Pular para o conteúdo principal

Unesp oferece curso gratuito sobre História da Música

    
      A Unesp disponibiliza, através do site da Univesp TV, um curso gratuito online sobre História da Música. Ele é voltado a graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas de música, história da arte, história geral, cultura e assuntos correlatos. Também é aberto a todos com formação superior em qualquer área do saber.
      Este curso de História da Música é apresentado gratuitamente, em forma de videoaulas, que você pode assistir a hora que quiser. Há ainda a possibilidade de fazer anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas enquanto assiste o vídeo, e receberá tudo em seu e-mail.
       A Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão.

O curso

     São 11 videoaulas do curso de Bacharelado em Música, ministradas pela docente Dorotéa Kerr, professora do Instituto de Artes da Unesp, doutora em Música/Órgão pela Universidade de Indiana (EUA) e mestre em Música/Órgão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

      Este curso de História da Música foca no estudo da produção e da atividade musical dos períodos barroco, clássico e romântico europeus. No segundo semestre de cada ano do curso de Bacharelado, aborda-se o período romântico e alguns temas da música do século XX. Discute-se como diferentes condições sociais, culturais e econômicas possibilitaram o surgimento dos diferentes estilos de composição e das várias formas de atividade musical e como a arte musical pode ser relacionada às outras formas artísticas desses períodos.
     
      Na primeira aula, por exemplo, a professora Dorotéa Kerr, faz um panorama da Europa no século XIX, o chamado Período Romântico. Localiza seus alunos na expansão econômica, causada pelo crescimento acelerado da indústria e do comércio, e o crescimento da burguesia. Os pensamentos dos iluministas de liberdade e igualdade. A definição dos termos clássico e romântico nas artes do século XIX. A obscuridade e a melancolia presentes em todos os tipos de manifestações artísticas dessa época. Com a criação de salas de concerto e academias de música, a música entra de vez na vida da sociedade. As casas passam a ter pianos e as mulheres começam a ter aulas particulares, aumentando ainda mais a popularidade do instrumento. A estética musical e os princípios da música romântica. Relações subjetivas, ilusórias e emocionais. A música com o poder de incorporar beleza e verdade. A tensão emocional vivida pelos compositores românticos. O estereótipo dos artistas: em geral, eles viviam isolados, distantes do “homem comum”.

   O curso não possui certificação. São apenas aulas online para complementação de estudos e pesquisas. É só acessar o site e começar a estudar.

Conteúdo programático


Aula 1: Romantismo – A estética musical e os princípios da música romântica
Aula 2: Nacionalismo – A incorporação de elementos nacionais às artes
Aula 3: Ópera na primeira metade do século XIX – Os estilos e categorias das óperas
Aula 4: Música Orquestral do século XIX – O conceito de sinfonia e a sua importância
Aula 5: Música Programática – A música para expressar ideias não musicais
Aula 6: Lied e Chanson – Música com história e folclore
Aula 7: Ópera na Segunda Metade do Século XIX – As obras de Guiseppe Verdi e Richard Wagner
Aula 8: Passagem para o século XX – Política e folclore na música
Aula 9: Movimentos de Vanguarda no Século XX – Expressionismo e Impressionismo na música
Aula 10: Música e Política – A influência política na música do século XX
Aula 11: Dodecafonismo e Serialismo – A ruptura com o passado da música

O curso sobre História da Música é mais uma dica gratuita que o Canal do Ensino traz para te ajudar a expandir a mente, pensar diferente e aumentar ainda mais seus conhecimentos.

Imagem: http://saladeaulahistoria.blogspot.com.br
Texto: Divulgação, postado por Carolina Pignatari, no site:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Studio de Dança Cynhtia Rigo vai representar Peruíbe no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville é conhecido como o maior festival de dança do mundo, tanto é que foram  mais de 15 mil grupos inscritos, para apenas 300 serem selecionados. Dentro desses poucos grupos está o Studio de Dança Cynhtia Rigo que irá representar Peruíbe no festival.  Para quem não conhece, o Studio de Dança Cynthia Riggo foi fundado em fevereiro de 2004, sendo que sua base de estudos e pesquisas começaram em 1998 através de grupos de dança coordenados por sua fundadora.  Graças à dedicação de alunos e profissionais que passaram pelo Studio de Dança, eles conseguiram transformar o sonho em realidade, tornando assim, a escola de dança referência de Peruíbe. A Professora Cynthia Riggo , fundadora e atual diretora artística do Studio foi quem deu os primeiros passos para a realização desse projeto e sempre pode contar com a ajuda da sua família em qualquer aspecto relacionado a dança. " Desde a fundação, nos apresentamos em muitos eventos dentro e for...