Pular para o conteúdo principal

Parceria viabiliza coleta seletiva em condomínios

Coleta Seletiva em Condomínios

No Brasil, mais de 80% da população está concentrada nos centros urbanos e, só no estado de São Paulo um terço das pessoas vivem em condomínios. Pensando nesse cenário e seguindo o compromisso de fomento à conscientização socioambiental, a Tetra Pak anuncia a parceria no programa "Adote um condomínio", idealizado pelo Instituto Muda.

Com a iniciativa, cerca de 10 condomínios do centro expandido da cidade de São Paulo terão a coleta seletiva implementada, atingindo moradores de 1.000 apartamentos. Um piloto foi realizado durante o mês de julho no condomínio Acervo Alto de Pinheiros, o que contemplou 200 apartamentos e resultou na coleta de 4,67 toneladas de materiais recicláveis.

As ações contemplam capacitação online, durante a pandemia, sobre a importância da reciclagem - não só para os condôminos, mas para os profissionais que trabalham nos edifícios -, instalação de contêineres para o descarte correto dos resíduos recicláveis e destinação para a cooperativa Cooper Glicério, que recebe os materiais em formato de doação.

"Atuamos há mais de duas décadas para estimular a coleta seletiva e acreditamos que a educação ambiental em condomínios é uma frente importante para contribuir com uma transformação positiva para as pessoas e para o planeta. A iniciativa também é uma oportunidade de auxiliar os consumidores, uma vez que identificamos em uma pesquisa feita em 2019 pela Tetra Pak (Environment Research*) que 40% dos brasileiros associam a falta de informação como um dos grandes obstáculos para tornar seus hábitos mais sustentáveis", diz Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak do Brasil e Cone Sul.


Passo a passo do projeto


A implementação do projeto acontece em condomínios que ainda não possuem a prática da coleta seletiva, e durante a primeira fase os moradores são convidados a participar da capacitação. Profissionais do Instituto Muda promovem conversas para esclarecer dúvidas sobre como reconhecer quais materiais são recicláveis e explicar que o processo de separação em casa é simples. A conversa também é realizada com os funcionários dos prédios, que também são fundamentais para o funcionamento do projeto.

Depois do treinamento, os prédios ganham contêineres - que são produzidos a partir de materiais reciclados das embalagens longa vida pós-consumo e são destinados para cooperativas parceiras. Os recipientes recebem os recicláveis e, a cada mês, o condomínio pode acompanhar a evolução do seu desempenho.

"Toda mudança conta. Além de serem instruídos sobre o poder da reciclagem, os condôminos serão os próximos disseminadores de informação. A parceria com a Tetra Pak demonstra o quanto a colaboração e o entendimento da responsabilidade compartilhada são o caminho para uma transformação socioambiental", salienta Alexandre Furlan Braz, diretor comercial do Instituto Muda.

Adicionalmente, ações voltadas para a conscientização ambiental e a importância de separar os resíduos recicláveis dentro de casa vêm sendo trabalhadas em uma campanha digital nos canais da Tetra Pak. Com a assinatura "Eu separo, você separa, nós reciclamos", o objetivo é reforçar a mensagem de que hábitos individuais fazem a diferença para movimentar o coletivo, beneficiando a cadeia de reciclagem. Para acompanhar os vídeos, acesse.


Referência:

1 - Estudo bianual realizado pela Tetra Pak em 15 países, mapeando tendências e percepções do consumidor contemporâneo com o intuito de reunir ideias para inovar a cadeia de forma sustentável. 7.500 pessoas foram escutadas - uma média de 500 por país. Essa é uma das formas que a Tetra Pak colabora com a indústria, elaborando formas e práticas sustentáveis para os negócios e colaborando com clientes, agregando oportunidades e insights de práticas sustentáveis. A amostragem ouviu participantes de 18 a 65 anos, identificando hábitos de consumo, oportunidades de mercado e desafios para a indústria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Feira do Produtor Rural fortalece agricultura familiar e transforma a vida de famílias em Peruíbe

Peruíbe, conhecida por suas praias e belezas naturais, também vem se destacando em outra frente: a agricultura familiar. Desde 2021, a Feira do Produtor, realizada todas às quartas-feiras na Praça Matriz, tem mudado a vida de pequenos agricultores e artesãos da cidade. São mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Peruíbe e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Além de um espaço permanente para comercialização, os produtores receberam capacitação pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em manejo, empreendedorismo, administração e finanças, garantindo qualidade nos produtos e sustentabilidade nos negócios. A Feira do Produtor Rural oferece desde hortaliças, frutas, mel, ovos caipiras, queijos e laticínios artesanais até peças de artesanato e produtos sustentáveis, incentivando a população e turistas a consumirem alimentos frescos, livres de agrotóxicos e produzidos no próprio município. Entre as histórias de transfo...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...