Pular para o conteúdo principal

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

A cidade de Peruíbe recebe, no sábado de feriado, dia 06 de junho de 2026, a 21ª edição da tradicional Festa Reggae de Peruíbe, evento consolidado como um dos mais importantes movimentos culturais independentes do litoral sul paulista. Com entrada gratuita, a programação acontece no Parque Turístico de Peruíbe. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado no formato “Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento”, sendo, neste ano, uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Peruíbe, o Instituto Ambiecco e a Roots Rockers Musical Social Ambiental.  A proposta amplia a dimensão cultural do festival ao integrar música, arte, empreendedorismo criativo, sustentabilidade e experiências formativas em uma programação voltada à valorização da cultura independente e da economia criativa regional. O festival reúne grandes nomes do reggae nacional, como Solano Jacob, Junior Dread, Roya...

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística incentiva o desenvolvimento sustentável, destrava obras importantes e inicia elaboração de políticas públicas estruturantes



Nos cem primeiros dias do governo, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) dedicou esforços em duas frentes de atuação: pronta-resposta e projetos estruturantes ­-- medidas que focam tanto o curto prazo, para garantir serviços contínuos à população, quanto o longo prazo, a partir de políticas públicas sólidas.

 

Nesse sentido, destacam-se as parcerias com comunidades tradicionais para operação do ecoturismo, programa de pagamento por serviços ambientais com povos originários, execução de obras pelo DER e DAEE, a qualificação de estudos para as desestatizações da SABESP e da EMAE, e as futuras parcerias público-privadas para 1.800 quilômetros de rodovias, lotes do litoral e travessias litorâneas, ligação seca Santos-Guarujá e serviços do DAEE. O lançamento do programa IntegraTietê também deve ser ressaltado, com ênfase na governança e ações de saneamento, controle de cheias, turismo e eficiência logística. Neste último eixo, houve a assinatura de contrato para o início das obras de derrocamento do pedral de Nova Avanhandava, na Hidrovia Tietê-Paraná, baixo Tietê.
 

"Seguindo as diretrizes do Governador Tarcísio de Freitas, conseguimos realizar diversas ações com foco no pronto-atendimento à população, sobretudo no desastre de São Sebastião, e no planejamento de políticas públicas estruturantes para garantir previsibilidade, estabilidade e segurança jurídica aos projetos da pasta", afirma a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
 

Meio Ambiente

Na área de Meio Ambiente, a Semil adotou medidas a fim de fomentar emprego e renda em regiões com maior vulnerabilidade, por meio de atividades sustentáveis. Nesse sentido, empossou um comitê inédito com 20 conselheiros indígenas de diversas localidades do Estado, para deliberar sobre o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) -- Guardiões da Floresta. A medida visa à remuneração dos povos originários que prestam serviços ambientais para restauração florestal, manejo da biodiversidade, qualificação intercultural, turismo socioambiental e monitoramento. Já no Vale do Ribeira, foi firmada parceria com comunidades tradicionais locais para a operação do ecoturismo no Parque Estadual Ilha do Cardoso. Em Ubatuba, o Governo assinou a permissão de uso para revitalizar as instalações da Ilha Anchieta e aumentar a oferta de serviços para os ecoturistas.
 

No período, o Conselho Estadual de Meio Ambiente também aprovou o desmembramento da Área de Preservação Ambiental (APA) Corumbataí-Botucatu-Tejupá, o que permite torná-las independentes para melhoria da gestão, sem alterar os limites originais das áreas.
 

Para auxiliar a população de baixa renda que possui animais de estimação, o Programa Meu PET, que prevê assistência veterinária gratuita, iniciou o funcionamento de uma nova clínica na região de Araçatuba. O Estado executou a infraestrutura, com aporte de R$5 milhões, e delegou a gestão à prefeitura, conforme previsto em convênio.
 

Ainda, foram entregues equipamentos e realizada a 1ª Oficina dos Grupos de Fiscalização Integrada para fortalecimento das ações de fiscalização em áreas de mananciais. Ao todo, o projeto contempla investimentos de mais de R$ 16,7 milhões.
 

