Pular para o conteúdo principal

Assembleia Legislativa de São Paulo isenta cobrança de imposto na venda de absorventes íntimos para o Estado


Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram, nesta terça-feira (16/11), a isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda de absorventes íntimos femininos para o governo estadual.


Além dos absorventes comuns, estão na lista de produtos isentos de ICMS os absorventes internos, tampões higiênicos, coletores e discos menstruais, calcinhas absorventes e panos absorventes íntimos.


A medida surge no momento em que o país debate a pobreza menstrual. O termo é utilizado em situações em que mulheres não têm acesso aos itens de higiene necessários durante o período menstrual e não receberam a educação e a informação adequada sobre a menstruação.


Neste ano, em junho, o Estado de São Paulo lançou o programa Dignidade Íntima, que entrega absorventes a alunas da rede estadual de ensino. Serão aplicados R﹩ 30 milhões na compra de absorventes. Além disso, também neste ano, uma empresa do setor doou mais de 2 milhões de absorventes para as estudantes paulistas por meio do Dignidade Íntima.


Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa do setor e analisada pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já deixou de ir à escola por não ter condições financeiras de comprar absorventes. Além disso, 48% delas tentaram esconder o motivo da falta.


De acordo com a Unicef, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio, e mais de 4 milhões delas não têm acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas no Brasil. Elas também se encontram em situação de vulnerabilidade quando o assunto é outros serviços básicos que são essenciais para garantir a plena dignidade menstrual, como é o caso de 900 mil que não têm acesso à água canalizada em seus domicílios e de 6,5 milhões que vivem em casas sem rede de esgoto.


De acordo com dados do governo paulista, a rede estadual de ensino tem mais de 1,6 milhão de alunas. Dentre elas, 1,3 milhão estão em idade menstrual (entre 10 e 18 anos), número que representa 81,25% das educandas.


Projeto


O Projeto de Decreto Legislativo 81/2021, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado e será promulgado pelo presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari. A proposta está baseada no Convênio ICMS 187/21, celebrado entre o Estado de São Paulo e o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) na aquisição desses produtos. Atualmente, a alíquota de ICMS dos absorventes varia entre 18% e 25%.


Durante a sessão ordinária, o deputados e deputadas ainda acataram o Projeto de Decreto Legislativo 82/2021, também de autoria da Mesa, que autoriza a isenção do ICMS nas operações com cimento asfáltico de petróleo, denominado "asfalto ecológico" ou "asfalto de borracha".

TEXTO: Karina Freitas e Lucas Cheiddi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. Durante os três dias de festival Sexta-feira os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo as gravações continuaram ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...