Pular para o conteúdo principal

Uber celebra 7 anos no Brasil



Apesar de fazer parte da Política Nacional de Mobilidade Urbana desde 2012, o transporte individual privado só virou uma realidade no país após a chegada da Uber em 2014. De lá pra cá, a empresa tem transformado o modo como as pessoas se movimentam pelos centros urbanos. De Norte a Sul do País, em todos os estados, a tranquilidade de saber que há um carro disponível em poucos minutos pelo aplicativo, a qualquer hora e em qualquer dia da semana, fez com que a mobilidade compartilhada entrasse de vez na vida do brasileiro.


Segundo uma pesquisa da Opinion Box, realizada em setembro de 2020, 78% dos usuários de smartphone no país já realizaram viagens de carro por meio de aplicativo e, destes, 69% dizem usar a Uber com mais frequência.

Além da mudança de hábitos, o serviço de mobilidade urbana apresentou a milhões de brasileiros uma nova opção de geração de renda, que pode ser ativada de maneira fácil e bastante flexível. Diversos estudos apontam que a chegada da Uber criou um novo ecossistema econômico no Brasil, com impactos tanto na mobilidade das cidades quanto no mercado de trabalho. Só no Brasil, cerca de 68 bilhões de reais foram repassados aos parceiros de 2014 a 2020. A flexibilidade de horários e a acessibilidade nas barreiras de entrada dos aplicativos permitiram que milhões de brasileiros encontrassem uma nova forma de renda dirigindo com aplicativos, como atividade complementar ou principal.

Confira abaixo sete fatos sobre os sete anos de operação da Uber no Brasil.

1. Se em 2015 cerca de 6 mil pessoas dirigiam com o novo aplicativo que chegara há um ano no Brasil, hoje já são cerca de 1 milhão de parceiros usando a plataforma como opção de renda. No total, a empresa já repassou R$ 68,4 bilhões aos motoristas e entregadores parceiros nos sete anos de operação no Brasil. Esses números representam uma movimentação na economia que afeta também o consumo em diversos setores, como os de comércio, alimentação e serviços, além dos diretamente ligados à mobilidade urbana como lojas automotivas, oficinas mecânicas e postos de gasolina.

2. Quando chegou ao Brasil, o aplicativo da Uber tinha apenas uma opção de produto, o Uber Black. Nesses sete anos, já foram disponibilizadas mais de 50 outras opções entre produtos e ferramentas, dentre os pilares de mobilidade e delivery. Ao longo dos anos, alguns produtos inusitados foram lançados durante eventos e temporadas, como o Uber Barco em Brasília, o Uber Acqua durante o verão carioca e o Uber Ice Cream .

Em 2016, a expansão para a plataforma foi inaugurada no País com a chegada do Uber Eats. Hoje, usando o mesmo app, o mesmo cadastro e a mesma forma de pagamento, o usuário da Uber pode pedir uma viagem, pedir comida pelo Uber Eats ou fazer compras nas maiores redes varejistas pela Cornershop.

3. Nos últimos anos, o período a partir das 19h de sexta-feira foi constantemente apontado como o que concentra o maior número de viagens em todo o País, seguido pelo sábado à noite. O pico de viagens nos horários típicos de happy hour está ligado a um outro hábito impactado pela chegada da Uber no País. Uma pesquisa do Datafolha realizada para o Observatório Nacional de Segurança Viária aponta que 68% dos brasileiros que consomem álcool dizem ter deixado de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de mobilidade nessas ocasiões. Já uma pesquisa da consultoria BCG apontou que 73% dos brasileiros concordam que um dos atrativos dos aplicativos é poder beber sem precisar dirigir.

Essa característica de uso foi alterada durante a pandemia em 2020, quando os deslocamentos passaram a acontecer muito mais de segunda a sexta no início da manhã e final da tarde.

4. A chegada da empresa representou uma nova forma de se movimentar pelas cidades e fez muita gente repensar a necessidade de se ter um carro. Os usuários mais frequentes já ultrapassaram a marca de 5 mil viagens nesses sete anos, o que equivale a duas viagens de Uber por dia, todos os dias da semana. Um deles já fez mais de 8 mil viagens e pedidos de entrega usando o app da Uber.

5. Além de servir usuários e parceiros, a tecnologia da Uber também beneficiou as cidades brasileiras de forma geral. De 2014 a 2020, considerando todas as linhas de negócio da Uber (intermediação de viagens, delivery, licenciamento de software, compartilhamento de patinetes etc.), a empresa pagou mais de R$ 4,2 bilhões em tributos, tanto federais (como PIS, Cofins e Imposto de Renda) quanto municipais (como o ISS e outros).

6. Nesses sete anos, a Uber também trabalhou com ONGs, diferentes instituições e autoridades governamentais de todas as regiões do País para desenvolver parcerias utilizando a tecnologia de sua plataforma. No total, foram mais de duzentas parcerias já estabelecidas, incluindo desde loja virtual no Uber Eats para doação de alimentos, passando por doação de viagens para hemocentros até o apoio à campanha de adoção de pets .

7. Os sete anos da empresa também foram marcados, claro, pela pandemia da COVID-19. Embora os negócios com foco em mobilidade tenham sido bastante afetados, a demanda por soluções de delivery cresceu muito. Desde março de 2020, o Uber Eats também começou a atender setores da economia além dos restaurantes, como lojas de conveniência, pet shops e até floriculturas. Em um ano, essa linha do negócio praticamente dobrou de tamanho no Brasil e passou a oferecer também a opção de mercado, em parceria com a Cornershop.

Globalmente, a empresa investiu em soluções tanto para apoiar os motoristas e entregadores parceiros quanto para ajudar as cidades a passarem por esse período. Somente nos três primeiros meses de pandemia, foram lançadas mais de 30 novas iniciativas, entre parcerias e novos produtos, como o Uber Flash. Agora em 2021, a empresa está comprometida em apoiar o processo de vacinação. No Brasil, já foram mais de 380 mil viagens doadas para projetos como o Movimento Unidos pela Vacina e a Cruz Vermelha .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...