Pular para o conteúdo principal

"Homem Pateta": pais desconhecem o que filhos fazem na internet




Nesta semana, o caso " Homem Pateta " ganhou um novo capítulo com a descoberta de um suposto autor do perfil que aliciava crianças à prática de autoviolência por meio das redes sociais. De acordo com informações da Polícia Civil de São Paulo, o autor dos ataques seria um adolescente, um fato que reforça a discussão sobre a importância da presença dos adultos no acompanhamento das atividades dos menores na internet.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de cibersegurança Kaspersky, em parceria com a CORPA, metade das crianças brasileiras possui perfis nas redes sociais. Ao mesmo tempo, 20% dos pais admitem ignorar completamente as informações que seus filhos compartilham na internet.

A falta de atenção em relação à vida (geral e digital) das crianças é, na visão de Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, a principal brecha para que casos como esse continuem acontecendo. De acordo com o especialista, o envolvimento de jovens com criminosos ou grupos que estimulam a prática de violência tem relação com insegurança, e a ideia de que a internet é um ambiente anônimo ajuda a externar a angústia que o próprio agressor sente. E quando os pais não participam da vida de seus filhos, eles acabam alheios aos sinais, tanto quando a criança sofre ou gera algum tipo de bullying ou violência.

"A conversa é a principal arma para evitar e solucionar ambos os casos: da vítima e do causador da violência. Normalmente, quem faz bullying pode sentir inveja ou ciúmes por outra criança ou adolescente ter algo que ela não tem - e não me refiro a bens materiais, normalmente a motivação é emocional, familiar ou social", explica Assolini.

Outro desafio é conseguir explicar os riscos digitais para as crianças. Em uma pesquisa que a Kaspersky realizou, sete em cada dez pais brasileiros admitiram essa dificuldade.


Para ajudar a desenvolver essa conversa em casa, a Kaspersky lançou um e-book infantil chamado "Kasper, Sky e o Urso Verde". Disponível gratuitamente para download, a publicação trata de forma lúdica e com uma linguagem adaptada para crianças temas como: assédio, bullying, conteúdos maliciosos, entre outras ameaças presentes na internet. Segundo Assolini, todos esses assuntos fazem parte do universo virtual, e não podem ser negligenciados pelos pais.
Kasper, Sky e o Urso Verde, disponível para download

"A preocupação com a vida social sempre existiu, mas não como vemos agora. Isso porque nunca estivemos tão expostos e o nosso papel como adultos é orientar as crianças desde cedo sobre os cuidados com a sua exposição. Explique, por exemplo, que elas irão interagir com muita gente pela internet, que as pessoas são diferentes e que esta diferença deve ser respeitada. Além disso, é importante avaliar se é necessário compartilhar toda a vida privada nas redes sociais, pois há muitos riscos que esta exposição pode gerar", afirma o especialista.

Assolini ainda incentiva os pais a abrir oportunidades de conversar com os filhos sobre as situações vividas na internet. "Pergunte se houve alguma situação estranha no dia dele(a) ou que o(a) fez sentir desconfortável​​ou ameaçado(a)", acrescenta.

Outras medidas de proteção

Além do diálogo, o especialista sugere algumas medidas que poderão ajudar a proteger as crianças. Uma delas é manter o controle sobre a privacidade dos filhos, configurando as redes sociais de modo que limite o contato com desconhecidos. No Facebook, por exemplo, é possível bloquear mensagens e solicitações de amizade de perfis sem conexão com conhecidos.

Outra solução, segundo o analista, é a instalação de programas de controle parental. Além de permitir o bloqueio a sites que possam gerar algum risco à segurança, é possível ativar recursos como bloqueio de mensagens que utilizem termos relacionados a bullying ou aliciamento. De acordo com levantamento da Kaspersky, no Brasil, menos de 30% dos pais utilizam esses recursos com os filhos.

Confira abaixo as dicas da Kaspersky para a segurança digital das crianças:

• Estabeleça um diálogo sobre os perigos da internet com os seus filhos;

• Participe das atividades online de seus filhos desde cedo como um "mentor". Pergunte sobre suas experiências online e, em particular, se teve algo que o(a) fez sentir desconfortável ​​ou ameaçado (a), como assédio, sexting ou aliciamento;

• Defina regras simples e claras sobre o que eles podem fazer na internet e explique o porquê;

• Configure corretamente as ferramentas de privacidade nas redes sociais de seus filhos para que as mensagens sejam visualizadas apenas por amigos e familiares;

• Conte com uma solução de segurança de qualidade em todos os dispositivos conectados, como PCs, smartphones e tablets, e tenha ainda a função de controle parental, como o Kaspersky Safe Kids, habilitada nos dispositivos das crianças. Esta solução permite bloquear conteúdos inapropriados, mensagens de spam e ajudam a acompanhar as regras predefinidas de uso da internet. Baixe uma licença de teste no site oficial.

Para mais dicas de segurança infantil, acompanhe o blog da Kaspersky.


Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...