Pular para o conteúdo principal

Beleza e abandono são os contrastes da Trilha do Costão

Antigo caminho do imperador e servindo moradores, turistas e pescadores, a trilha do costão ganhou corrimões, degraus e pontes quando foi estruturada pela Associação dos Monitores Ambientais de Peruíbe – AMAP, no ano 2000. 

Hoje está completamente abandonada e poucos são os que se atrevem a se aventurar pelo local. Mesmo assim, ainda encanta turistas e moradores por conta de sua beleza. 



Para acessá-la, o aventureiro tem que chegar à praia do costão, localizada no sopé do majestoso Itatins. Ali já é um lugar muito bonito, por conta do visual das montanhas, mata e mar.“Este cantinho de Peruíbe é muito impressionante. Quem for ali tem sombra, sol e água fresca, por conta da bica”, afirmou o jornalista Vinício Mancuso, ao visitar o local pela primeira vez.


A trilha começa atrás da bica, tem 427 metros de extensão, grau de dificuldade moderado e tipo de solo argiloso (trechos de umidade), mas o início já não é muito agradável. 

O cheiro forte de fezes humana contrasta com uma bonita aroeira e um enorme paredão de pedras coberto por bromélias e caraguatás floridos. 

No chão da trilha não há mais os degraus para facilitar a caminhada. Em seu lugar há preservativos usados, plásticos, latinhas de alumínio, garrafas pet e uma porção de outros itens, fazendo com que o visitante desavisado desista da trilha. Um pouco à frente, a ponte de madeira está “banguela” e perigosa para as pessoas.


Por conta disso, os usuários deste ex-equipamento turístico abriram um caminho ao lado, impactando negativamente a trilha. “A ponte é importante porque preserva o manancial evitando que o local seque por   problemas de erosão no solo”, contou o monitor ambiental Nélio Pinheiro Ribas Junior.

Durante todo o percurso, é possível ver diversos caminhos abertos sem autorização, provavelmente feitos por caçadores ou usuários de drogas, um outro problema local, “Já andei naquela da trilha, mas tenho medo dos jovens que entram e saem do mato. Acho que eles ficam se drogando”, Maria Aparecida, turista de Marília.

Na trilha, é possível encontrar Guaperuvus, Brejaúvas, Helicônias, Cuvatã, Samambaia-Açu, Caraguatás e diversas outras espécies vegetais. Na fauna, os mais comuns são os Macacos-Pregos, Cobras, Esquilos, Tucanos, Quatis, Tatús, Sabiás e Jacús, dependendo da época do ano. Por conta disso, foi muito utilizada como educação ambiental. 

“Em 2004, o Departamento de Meio Ambiente contratou um grupo de Monitores Ambientais que utilizava a trilha para educação ambiental. Ela era muito útil para todos nós e as crianças aprendiam e gostavam muito”, lembra o Monitor Ambiental Henry Ferraz

Além de atividades educativas, corta caminho para a Prainha e Praia do Índio, para quem vai a pé, já que ela leva para um trecho da estrada do Guaraú, evitando as cansativas subidas da Caixa d'água da Sabesp.


No interior dela, há uma bifurcação que serve para acessar o costão rochoso e para um mirante com um visual muito bonito, de onde é possível visualizar a encosta dos Itatins, a praia do costão e a orla de Peruíbe, impressionando positivamente o visitante. 


“Achei muito legal esta trilha e fácil de andar. Ela é mesmo muito bonita, me encantei e quero voltar mais vezes, já que ela está localizada bem pertinho” falou Gabriela Yano, chefe dos escoteiros de Peruíbe. 

Nélio Pinheiro Ribas Júnior trabalhou na estruturação da trilha, feita há treze anos, e fica triste com o estado em que ela se encontra atualmente. “Dá pena de ver um trabalho que seria útil, socialmente e economicamente e que agora está abandonado. Virou sucata!”. Ele ainda falou sobre o custo para fazer uma nova estruturação, “em apenas três meses toda a trilha ficaria estruturada novamente, pelo custo de 11 mil reais e ainda empregaria cinco pessoas para a execução dos trabalhos”


A redação do Bem-Te- Vi procurou a prefeitura municipal de Peruíbe para ver se há um novo projeto de estruturação da trilha ou algo que evite a sua degradação e que faça com que ela esteja em boas condições de uso novamente.



A resposta da prefeitura foi: “há um impedimento legal para a manutenção da trilha por parte do município, uma vez que se trata de uma área de preservação ambiental, protegida por leis estaduais e federais”

Apesar da resposta da prefeitura, o Jornal Bem-Te-Vi entende que o poder público deveria saber que a manutenção da trilha ajuda a diminuir o impacto ambiental, ajudando o meio ambiente. A proteção por leis estaduais e federais não deveria ser um impedimento e sim uma justificativa para arregaçar as mangas e enfrentar o problema de frente, tratando de saná-lo. A trilha do costão pode se tornar um equipamento turístico, importante e saudável, necessário para as pessoas de todas as idades.


NOTA: Esta matéria foi publicada no mês de agosto e na sexta edição do Jornal BEM-TE-VI



Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Revisão e Edição: Lucas Galante

Comentários

Unknown disse…
Parabens pela materia muito importante : para o turismo , educação , meio ambiente e sustentabilidade ambiental mas o poder executivo mais uma vez com suas respostas evazivas não olhem isso. Como citado na materia deveria arregassar as mangas para resolução do problema , existem varios colaboradores para uma consultoria e revitalização da trila do costão. " Prefeita olhe para sua cidade e faça cada vez melhor "

Postagens mais visitadas deste blog

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. Durante os três dias de festival Sexta-feira os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo as gravações continuaram ...

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...