Pular para o conteúdo principal

Qual a chave para o ponto de equilíbrio entre carreira e vida pessoal?


Hoje, com a rotina profissional cada vez mais agitada e as altas exigências do mundo corporativo, é cada vez mais comum ver casos de profissionais que se acham “super heróis” e querem dar conta de tudo, abrindo mão de momentos preciosos de lazer e descanso ao lado da família e dos amigos.


“Isso é prejudicial, pois impede esses indivíduos de vivenciar momentos que causam impacto positivo na saúde mental, para que depois possam cumprir com as entregas no trabalho. Sem isso, o estresse e a ansiedade começam a aparecer, e podem levar a problemas como a depressão ou Síndrome de Burnout”, alerta a especialista em desenvolvimento humano Susanne Andradeautora de best-sellers como O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil” e do “Líder Protagonista: uma nova atitude na agilidade”, que será lançado em abril pela Editora Gente.


De acordo com a pesquisa recente do Hay Group, 25% dos empregados que não se sentem apoiados pelas empresas em que trabalham para equilibrar trabalho e vida pessoal planejam deixar seus empregos em um prazo de até dois anos. A boa notícia é que já existe um movimento de mudanças, inclusive sobre a semana de quatro dias de trabalho. As empresas que não buscarem se reinventar nessa perspectiva, não irão conseguir atrair e reter talentos.


Segundo estudo da WorkplaceTrends﹒com e CareerArc, praticamente metade dos diretores de RH defendem que oferecer horários de trabalho mais flexíveis ajuda a atrair e recrutar profissionais talentosos. Nos Estados Unidos, os gerentes apontam que a flexibilidade impacta positivamente no engajamento, na motivação e na satisfação dos colaboradores.


Para Susanne, outra prática que traz benefícios para a qualidade de vida dos colaboradores é o modelo de trabalho remoto - ou híbrido-, que vem sendo cada vez mais adotado nas empresas e tem ajudado nesse equilíbrio. “Uma pesquisa da Global Evolving Workforce, patrocinada pela Dell e Intel, apontou que, entre as pessoas que trabalham em casa, 45% dirigem menos, 52% passam mais tempo com a família, 33% dormem mais, 49% têm menos estresse e 54% acreditam que o home office as torna mais produtivas”, comenta a especialista.


Por outro lado, outros estudos divergem, dizendo que a carga de trabalho, na visão dos entrevistados, aumentou no modelo home office. “Um levantamento realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) mostrou que a maior parte dos profissionais (56%) afirma ter problemas para conciliar os dois universos. E quase metade dos 464 entrevistados disse que a carga de trabalho aumentou durante a quarentena. Tais divergências comprovam que esse ponto de equilíbrio é muito pessoal, e está nas mãos de cada um”, defende Susanne.


Pensando em ajudar nessa questão, Susanne listou 5 dicas simples de como conciliar a vida pessoal e profissional:

1) Aceite que você é humano e não tem como separar a vida pessoal da profissional.
O caminho é integrar, fazendo escolhas de maneira consciente para uma atuação “de propósito”, ao buscar um posicionamento e atividade profissional que lhe dê brilho no olho. Assim você vai se divertir trabalhando.


2) Assuma o protagonismo e saia do papel de vítima e da queixa, abandonando a prática de culpar os outros ou a pandemia por não realizar o que deseja.
Tome a vacina, coloque uma máscara, leve o álcool com você e curta a vida.


3) Seja disciplinado com suas questões pessoais, priorizando na agenda espaços para aproveitar momentos simples e preciosos com você e com pessoas que ama, fazendo aquilo que te ajuda a descontrair para alimentar a saúde mental.
Refeição em família, um passeio no parque, ouvir uma boa música, tomar um sorvete na esquina ou mesmo fazer uma atividade física que te abastece para o dia a dia.


4) Negocie folgas e férias com seu líder e empresa, de maneira a aproveitar melhor a vida. 
Está em suas mãos a decisão de passar pela vida, construindo a sua história profissional ou deixar que ela passe batida por você.


5) Viva o momento presente, o dia de hoje, e dessa forma construir um futuro cada dia mais pleno e próspero.

Agindo assim, consegue-se balancear bem a vida e a carreira, ao assumir um compromisso consigo mesmo e ao tomar uma decisão de viver o agora. “Como lembra a compositora Ana Vilela na canção ‘Trem Bala’, tudo é passageiro e se modifica o tempo todo, sem que tenhamos nenhum controle sobre isso. Por isso, é fundamental viver intensamente e construir o presente, em prol de um futuro melhor”, pondera a autora.


Na visão de Susanne, essa é a chave e o “segredo” para ser feliz na carreira e na vida pessoal. “Dessa forma, o indivíduo se permite ter experiências mais plenas e para de postergar metas e sonhos, e de deixar o ‘hoje’ para amanhã”, finaliza.




Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, lista passos
para garantir a qualidade de vida sem prejudicar a trajetória profissional


Sobre Susanne Andrade É autora dos best-sellers “O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil”, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano”, e do livro digital “A Magia da Simplicidade”. Em abril, lançará pela Editora Gente seu novo livro, “Líder Protagonista: uma nova atitude na agilidade”. É palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o “Modelo Ágil Comportamental”. Colunista no “Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0”. Voluntária no Grathi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.   Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista. Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi? Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe.  LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ?    AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escr

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun

1° Encontro “Somos Consciência da Planta” é no dia 16 de Março em Itanhaém

O 1º Encontro da IBRACAN - 2024, intitulado "Somos Consciência da Planta" , será realizado no dia 16 de Março, em Itanhaém-SP.  O evento traz como tema central a Cannabis Terapêutica e contará com a presença de especialistas renomados em diferentes áreas relacionadas à saúde e ao direito canábico, artistas e formadores de opinião. O encontro visa promover esclarecimentos e abrir caminhos para discussões sobre a Cannabis Sativa e seu uso medicinal no Brasil. Serão abordados temas como legislação vigente, acesso legal e seguro, tratamentos atuais e o seu uso terapêutico, entre outros.  Diversas atividades estão programadas para o evento, incluindo palestras com advogadas especializadas em direito canábico, e especialistas em saúde canábica. Destaque para o médico e pesquisador Dr. Felipe Mourão , que fará uma palestra sobre tratamentos com CDB para Melhor Idade.  Além disso, haverá atrações artísticas, como intervenção circense e música ao vivo, com artistas da região, como o

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Governo de SP autoriza convênios de 418 novas moradias para a população indígena da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Tarcísio de Freitas assina contrato -  Foto: Portal do Governo SP O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou um documento que concede aprovação a acordos entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para construir 235 residências sem ônus para as comunidade índigenas de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga no litoral paulista, e em Eldorado, no Vale do Ribeira. A assinatura ocorreu na última quinta-feira (7). De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Estadual Paulista, as moradias serão construídas por meio do programa Moradia Indígena, em territórios indígenas (TIs) homologados por decreto federal e adaptados aos costumes culturais das comunidades. Cada habitação contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Dentre as 258 residências oferecidas pelo plano em todo o estado, serão construídas 90 habitações na TI Rio Silveira, em Bertioga; 112 na TI Piaçaguera, em Peruíbe; 23 na TI Takuari, em Eldorado e 1