Pular para o conteúdo principal

Parceria viabiliza coleta seletiva em condomínios

Coleta Seletiva em Condomínios

No Brasil, mais de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e, só no estado de São Paulo um terço das pessoas vivem em condomínios. Pensando nesse cenário e seguindo o compromisso de fomento à conscientização socioambiental, a Tetra Pak anuncia a parceria no programa "Adote um condomínio", idealizado pelo Instituto Muda.

Com a iniciativa, cerca de 10 condomínios do centro expandido da cidade de São Paulo terão a coleta seletiva implementada, atingindo moradores de 1.000 apartamentos. Um piloto foi realizado durante o mês de julho no condomínio Acervo Alto de Pinheiros, o que contemplou 200 apartamentos e resultou na coleta de 4,67 toneladas de materiais recicláveis.

As ações contemplam capacitação online, durante a pandemia, sobre a importância da reciclagem - não só para os condôminos, mas para os profissionais que trabalham nos edifícios -, instalação de contêineres para o descarte correto dos resíduos recicláveis e destinação para a cooperativa Cooper Glicério, que recebe os materiais em formato de doação.

"Atuamos há mais de duas décadas para estimular a coleta seletiva e acreditamos que a educação ambiental em condomínios é uma frente importante para contribuir com uma transformação positiva para as pessoas e para o planeta. A iniciativa também é uma oportunidade de auxiliar os consumidores, uma vez que identificamos em uma pesquisa feita em 2019 pela Tetra Pak (Environment Research*) que 40% dos brasileiros associam a falta de informação como um dos grandes obstáculos para tornar seus hábitos mais sustentáveis", diz Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul.


Passo a passo do projeto


A implementação do projeto acontece em condomínios que ainda não possuem a prática da coleta seletiva, e durante a primeira fase os moradores são convidados a participar da capacitação. Profissionais do Instituto Muda promovem conversas para esclarecer dúvidas sobre como reconhecer quais materiais são recicláveis e explicar que o processo de separação em casa é simples. A conversa também é realizada com os funcionários dos prédios, que também são fundamentais para o funcionamento do projeto.

Depois do treinamento, os prédios ganham contêineres - que são produzidos a partir de materiais reciclados das embalagens longa vida pós-consumo e são destinados para cooperativas parceiras. Os recipientes recebem os recicláveis e, a cada mês, o condomínio pode acompanhar a evolução do seu desempenho.

"Toda mudança conta. Além de serem instruídos sobre o poder da reciclagem, os condôminos serão os próximos disseminadores de informação. A parceria com a Tetra Pak demonstra o quanto a colaboração e o entendimento da responsabilidade compartilhada são o caminho para uma transformação socioambiental", salienta Alexandre Furlan Braz, diretor comercial do Instituto Muda.

Adicionalmente, ações voltadas para a conscientização ambiental e a importância de separar os resíduos recicláveis dentro de casa vêm sendo trabalhadas em uma campanha digital nos canais da Tetra Pak. Com a assinatura "Eu separo, você separa, nós reciclamos", o objetivo é reforçar a mensagem de que hábitos individuais fazem a diferença para movimentar o coletivo, beneficiando a cadeia de reciclagem. Para acompanhar os vídeos, acesse.


Referência:

1 - Estudo bianual realizado pela Tetra Pak em 15 países, mapeando tendências e percepções do consumidor contemporâneo com o intuito de reunir ideias para inovar a cadeia de forma sustentável. 7.500 pessoas foram escutadas - uma média de 500 por país. Essa é uma das formas que a Tetra Pak colabora com a indústria, elaborando formas e práticas sustentáveis para os negócios e colaborando com clientes, agregando oportunidades e insights de práticas sustentáveis. A amostragem ouviu participantes de 18 a 65 anos, identificando hábitos de consumo, oportunidades de mercado e desafios para a indústria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Studio de Dança Cynhtia Rigo vai representar Peruíbe no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville é conhecido como o maior festival de dança do mundo, tanto é que foram  mais de 15 mil grupos inscritos, para apenas 300 serem selecionados. Dentro desses poucos grupos está o Studio de Dança Cynhtia Rigo que irá representar Peruíbe no festival.  Para quem não conhece, o Studio de Dança Cynthia Riggo foi fundado em fevereiro de 2004, sendo que sua base de estudos e pesquisas começaram em 1998 através de grupos de dança coordenados por sua fundadora.  Graças à dedicação de alunos e profissionais que passaram pelo Studio de Dança, eles conseguiram transformar o sonho em realidade, tornando assim, a escola de dança referência de Peruíbe. A Professora Cynthia Riggo , fundadora e atual diretora artística do Studio foi quem deu os primeiros passos para a realização desse projeto e sempre pode contar com a ajuda da sua família em qualquer aspecto relacionado a dança. " Desde a fundação, nos apresentamos em muitos eventos dentro e for...