Mata Atlântica, ruas de areia, montanhas, rio, mar e a sensação de alegria quando o ar puro nos enche os pulmões. Trata-se da vila de Barra do Una, situada dentro dos limites da Juréia-Itatins. O local possui diversos campings e uma tradicional vila de pescadores que reside no local há mais de 100 anos e que ainda preserva uma vida tranquila e muito da cultura caiçara.
Barra do Una preserva muitas histórias e lendas |
![]() |
Vista do bar do seu Nico |
AREIA por todas as ruas |
Percorrendo a estrada de terra batida, o visitante chega à Cachoeira do Perequê, local ideal para banho, muito procurado por turistas no verão. Além do poço principal, é possível subir as corredeiras e descobrir outros locais para banhar-se mais à vontade, lembrando que para este tipo de atividade é recomendável a presença de um Monitor Ambiental, que cuidará de sua segurança.
RIO Comprido ou Una do Prelado |
Chegando ao Barra do Una e após acomodar as coisas para pernoitar, uma caminhada pela praia dá a impressão de que o tempo é infinito e que as horas passam devagar como passam os pássaros entre os arbustos entoando os seus cantos.
IGREJINHA católica faz parte da história da Vila |
Praia do Caramborê é bonita por natureza |
A beleza do céu noturno é indescritível e aqueles que gostam de visualizá-lo, conseguem identificar as duas Nuvens de Magalhães, o Caminho de Santiago, além de diversas estrelas e constelações.
![]() |
RUA com escola e ponto final do ônibus |
Lá do alto, é possível enxergar grande parte do Rio Una, a Praia do Una, o grande Maciço da Juréia e a Ilha do Ameixal. Esta é uma sugestão de roteiro oferecido pelo Jornal Bem-Te-Vi, apesar de que a melhor pedida na Vila Barra do Una é não ter roteiro algum ou simplesmente deixar a hora passar. Alguns atrativos ficaram de fora e outros roteiros poderiam ser apresentados aqui, mas vamos deixar para que o leitor descubra o que mais lhe agrada neste pequeno frasco, mas de grande essência, localizado em Peruíbe.
FORMATO do Maciço da Juréia lembra um gigante deitado |
Texto e Fotos: Márcio Ribeiro
Edição: Lucas Galante
Comentários
Mas quero deixar aqui o que acho dessa rídicula situação onde pessoas com plenos direitos tem que passar por uma situação que envergonha a todos nós que respeitamos a natureza de um lugar tão lindo e especialmente acolhedor devido as boas pessoas que lá residem a tanto tempo. Barra do Una um pedaçinho do paraíso que esta guardado no coração da gente. Mas como tudo neste país ainda favorece a uma certa minoria hipócrita que a cada dia que passa tira nosso direito de ter segurança, saúde, educação minando todos os direitos possíveis e dignos do ser humano. Resumindo até o direito de ir e vir. Só peço ao bom senso dos "homens" e também ao Sr. Deus que tudo se resolva de forma correta como tem que ser a quem de direito, os moradores. Abraço a todos.
Postar um comentário