Pular para o conteúdo principal

Finanças pessoais: como montar um planejamento financeiro mensal



De acordo com o Google Trends, a busca pelo termo "o que é planejamento financeiro" aumentou em 200% em 2020. Isso explica um ano que trouxe instabilidade econômica para muitos brasileiros e que evidenciou a necessidade de um planejamento, algo crucial para evitar perrengues com as finanças e até fazer o dinheiro sobrar.


Larissa Brioso, educadora financeira da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, explica que, se planejar financeiramente significa, além de tentar prever alguns gastos futuros, possuir meios necessários para lidar com determinadas adversidades financeiras. "Ao pé da letra, podemos dizer que, um planejamento financeiro está muito mais relacionado com prevenção do que com previsão".


Definir as metas de gastos e controlá-las minuciosamente pode ser, muitas vezes, uma tarefa complexa. Porém a tecnologia pode ser uma aliada neste desafio. "No aplicativo da Mobills, por exemplo, é possível criar um planejamento financeiro mensal, onde o usuário consegue acompanhar periodicamente a sua evolução e analisar onde pode reduzir gastos e economizar", completa Larissa.


Para criar um planejamento financeiro no app Mobills, Larissa lista o passo a passo abaixo:


• Na Dashboard (tela inicial), toque em Planejamento, e em seguida, escolha a opção definir um novo planejamento.


É importante lembrar que, caso já tenha definido um planejamento no mês anterior, você pode copiá-lo e utilizar os mesmos dados no mês atual.


• Feito isso, faça a inclusão de toda a sua receita mensal.


• Na próxima tela, escolha qual será a sua meta, ou seja, qual valor você pretende gastar durante o mês.


Nessa opção, é possível utilizar a barra de porcentagem abaixo do valor, e escolher o percentual ou valor monetário que deseja orçamentar.


• Na tela a seguir, serão exibidas as suas categorias, e então, será possível escolher para qual delas você gostaria de definir os orçamentos.


• Agora, é hora de estabelecer quanto você pretende gastar em cada categoria.


Se a soma dos valores definidos para cada categoria for menor que o orçamento total, será criado um novo planejamento chamado "Categoria restante", para cada despesa que você cadastrar que não seja das categorias escolhidas. Por outro lado, se a soma dos valores colocados como planejados forem superiores ao orçamento total, ao concluir os passos, será apresentado o orçamento total e o que foi excedido.


• Por último, você deve escolher em qual porcentagem você prefere receber alertas sobre os gastos.


Larissa finaliza dizendo que apesar do planejamento ser super importante para o controle das finanças, o diferencial é a dedicação da pessoa em segui-lo e manter todos os ganhos e gastos registrados, seja em um aplicativo de gestão de finanças, em um caderno ou planilha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP