Pular para o conteúdo principal

Aumento de ITBI é rejeitado mas custeio do serviço de iluminação é aprovado. IPTU será votado hoje!

A sessão, na Câmara Municipal de Peruíbe, nesta quarta-feira teve os projetos de aumento de impostos votados. A população compareceu e deixou a câmara lotada. 

O Projeto de Lei Complementar nº 06/2013 sobre a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública teve votação aprovada. Com seis votos contra e oito a favor.

Já o Projeto nº 07 com aumento no ITBI (Imposto sobre a transmissão de Bens Imóveis) foi reprovado. Com oito votos contrários e 6 favoráveis. Cabe lembrar que os dois projetos retornam na quarta que vem, pois são projetos de lei complementar com duas votações.

O projeto antigo de aumento do IPTU foi retirado pela prefeita Ana Preto e foi apresentado um novo, mudando a alíquota para 0,8% do valor venal do imóvel. Ela pediu a realização de uma Sessão Extraordinária para que o projeto do IPTU seja votado. A sessão será hoje, ás 21 horas.


Nas Redes Sociais 

O vereador Luiz Mauricio publicou os acontecimentos na Câmara e pediu para que a população continue atenta e participe da sessão amanhã. "Vamos continuar mobilizados, precisamos que ainda mais pessoas compareçam à Câmara na Sessão Extraordinário. Somente com a sociedade apoiando em peso que teremos força para impedir esse aumento do IPTU", enfatizou.

E o vereador Nilsão Pereira falou que esses projetos vão gerar polêmica. "Não tenho dúvidas que haverão muitas polêmicas, pois todo os projetos irão refletir no bolso do cidadão, caso sejam aprovados na Câmara Municipal.

Já o vereador André de Paula, antes de estar presente na votação de hoje, apresentou em seu facebook 10 propostas que para ele, são geradoras de rendas, que podem substituir um aumento linear de IPTU em Peruíbe. Pois, para ele "aumentar impostos é o jeito mais fácil e burro de resolver a questão. É na verdade a síntese de falta de propostas, pois aumentar impostos é a total falta de imaginação. É a solução mais mais sem criatividade", afirmou.

A primeira proposta é a Revisão da Planta Genérica do Munício, visando minimizar as distorções, desigualdades e injustiças encontradas no lançamento de IPTU de Peruíbe. Podendo ser feito com o auxílio dos corretores de imóveis, engenheiros e arquitetos, todos voluntários sem custo para o município. A segunda é nada menos que a Revisão imediata do Plano Diretor do Município alterando o Código de Obras, visando desobstruir a cidade.

A terceira é investir em infraestrutura nos loteamentos situados entre a Av. Luciano de Bona e Estrada Padre Manoel da Nóbrega, desde o São João Batista II até Av. João Abel. Segundo o vereador essa região está desvalorizada, devido a falta de infraestrutura e por isso os proprietários estão desmotivados a construir e é "ali que está o futuro de Peruíbe". Também fazer atualização da Lei 2.835/2007, lei municipal que permite condomínios populares na área citada a cima e mudar para que atraia investidores.

A quinta proposta e fazer um recadastramento imobiliário para que tenha uma atualização dos imóveis da cidade. Com o recadastramento vai possibilitar saber como a cidade cresceu, favorece de limitações dos bairros e organizará Peruíbe. A sexta proposta é a revisão dos contratos de serviços públicos terceirizados. O vereador cita de exemplo: "A coleta de lixo, que desde outros governos é paga por tonelagem, mas não foi providenciado até hoje uma balança para pesar o lixo. A limpeza de escolas,  merenda escolar, o gerenciamento do UPA, serviço pelo qual a população paga absurdos um milhão e setecentos reais por mês, enfim enxugar estes contratos em andamento, o que é permitido pela Lei 8.666/93,  chamada Lei das Licitações.

A sétima é criar mecanismos que inibam a corrupção e evitem manipulação de licitações, impedindo o superfaturamento, e gerando economia aos cofres públicos. Outra proposta é o levantamento das residências sem o "Alvará de Habite-se" e a devida notificação das mesmas para que o documento seja providenciado. E envio da "Lei de Conservação" à Câmara Municipal, seguido de um levantamento das residências "Clandestinas" e a devida notificação das mesmas para que o "Alvará de Conservação" seja providenciado.

A ultima propostas do vereador é "o apoio efetivo ao Departamento de Desenvolvimento da Prefeitura, hoje lotado numa salinha, junto com mais outros departamentos, sem nenhum estrutura, dificultando seu papel de incubador de empresas", finaliza, justificando que tais medidas podem gerar rendimentos mais significativos e que não precise aumentar impostos.

