Pular para o conteúdo principal

Bem-Te-Vi fotografa imagens rupestres na Juréia

      Já não basta toda a beleza e a importância ambiental que a Juréia tem e mais a riqueza cultural  caiçara, o Jornal Bem-Te-Vi fotografou desenhos rupestres no Maciço da Juréia. Provavelmente, elas foram feitas pela natureza, com o passar do tempo mas, para tirar dúvidas, o leitor vai conhecer a opinião de alguns profissionais sobre o assunto.
     As imagens são grandes e estão no alto do morro. Uma das imagens lembra um peixe e é conhecida dos caiçaras que a chamam de “Cabeça de Caratinga”, tipo de peixe com formato parecido com o desenho.
      Em uma das outras, é possível ver um animal com patas, orelhas, cabeça, corpo e até o olho. Ainda há uma imagem sobreposta que lembra uma ave pré-histórica, deixando-a conotativa.
      Para a blogueira Marta dos Santos, a imagem é intrigante e pode ter sido  feita por povos antigos ou de outros planetas. “A região é muito rica e pouco explorada. Isso mostra que tem mais coisas para serem descobertas na Região da Juréia”, afirmou.
     Eliezer Gonçalves é professor de Física da rede estadual e tem uma opinião contrária ao que disse a blogueira: “Eu acho que são falhas rupestres pois, para você definir qualquer figura, tem quer ter uma acuidade muito grande para ver algum formato de desenho”.
Foto do Maciço da Juréia, sem destacar os desenhos
      Outra opinião interessante foi dada pelo professor de Geografia, Gilberto Zangerolimo que, apesar de achar que os desenhos tenham sido feitos pela natureza, tem um pouco de cautela em sua opinião: “É fato que as formas são realmente intrigantes mas não creio que sejam arte rupestre ou alienígena”. Diz que é preciso levar em consideração o formato do maciço da Jureia,  os tipos de rochas existentes na região e todo o processo de intemperismo que ocorreram ao longo dos anos (desgaste das rochas ocasionado pela força da água, do vento, da oscilação de temperatura e outros fatores), mas tenta explicar o que deve ter formado o desenho: “Devido a declividade da área e a presença de água escorrendo sem a cobertura vegetal, o processo erosivo é maior, e por isso os desgastes nas rochas apresentam  formas  e certas similaridades”, falou.
      O Historiador e  Arqueólogo, Plácido Cali, da USP, lembrou que a gravura rupestre conhecida mais próxima de Peruíbe fica em Cubatão, mas, questionado sobre a imagem, disse  que também não viu nada de anormal na fotografia, ou que indicasse ser sinais feitos por pessoas do passado. 
     As gravuras na Juréia se assemelham com uma imagem feita em um deserto dos Estados Unidos, que os autores do livro “Alienígenas do Passado” acreditam que tenham sido feitas por seres extraterrestres.
        E você, o que vê na fotografia?

Arte Rupestre


      A arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. 
Arte Rupestre da Serra da Capivara, no Piauí
      A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
   No Brasil, são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional. O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados. Muitos registros estão em condições precárias, outros têm sofrido vandalismo, ou são destruídos em obras de infraestrutura como barragens e estradas.



Texto, fotos e pesquisa: Márcio Ribeiro
Arte: Jornal Bem-Te-Vi
Foto da Serra da Capivara: Wikipédia


Publicado na edição 23, no impresso do Jornal Bem-Te-Vi
Data da edição:  março de 2015 - 
Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Studio de Dança Cynhtia Rigo vai representar Peruíbe no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville é conhecido como o maior festival de dança do mundo, tanto é que foram  mais de 15 mil grupos inscritos, para apenas 300 serem selecionados. Dentro desses poucos grupos está o Studio de Dança Cynhtia Rigo que irá representar Peruíbe no festival.  Para quem não conhece, o Studio de Dança Cynthia Riggo foi fundado em fevereiro de 2004, sendo que sua base de estudos e pesquisas começaram em 1998 através de grupos de dança coordenados por sua fundadora.  Graças à dedicação de alunos e profissionais que passaram pelo Studio de Dança, eles conseguiram transformar o sonho em realidade, tornando assim, a escola de dança referência de Peruíbe. A Professora Cynthia Riggo , fundadora e atual diretora artística do Studio foi quem deu os primeiros passos para a realização desse projeto e sempre pode contar com a ajuda da sua família em qualquer aspecto relacionado a dança. " Desde a fundação, nos apresentamos em muitos eventos dentro e for...