Pular para o conteúdo principal

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.



  Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista.

Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi?

Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe. 

LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ? 

 AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escritora, estudiosa de nossa flora e fauna brasileiras, ufóloga e pintora artística. 

LG: Quais lugares que ela estudou e participou como historiadora?

Alice recordando a história de sua mãe 
AE: Ela pertenceu a diversas Academias Culturais e entidades culturais, como: Academia Municipal de Letras de SP; Academia de História; Academia Eldoradense de Letras; Academia Piracicabana de Letras; União Brasileira de Escritores; Academia de Letras Municipais do Brasil; Ordem Nacional dos Bandeirantes; Academia Paulistana de História; Academia de Letras da Fronteira Sudoeste do RGS; Instituto Histórico e Geográfico de Uruguaiana e tantas outras. Incluindo em Portugal, na Academia de Letras de Filgueiras. Como estudiosa incansável, possuía dezenas de Cursos de Extensão Universitária, como o de Astrobiologia, ministrado pela USP, em 1963. Ministrou aulas de Pintura e da Arte da Pintura na Associação Artística Cultural em São Paulo, na década de 60. 

LG: Quando ela veio morar em Peruíbe ? 

AE: Aqui em Peruíbe, passou a viver a partir de 1973 e iniciou um profundo estudo de nossa ecologia e histórico da cidade e regiões anexas. Muito admirada por toda a cidade, participava de todos os eventos que diziam respeito à cultura em geral e à saúde. Nos anos 80 trabalhou muito com a Dir. de Cultura do Município, Isabel Kobayashi, bem como com o Dir. de Turismo Coronel Pettená, assim como foi organizadora juntamente com o escritor Oswaldo Herrera, do Projeto Hora do Conto, levado a todas as escolas estaduais e municipais. 

LG: Ela teve papel importante na ufologia em Peruíbe ? O que ela fez? 


Maya Ekman era muito admirada por toda a cidade
AE: Com certeza! Ela participou ativamente do GEUC ( Grupo de Estudantes da Ufologia Científica) onde ministrava palestras periodicamente. Escrevia também para revistas de Ufologia. Escreveu para o “Littero Abrigo “, que era um Boletim Informativo da Poesia em Peruíbe. Escreveu para o jornal “ Logos”, que era um “Órgão de Divulgação da Poesia de Peruíbe Fez inúmeras pesquisas arqueológicas tanto na Juréia como nas Ruínas do Abarebebê. Em Fevereiro de 1990, ministrou palestras sobre a “Nova Era”, promovidas pelo “Núcleo de Estudos das Ciências Alternativas”, nos salões do Caiçara Clube. Na ocasião, abordou o tema “Abertura Mental” e “Consciência Cósmica” . Proferindo ensinamentos sobre as energias curadoras e cósmicas, enfatizava que o homem buscasse ou redescobrisse os estudos de Radiestesia; de Cromoterapia; de Piramidologia, entre outros. Maya Ekman ressaltava que: “Somente aqueles que abrirem suas mentes para novas realidades é que poderão tranquilamente superar a fase de transformação do planeta“

LG: Ela escreveu em algum jornal ou revista ? 

AE: Sempre escreveu para jornais e revistas culturais ao longo de sua vida, em qualquer cidade onde estivesse. Nos anos 80, finais, passou a ter uma coluna dominical intitulada “ NA LUZ DOS ENIGMAS” no Jornal A Tribuna. Esses artigos foram e são da maior importância para os estudos históricos de Peruíbe, como: “A Misteriosa Porta de Pedra”, “Estrelas que não são Estrelas”, “As Pedras Sagradas de Itatins”, “As estranhas Apariçôes de Itatins”, “Projeto Mente Cósmica e tantos outros.

Nota: Esta entrevista foi publicada na edição de julho no Jornal BEM-TE-VI.



Texto: Lucas Galante
Fotos: Márcio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na