Lucas Galante

Comentários

Anônimo disse…
Quero parabenizar o BEM-TE-VI, pelo apoio a campanha pelo NÃO ao aumento de impostos,demonstrando desta forma, isenção e independência, exercendo o papel de uma imprensa responsável e antenada aos anseios do povo de Peruíbe.
Jornal Bemtevi disse…
Muito obrigado vereador. Na verdade, o jornal não está apoiando campanha, mas sim relatando os fatos que ocorrem, pois muitos moradores de Peruíbe são realmente contra esse aumento de impostos. E até agora, não conseguimos identificar um morador que esteja a favor, se tiver um que por favor opine aqui a sua opinião com explicações. Mesmo assim, agradecemos pelas considerações.

Postagens mais visitadas deste blog

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...

Festival de Inverno segue com programação intensa em Peruíbe e traz de volta a tradicional Festa da Tainha da Barra do Una

A Prefeitura de Peruíbe segue com vasta programação do Festival de Inverno, e este fim de semana promete aquecer o coração — e o paladar — de moradores, visitantes e turistas, neste mês de férias. Entre as atrações mais esperadas está a 24ª Festa da Tainha da Barra do Una, um dos eventos mais tradicionais da cidade, que acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 19h, no Centro Comunitário da Barra do Una. Com gastronomia caiçara, samba, forró, fandango e clima familiar, a festa atrai visitantes de toda a região. Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibilizará ônibus extras com saída do AME às 20h, no sábado e no domingo. Mas a programação não para por aí. Outros destaques deste fim de semana incluem: Festival Gastronômico, com mais de 40 restaurantes participantes oferecendo pratos especiais em cinco categorias Inverno Quente do Guaraú Festa da Tainha no Portinho de Pesca Festa Junina da Praça Ambrósio Baldim Festa Junina da Vila Erminda E para quem ama história e natureza,...

Podcast 11 – Leilão de Imóveis na Prática: pagamento, desocupação e análise de riscos | Carlos Campi

  No episódio 11 do podcast Lucas Galante Entrevista , continuamos a conversa com o advogado e especialista em leilões de imóveis, Carlos Henrique Campi, sócio da Fratelli Leilões. Depois de entender como funcionam os leilões no episódio anterior, agora entramos na parte prática: 🔍 Como funciona o pagamento? 🚪 E se o imóvel estiver ocupado? 📄 Quais cuidados tomar antes de dar um lance? Carlos explica os tipos de pagamento, mostra quando é possível parcelar, se dá para usar o FGTS, o que acontece com quem não paga — e alerta sobre os principais erros que fazem investidores perderem dinheiro. Falamos também do processo de desocupação judicial, o papel do advogado e as armadilhas que podem estar escondidas no edital do leilão. Se você está pensando em arrematar um imóvel, esse episódio é essencial para evitar surpresas e tomar decisões com segurança! 📝 Dica prática, casos reais e muita experiência compartilhada de quem atua diretamente nesse mercado. Assista, comente e compa...

Programa de estágio do Einstein oferece oportunidades em áreas corporativasa

O Einstein abre inscrições para seu programa de estágio voltado às áreas corporativas da organização. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar matriculado no ensino superior com previsão de formatura até 2027, além de residir em São Paulo ou ter disponibilidade para mudança, uma vez que o formato do programa será híbrido. As vagas estão distribuídas entre diversas áreas estratégicas da organização, incluindo: Comunicação Institucional, Comercial e Marketing, Digital (abrangendo Tecnologia da Informação, Dados e Analytics, Governança, Arquitetura e Segurança da Informação), Ensino e Consultoria, Excelência em Saúde, Inovação, Planejamento Financeiro e Serviços (como Compras e Suprimentos), Patrimônio, Engenharia e Manutenção, Responsabilidade Social e Recursos Humanos. “Nosso programa de estágio reflete o compromisso institucional em formar profissionais preparados para os desafios do futuro. Mais do que uma referência na área da saúde, o Einstein é uma organização co...

Acender fogueiras próximo à rede elétrica pode causar sérios acidentes

A noite de São Antônio está chegando e para celebrar o santo casamenteiro na tradição junina, muitas famílias acendem fogueiras. É preciso atenção com o local onde as fogueiras serão acesas, principalmente, se existir rede de distribuição de energia por perto. Fogo e eletricidade não combinam e podem causar sérios acidentes. Para orientar a população e mitigar riscos, a Neoenergia Elektro lista orientações de segurança para que as festas juninas sejam tranquilas.   Não monte fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão de energia. Caso decida montá-la, procure um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos da rede elétrica. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as árvores ou plantações. As chamas também podem danificar equipamentos elétricos.   Outra medida de segurança a ser observada é a não utilização de redes elétricas particulares próximo à fogueira. Muitas vezes, extensõ...