Por fim, para aprimorar, dar mais eficiência e segurança jurídica aos processos de licenciamento ambiental, a CETESB está promovendo integração e modernização de seus sistemas. A medida visa ainda melhorar o atendimento aos usuários e a criação de uma única entrada para solicitação de serviços. A primeira etapa entrou no ar em março para atividades e empreendimentos enquadrados no VRA (Via Rápida Ambiental).
 

Recursos Hídricos e Saneamento Básico

Lançado para unir atores em prol do maior curso hídrico do Estado, o IntegraTietê prevê o investimento de R$ 5,6 bilhões na ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, gestão de pôlderes, melhorias no monitoramento da qualidade da água e recuperação de fauna e flora. As ações serão realizadas pela Semil e suas vinculadas, como SABESP, CETESB, DAEE, EMAE e Fundação Florestal, em conjunto com os comitês de bacias e outros representantes da sociedade civil. Entre as medidas de destaque estão a PPP para o desassoreamento do rio e seus afluentes e a estruturação do Daee enquanto agência, a fim de fortalecer suas atribuições de regulação e de fiscalização.
 

Foram também realizados pelo DAEE, em cem dias, os trabalhos de desassoreamento e manutenção em 66 quilômetros dos rios Tietê e Pinheiros, que resultaram na remoção de aproximadamente 143 mil m³ de sedimentos e mais de 460 pneus descartados nos canais. A ação aumenta a capacidade de escoamento dos canais e minimiza os efeitos das cheias, além de contribuir para a melhoria da qualidade das águas.
 

Outra ação relevante já iniciada foi a manutenção das comportas da Barragem da Penha, na divisa entre as cidades de São Paulo e Guarulhos, responsável por controlar a vazão e o nível do rio. Serão cerca de R$200 mil investidos, com previsão de conclusão em três meses. Ainda no combate às enchentes, o DAEE assinou contrato para execução do sistema de drenagem da cidade de Juquiá, para a qual irá destinar R$9 milhões em recursos. O Departamento também assinou contrato, no valor de R$14,7 milhões, para a construção de novo reservatório, três novas adutoras, interligações, coletores de esgoto, entre outras medidas, que vão garantir o tratamento de 100% dos efluentes e reforçar o abastecimento de água em Araraquara.
 

Foi, ainda, celebrado protocolo de intenções com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para a melhoria da gestão dos recursos hídricos, a partir do estabelecimento de bases comuns de dados, integração entre os sistemas de outorga e aperfeiçoamento de normativos referentes à regulação dos usos de recursos hídricos.
 

Energia e Mineração

A Semil também promoveu um seminário sobre as potencialidades do gás natural no Estado frente ao Novo Marco Legal. A ação se deu em caráter integrador, auxiliando na concretização de propostas. O Ribeira, conjuntamente com o Alto Paranapanema, recebeu, ainda, o primeiro Workshop para ordenamento territorial e mineração responsável na região.
 

Na última semana, o Governo renovou o contrato para mineração sustentável da jazida no Morro da Mina, em Cajati, que também visa ao desenvolvimento de ações sociais e ambientais junto à comunidade, remuneração do Estado superior a R$ 10 milhões, além de arrecadação de tributos da ordem de R$ 10 milhões, por ano.
 

Ainda no campo de energia, a Semil realiza a prospecção de projetos para o desenvolvimento da economia de hidrogênio de baixo carbono no Estado de São Paulo.
 

Logística e Transportes

Na área de Logística e Transportes, a Semil, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi responsável pela conclusão de obras importantes como a Ponte sobre o Rio Paranapanema, localizada no km 150 da rodovia Rodolfo Ribeiro de Castro (SP 421), entre as cidades de Taciba (SP) e Porecatu (PR), na divisa de São Paulo e Paraná. Também realizou a recuperação funcional -- melhorias no pavimento, reparos no sistema de drenagem, reforço na sinalização -- em 91,3 quilômetros de vicinais e 316,2 quilômetros de rodovias. O investimento do DER nos cem primeiros dias foi de R$ 340,8 milhões.
 

Em relação ao transporte aquaviário, a travessia Santos -- Guarujá recebeu uma balsa totalmente reformada, com recursos de R$4,9 milhões. As obras para reforma predial completa da estação de passageiros de Vicente de Carvalho já iniciaram e os editais para reforma da estação de Santos e do flutuante de Vicente de Carvalho foram lançados - investimentos totalizam cerca de R$19 milhões. O flutuante da travessia Cananéia - Ariri também recebe obras, no valor de R$4 milhões. Além disso, uma obra fundamental para o desenvolvimento do Estado, que estava paralisada desde 2019, foi destravada na cidade de Buritama, região Noroeste do Estado.

