Pular para o conteúdo principal

Aumento de ITBI é rejeitado mas custeio do serviço de iluminação é aprovado. IPTU será votado hoje!

A sessão, na Câmara Municipal de Peruíbe, nesta quarta-feira teve os projetos de aumento de impostos votados. A população compareceu e deixou a câmara lotada. 

O Projeto de Lei Complementar nº 06/2013 sobre a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública teve votação aprovada. Com seis votos contra e oito a favor.

Já o Projeto nº 07 com aumento no ITBI (Imposto sobre a transmissão de Bens Imóveis) foi reprovado. Com oito votos contrários e 6 favoráveis. Cabe lembrar que os dois projetos retornam na quarta que vem, pois são projetos de lei complementar com duas votações.

O projeto antigo de aumento do IPTU foi retirado pela prefeita Ana Preto e foi apresentado um novo, mudando a alíquota para 0,8% do valor venal do imóvel. Ela pediu a realização de uma Sessão Extraordinária para que o projeto do IPTU seja votado. A sessão será hoje, ás 21 horas.


Nas Redes Sociais 

O vereador Luiz Mauricio publicou os acontecimentos na Câmara e pediu para que a população continue atenta e participe da sessão amanhã. "Vamos continuar mobilizados, precisamos que ainda mais pessoas compareçam à Câmara na Sessão Extraordinário. Somente com a sociedade apoiando em peso que teremos força para impedir esse aumento do IPTU", enfatizou.

E o vereador Nilsão Pereira falou que esses projetos vão gerar polêmica. "Não tenho dúvidas que haverão muitas polêmicas, pois todo os projetos irão refletir no bolso do cidadão, caso sejam aprovados na Câmara Municipal.

Já o vereador André de Paula, antes de estar presente na votação de hoje, apresentou em seu facebook 10 propostas que para ele, são geradoras de rendas, que podem substituir um aumento linear de IPTU em Peruíbe. Pois, para ele "aumentar impostos é o jeito mais fácil e burro de resolver a questão. É na verdade a síntese de falta de propostas, pois aumentar impostos é a total falta de imaginação. É a solução mais mais sem criatividade", afirmou.

A primeira proposta é a Revisão da Planta Genérica do Munício, visando minimizar as distorções, desigualdades e injustiças encontradas no lançamento de IPTU de Peruíbe. Podendo ser feito com o auxílio dos corretores de imóveis, engenheiros e arquitetos, todos voluntários sem custo para o município. A segunda é nada menos que a Revisão imediata do Plano Diretor do Município alterando o Código de Obras, visando desobstruir a cidade.

A terceira é investir em infraestrutura nos loteamentos situados entre a Av. Luciano de Bona e Estrada Padre Manoel da Nóbrega, desde o São João Batista II até Av. João Abel. Segundo o vereador essa região está desvalorizada, devido a falta de infraestrutura e por isso os proprietários estão desmotivados a construir e é "ali que está o futuro de Peruíbe". Também fazer atualização da Lei 2.835/2007, lei municipal que permite condomínios populares na área citada a cima e mudar para que atraia investidores.

A quinta proposta e fazer um recadastramento imobiliário para que tenha uma atualização dos imóveis da cidade. Com o recadastramento vai possibilitar saber como a cidade cresceu, favorece de limitações dos bairros e organizará Peruíbe. A sexta proposta é a revisão dos contratos de serviços públicos terceirizados. O vereador cita de exemplo: "A coleta de lixo, que desde outros governos é paga por tonelagem, mas não foi providenciado até hoje uma balança para pesar o lixo. A limpeza de escolas,  merenda escolar, o gerenciamento do UPA, serviço pelo qual a população paga absurdos um milhão e setecentos reais por mês, enfim enxugar estes contratos em andamento, o que é permitido pela Lei 8.666/93,  chamada Lei das Licitações.

A sétima é criar mecanismos que inibam a corrupção e evitem manipulação de licitações, impedindo o superfaturamento, e gerando economia aos cofres públicos. Outra proposta é o levantamento das residências sem o "Alvará de Habite-se" e a devida notificação das mesmas para que o documento seja providenciado. E envio da "Lei de Conservação" à Câmara Municipal, seguido de um levantamento das residências "Clandestinas" e a devida notificação das mesmas para que o "Alvará de Conservação" seja providenciado.

A ultima propostas do vereador é "o apoio efetivo ao Departamento de Desenvolvimento da Prefeitura, hoje lotado numa salinha, junto com mais outros departamentos, sem nenhum estrutura, dificultando seu papel de incubador de empresas", finaliza, justificando que tais medidas podem gerar rendimentos mais significativos e que não precise aumentar impostos.

Lucas Galante

Comentários

Anônimo disse…
Quero parabenizar o BEM-TE-VI, pelo apoio a campanha pelo NÃO ao aumento de impostos,demonstrando desta forma, isenção e independência, exercendo o papel de uma imprensa responsável e antenada aos anseios do povo de Peruíbe.
Jornal Bemtevi disse…
Muito obrigado vereador. Na verdade, o jornal não está apoiando campanha, mas sim relatando os fatos que ocorrem, pois muitos moradores de Peruíbe são realmente contra esse aumento de impostos. E até agora, não conseguimos identificar um morador que esteja a favor, se tiver um que por favor opine aqui a sua opinião com explicações. Mesmo assim, agradecemos pelas considerações.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Ruínas do Abarebebê: Detalhes da primeira igreja do Brasil

Ruínas do Abarebebê, fotos de 2013 - Márcio Ribeiro   As Ruínas do Abarebebê são um importante ponto turístico e cultural do Brasil. E fica em Peruíbe! Muitos moradores ainda não conhecem este sítio arqueológico. O Jornal Bem-Te-vi veio, nesta edição, tentar atrair os moradores para a montanha onde ela se localiza, ciente que, na verdade, está levando as Ruínas para todos os leitores do Jornal. Lembrando que Abarebebê é um nome indígena e significa “padre voador”, em referência a Leonardo Nunes, que se deslocava com facilidade pela região. Se pensarmos que os índios se utilizavam das montanhas como ponto de referência, as Ruínas do Abarebebê fica mesmo em um ponto muito estratégico, pois além de ter o morro do Bairro dos Prados de um lado, duas ilhas ficam bem alinhadas à sua frente, orientando bem os viajantes, de acordo com as observações do Professor de História Eduardo Sanchez. A igreja é tombada pelo CONDEPHATT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e...