Pular para o conteúdo principal

A importância do registro da marca

 


No mundo competitivo dos negócios, a marca é um ativo valioso para qualquer empresa. Ela representa a identidade, a reputação e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos. Por isso, o registro da marca é uma etapa crucial para garantir a proteção e a exclusividade do uso no mercado, além de se configurar em uma maneira eficaz de se destacar e estabelecer uma vantagem competitiva, pois protege a marca contra ações de terceiros que possam prejudicar sua reputação ou confundir os consumidores (o chamado aproveitamento parasitário).
 
No Brasil, esse registro é realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), dentro dos limites estabelecidos por legislação específica, destacando-se a Lei 9.279 de 14 de maio de 1996 (Lei da Propriedade Industrial).
 
O cenário atual demonstra que cada vez mais as empresas ao redor do mundo buscam a proteção de suas marcas, devido ao seu valor econômico significativo. As estatísticas publicadas pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) mostram que, em 2021, foram depositados quase 14 milhões de pedidos de registros de marcas perante os diversos escritórios de propriedade industrial ao redor do mundo. [1]
 
Do total de pedidos, 11 milhões foram registrados, com destaque para a China, com cerca de 7,8 milhões de marcas, seguida pelos escritórios dos EUA (490.998), da Europa (455.675), do Reino Unido (383.041) e da Índia (354.963).[2]
 
No Brasil, em 2021, houve um total de 394.087 pedidos de registro, o que coloca o país em um lugar relevante no cenário mundial. Comparado com o ano de 2016, quando houve, no Brasil, 158.709[3] de pedidos de registros de marcas, percebe-se um aumento de quase 250% em apenas 5 anos, o que demonstra principalmente o interesse das empresas brasileiras na proteção de suas marcas.
 
O registro da marca confere ao titular o direito exclusivo de uso daquela identidade visual ou nome no mercado. Isso significa que nenhuma outra empresa poderá utilizar uma marca idêntica ou semelhante para produtos ou serviços similares. Essa exclusividade é fundamental para evitar a concorrência desleal e proteger a reputação da empresa, além de evitar possíveis conflitos e disputas judiciais. Ademais, o registro de marca também é fundamental para proteger os investimentos em publicidade e marketing.
 
Outro ponto importante é que o registro da marca proporciona segurança jurídica: ao obter o registro, a empresa passa a ter um título oficial que comprova a propriedade da marca, conferindo-lhe maior respaldo legal em casos de violação ou uso indevido. Além disso, o registro também facilita a resolução de disputas relacionadas a marcas.
 
Além da proteção e segurança jurídica, o registro da marca também agrega valor econômico à empresa. Uma marca registrada é um ativo intangível que pode valorizar o negócio e contribuir para o seu sucesso em longo prazo. Marcas registradas são vistas como mais confiáveis e estabelecem uma conexão com os consumidores, o que pode resultar em fidelização e preferência pela marca.
 
No contexto globalizado em que vivemos, o registro da marca também é importante para a expansão internacional dos negócios. Tanto que é possível, até mesmo, que o pedido de registro seja solicitado com extensão para outros países, desde que signatários do acordo internacional denominado Protocolo de Madri, internalizado por meio do Decreto Legislativo nº 98, de 2019.
 
É importante ressaltar que o registro da marca deve ser feito o mais cedo possível, pois o sistema brasileiro adota o princípio da "prioridade de uso". Ou seja, a marca é registrada, a princípio, para aquele que solicita o registro primeiro, o que torna fundamental que as empresas protejam suas marcas, evitando, assim, possíveis problemas futuros.
 
Embora existam soluções jurídicas para combater essa situação, como o direito de precedência – que é o direito de registro pela comprovada utilização anterior –, se for o caso, será necessário percorrer um longo e difícil caminho judicial e, enquanto o tempo passa, a marca original vai perdendo cada vez mais mercado e credibilidade.
 
Conclui-se, portanto, que é de suma importância que um projeto de criação de produto ou serviço inclua o registro da marca como uma das prioridades – precedido de pesquisa para verificação de eventuais colidências – sendo aconselhável que ocorra, juntamente com registros de demais ativos como nome de domínio – anteriormente ou, no máximo, em concomitância com o lançamento do produto ou serviço de modo a proteger o ativo de qualquer eventual tentativa de aproveitamento parasitário.

Texto escrito e divulgado por: 

Marcos Couto – Procurador Federal Aposentado e Advogado.

Franco Mauro Russo Brugioni – advogado, sócio do escritório Raeffray Brugioni. MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Relator Vice-Presidente da Terceira Turma Disciplinar do Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...