O aprofundamento do canal de navegação de Nova Avanhandava, no trecho da Hidrovia Tietê-Paraná, vai garantir o tráfego de embarcações mesmo durante o período de estiagem. Com investimento de R$300 milhões, os serviços devem gerar 1,4 mil empregos diretos e indiretos, além de retirar 552 mil metros cúbicos de rochas, equivalentes ao volume de 600 piscinas olímpicas.
 

A Companhia Docas de São Sebastião, empresa vinculada à Semil, publicou portaria para incentivar o tráfego de cargas especiais pelo terminal. O valor das taxas de atracação para Cargas Projeto, que exigem transporte customizado com altura, dimensões ou peso maiores que os das cargas habituais, passou de R$ 417,62 por tonelada para R$ 53,60 por tonelada, desconto de 87,16%.
 

São Sebastião

Durante o Carnaval, quando o litoral norte São Paulo registrou o maior índice de precipitação de chuvas do Estado, as equipes da Semil atuaram no desastre provocado por um grande deslizamento de terra, que, além de deixar vítimas e desabrigados, comprometeu o abastecimento e uma série de rodovias próximas à região.
 

Em apenas quatro dias, 84 pontos da rodovia Rio-Santos (SP-055), muitos com interdição total, foram desobstruídos após a retirada de toneladas de escombros e lama. A via segue em obras com investimentos de R$57,1 milhões.
 

A rodovia Mogi-Bertioga, uma das mais comprometidas após o rompimento de uma galeria, que causou grande erosão, teve o tráfego retomado em 15 dias -- os trabalhos seguem em andamento, com aporte de R$9,4 milhões.
 

As redes de água voltaram a funcionar e obras emergenciais foram executadas. A SABESP iniciou obras no valor de R$ 29 milhões para ampliar o índice da cobertura de abastecimento de água do município para 97%, até o fim do ano, o que beneficiará 30 mil pessoas nos bairros do Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho.
 

Por fim, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) enviou profissionais que, em conjunto com a Defesa Civil, vistoriaram áreas críticas e iniciaram o diagnóstico geológico-geotécnico da região, que permitirá uma abordagem mais definitiva nas soluções adotadas para encostas, sistemas de drenagem e proteção das rodovias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Peruíbe promove Semana do Meio Ambiente 2026 com programação gratuita voltada à sustentabilidade

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, realiza entre os dias 1º e 3 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026, uma iniciativa que reúne especialistas, estudantes, educadores, instituições e a população em geral para discutir temas relacionados à sustentabilidade, conservação ambiental e preservação da biodiversidade. Com programação gratuita, o evento acontecerá das 13h às 18h, na ETEC Peruíbe, e contará com palestras, exposições, apresentação de projetos ambientais, atividades educativas e cine-debate, promovendo conhecimento, conscientização e engajamento em torno das questões ambientais que impactam diretamente o presente e o futuro da sociedade. Reconhecida por suas belezas naturais e pela proximidade com importantes áreas de preservação da Mata Atlântica, Peruíbe possui uma relação histórica com a conservação ambiental. O município abriga ecossistemas de grande relevância ecológica, como praias, manguezais, rios, restingas e áreas d...

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento leva música, experiências culturais e economia criativa a Peruíbe

A cidade de Peruíbe recebe, no sábado de feriado, dia 06 de junho de 2026, a 21ª edição da tradicional Festa Reggae de Peruíbe, evento consolidado como um dos mais importantes movimentos culturais independentes do litoral sul paulista. Com entrada gratuita, a programação acontece no Parque Turístico de Peruíbe. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado no formato “Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento”, sendo, neste ano, uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Peruíbe, o Instituto Ambiecco e a Roots Rockers Musical Social Ambiental.  A proposta amplia a dimensão cultural do festival ao integrar música, arte, empreendedorismo criativo, sustentabilidade e experiências formativas em uma programação voltada à valorização da cultura independente e da economia criativa regional. O festival reúne grandes nomes do reggae nacional, como Solano Jacob, Junior Dread, Roya...

