugar no ranking de 15 posições e atualmente, existem cerca de 1.500 vagas abertas no Brasil e anunciadas no site com a palavra chave customer experience.

"Um dos movimentos de experiência do cliente que vemos atualmente é a ascensão dos avatares das marcas, as experiências digitais que estão sendo proporcionadas, mesmo que de modo on-line, e os multicanais como estratégia de aproximar clientes das empresas. Portanto, esse tema deve ser cada vez mais estratégico para os negócios", finaliza Duarte.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...