Pular para o conteúdo principal

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

 


Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.

 

As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz-SP e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.

 

Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e responsáveis pela DRTC-III, ampliou as verificações e relatou o caso ao setor de Monitoramento e Inteligência, da Diretoria de Fiscalização (DIFIS), que iniciou as investigações. Após cruzamento de dados, os auditores identificaram cerca de 300 empresas (inscrições estaduais) cadastradas no mesmo endereço no bairro do Jardins, na capital paulista.

 

Alertado sobre o caso, e reforçando a necessidade de uma rápida ação do Estado, o DPPC instaurou inquérito policial e solicitou mandado de busca e apreensão para averiguação, coleta de documentos e provas que auxiliem na identificação dos reais beneficiários do esquema criminoso e fraudulento.

 

Um ponto chamou atenção da equipe: os golpistas utilizam nomes similares a de órgãos públicos e grandes redes de varejo. Grande parte das empresas foi aberta em 2024, conforme aponta a investigação. Ainda durante as investigações, ao analisar o quadro societário das empresas, ficou constatado que alguns dos sócios receberam ajuda do governo (auxílio emergencial, por exemplo), reforçando o indício de que as empresas foram abertas por laranjas e sem capacidade financeira.

 

Além de apreensão de material, a operação também suspende todas as inscrições estaduais. Os investigados vão responder por crimes tributários e financeiros, dentre outros.

 

A operação deflagrada pela Sefaz-SP e pelo DPPC ocorre durante a semana alusiva ao Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Ao longo do período é importante que os cidadãos redobrem a atenção para evitar golpes e fraudes por meio de Pix ou boletos falsos.

 

Como evitar o golpe do Pix

Desde outubro de 2023, a Sefaz-SP tornou mais rápido, facilitado e imediato o pagamento do IPVA, permitindo o recolhimento por meio de QR code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do Pix para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados” e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.

 

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR code (sempre pelo site da Sefaz-SP).

 

Na tela do QR code, há um contador temporal de “tempo restante" indicando quando o código expirará. Ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento", sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triângulo      Na crista da Serra elas também estão lá. Tanto as azuis, quanto as verdes e até as vermelhas,  i

Obituário: Funesp Peruíbe divulga lista de falecidos de abril

1. Benvindo Martins Campos 02/04 2. Josefa Maria da Conceição 04/04 3. Roberto Garuti 05/04 4. Odeth Muniz 06/04 5. Nelson Franco 06/04 6. Maria do Rosário Machado 06/04 7. Nae Shimabuko Tamashiro 10/04 8. Damiana de Carvalho 11/04 9. Juliano dos Santos 13/04 10. Dulcelina Ferreira Silva 15/04 11. Geraldo Pereira da Silva 15/04 12. Adriano Martins da Silva 15/04 13. Denval Amareiro 27/04 14. Celso Luiz Barduco 28/04 

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato, os humanos não fo