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Aldeia Tapirema realiza Jogos Indígenas de Peruíbe nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2026

A comunidade da Aldeia Tapirema anuncia com alegria a realização dos Jogos Indígenas de Peruíbe, que ocorrerão nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2026, em seu território sagrado. O evento, aberto ao público com entrada gratuita, celebra tradições ancestrais por meio de competições, ritos, cantos e danças.   Segundo os organizadores, os jogos são parte viva da memória do povo indígena — uma festa cultural que combina brincadeiras, atividades esportivas e rezos. “Os jogos são tão antigos quanto nosso povo”, afirmam. A iniciativa busca promover intercâmbio entre aldeias e entre indígenas e não indígenas, valorizando ancestralidade, saúde corporal e espiritual e a acolhida comunitária.   A comunidade convida todas as pessoas a participarem do encontro, ressaltando a hospitalidade e o caráter educativo e festivo do evento. Para quem quiser passar o dia, será vendido almoço a preço acessível, feito pela comunidade. Também haverá feira de artesanato e artigos indígenas.   Principais ...

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Motorista flagra luzes estranhas atravessando rodovia em Peruíbe-SP

Recheada de mistérios e com muitos adeptos espalhados por todo o mundo, a ufologia acaba de ganhar um dos registros mais intrigantes de todos os tempos. Trata-se de uma foto tirada na Estrada Peruíbe-Ana Dias, por um motorista que não quis se identificar, alegando não querer ser alvo de polêmicas. O local da fotografia fica totalmente escuro a noite A foto foi feita à uma hora da manhã, na quarta-feira (11), próximo ao Rio Ubatubinha, com o aparelho celular. O motorista contou que vinha em direção à Peruíbe quando, de repente, viu um monte de luzes-brancas atravessando a rodovia. “As luzes atravessavam tranquilas a rodovia, em fila indiana, como que estivessem deslizando no asfalto, sem tocar no chão. Foram em direção aos Itatins” , falou ele. Após a passagem das luzes, o motorista olhou em volta e viu que não vinha carro de nenhum dos sentidos e à sua volta só tinha mato. “Achei curioso, pois apesar de eu ter visto luzes brancas, quando eu olhei no celular vi que e...

Neoenergia Elektro tem concessão renovada por mais 30 anos e anuncia R$ 8,2 bilhões em investimentos

A Neoenergia Elektro irá investir, entre 2026 e 2030, mais de R$ 8,2 bilhões nos 228 municípios da sua área de concessão localizados nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Esses recursos marcam o início de um novo ciclo de investimentos atrelado à renovação do contrato de concessão assinado de forma antecipada, válido por mais 30 anos, até 2058.   A formalização da renovação, pelo Ministério de Minas e Energia (MME), ocorreu na sexta-feira (8) em cerimônia realizada em Brasília, com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, e do diretor-presidente da Neoenergia Elektro, Antônio Casanova.   “Recebemos a antecipação da renovação como uma grande responsabilidade. Significa que podemos investir mais rápido, melhorar ainda mais o serviço e garantir que cada cliente, em cada cidade atendida pela Neoenergia Elektro, tenha energia elétrica com mais qualidade”...

Veja o que sobrou da linha férrea de Peruíbe; onde trilhava o progresso

A linha do trem que liga Santos a Juquiá está abandonada. Não há estações funcionando, passageiros, trens e, em alguns trechos, nem trilhos. Este importante meio de transporte ajudou no desenvolvimento de diversas cidades da região e também do Vale do Ribeira.  Para ver como ela está atualmente, focando o trecho de Peruíbe mostraremos como estão as quatro estações que existiam na cidade. Começando pela entrada da cidade, temos a estação do Taniguá, que já foi um importante ponto de parada e que hoje está a mercê do mato e do abandono total. Esta grandiosa estação está em ruínas em meio a árvores de Embaúvas. Parado em frente à ela, não é possível visualizar por onde passava o trilho, olhando para o lado de Itanhaém.  No sentido contrário, a linha férrea foi toda roubada, restando apenas os dormentes apodrecidos pelo tempo e alguns parafusos enferrujados.  No Prados, a plataforma de embarque e o telhado de sua cobertura ainda resistem ao tempo, ...