Pular para o conteúdo principal

Bem-Te-Vi fotografa imagens rupestres na Juréia

      Já não basta toda a beleza e a importância ambiental que a Juréia tem e mais a riqueza cultural  caiçara, o Jornal Bem-Te-Vi fotografou desenhos rupestres no Maciço da Juréia. Provavelmente, elas foram feitas pela natureza, com o passar do tempo mas, para tirar dúvidas, o leitor vai conhecer a opinião de alguns profissionais sobre o assunto.
     As imagens são grandes e estão no alto do morro. Uma das imagens lembra um peixe e é conhecida dos caiçaras que a chamam de “Cabeça de Caratinga”, tipo de peixe com formato parecido com o desenho.
      Em uma das outras, é possível ver um animal com patas, orelhas, cabeça, corpo e até o olho. Ainda há uma imagem sobreposta que lembra uma ave pré-histórica, deixando-a conotativa.
      Para a blogueira Marta dos Santos, a imagem é intrigante e pode ter sido  feita por povos antigos ou de outros planetas. “A região é muito rica e pouco explorada. Isso mostra que tem mais coisas para serem descobertas na Região da Juréia”, afirmou.
     Eliezer Gonçalves é professor de Física da rede estadual e tem uma opinião contrária ao que disse a blogueira: “Eu acho que são falhas rupestres pois, para você definir qualquer figura, tem quer ter uma acuidade muito grande para ver algum formato de desenho”.
Foto do Maciço da Juréia, sem destacar os desenhos
      Outra opinião interessante foi dada pelo professor de Geografia, Gilberto Zangerolimo que, apesar de achar que os desenhos tenham sido feitos pela natureza, tem um pouco de cautela em sua opinião: “É fato que as formas são realmente intrigantes mas não creio que sejam arte rupestre ou alienígena”. Diz que é preciso levar em consideração o formato do maciço da Jureia,  os tipos de rochas existentes na região e todo o processo de intemperismo que ocorreram ao longo dos anos (desgaste das rochas ocasionado pela força da água, do vento, da oscilação de temperatura e outros fatores), mas tenta explicar o que deve ter formado o desenho: “Devido a declividade da área e a presença de água escorrendo sem a cobertura vegetal, o processo erosivo é maior, e por isso os desgastes nas rochas apresentam  formas  e certas similaridades”, falou.
      O Historiador e  Arqueólogo, Plácido Cali, da USP, lembrou que a gravura rupestre conhecida mais próxima de Peruíbe fica em Cubatão, mas, questionado sobre a imagem, disse  que também não viu nada de anormal na fotografia, ou que indicasse ser sinais feitos por pessoas do passado. 
     As gravuras na Juréia se assemelham com uma imagem feita em um deserto dos Estados Unidos, que os autores do livro “Alienígenas do Passado” acreditam que tenham sido feitas por seres extraterrestres.
        E você, o que vê na fotografia?

Arte Rupestre


      A arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. 
Arte Rupestre da Serra da Capivara, no Piauí
      A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha.
   No Brasil, são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional. O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco, com o maior acervo do continente americano, e um dos mais estudados. Muitos registros estão em condições precárias, outros têm sofrido vandalismo, ou são destruídos em obras de infraestrutura como barragens e estradas.



Texto, fotos e pesquisa: Márcio Ribeiro
Arte: Jornal Bem-Te-Vi
Foto da Serra da Capivara: Wikipédia


Publicado na edição 23, no impresso do Jornal Bem-Te-Vi
Data da edição:  março de 2015 - 
Todos os direitos reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.   Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista. Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi? Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe.  LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ?    AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escr

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun

1° Encontro “Somos Consciência da Planta” é no dia 16 de Março em Itanhaém

O 1º Encontro da IBRACAN - 2024, intitulado "Somos Consciência da Planta" , será realizado no dia 16 de Março, em Itanhaém-SP.  O evento traz como tema central a Cannabis Terapêutica e contará com a presença de especialistas renomados em diferentes áreas relacionadas à saúde e ao direito canábico, artistas e formadores de opinião. O encontro visa promover esclarecimentos e abrir caminhos para discussões sobre a Cannabis Sativa e seu uso medicinal no Brasil. Serão abordados temas como legislação vigente, acesso legal e seguro, tratamentos atuais e o seu uso terapêutico, entre outros.  Diversas atividades estão programadas para o evento, incluindo palestras com advogadas especializadas em direito canábico, e especialistas em saúde canábica. Destaque para o médico e pesquisador Dr. Felipe Mourão , que fará uma palestra sobre tratamentos com CDB para Melhor Idade.  Além disso, haverá atrações artísticas, como intervenção circense e música ao vivo, com artistas da região, como o

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Governo de SP autoriza convênios de 418 novas moradias para a população indígena da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Tarcísio de Freitas assina contrato -  Foto: Portal do Governo SP O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou um documento que concede aprovação a acordos entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para construir 235 residências sem ônus para as comunidade índigenas de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga no litoral paulista, e em Eldorado, no Vale do Ribeira. A assinatura ocorreu na última quinta-feira (7). De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Estadual Paulista, as moradias serão construídas por meio do programa Moradia Indígena, em territórios indígenas (TIs) homologados por decreto federal e adaptados aos costumes culturais das comunidades. Cada habitação contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Dentre as 258 residências oferecidas pelo plano em todo o estado, serão construídas 90 habitações na TI Rio Silveira, em Bertioga; 112 na TI Piaçaguera, em Peruíbe; 23 na TI Takuari, em Eldorado e 1