Pular para o conteúdo principal

São Paulo celebra o Dia Internacional da Mulher com variedade de atividades culturais

 


De exposições a oficinas, espaços artísticos da cidade enfatizam a relevância das mulheres em diversas áreas e períodos

 

Comemorado hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres é uma data que marca a celebração das conquistas e a luta diária em busca de conscientização, direitos e igualdade de gênero na sociedade. Ao longo dos anos, avanços seguem sendo conquistados e marcam a história de variadas formas, que se reflete na arte. Para destacar a importância dessa data, o Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, separou uma lista de dicas de programações de cultura, que abordam os temas desde identidade e cultura à influência de ancestralidades e do trabalho na vida das mulheres. Confira, abaixo, opções de atividades disponíveis:
 

  • Museu da Diversidade Sexual | Exposição: Xirê das yabás - A Fertilidade do Mundo

No Museu da Diversidade Sexual, a exposição “Xirê das Yabás: a fertilidade do mundo” destaca a poderosa representação das mulheres negras e indígenas por meio das expressões artísticas de quatro talentosas artistas — Leaħ, Adeloyá OjúBará, May Agontinmé e Ani Ganzala. Ao explorar a estética e simbologia das Yabás, figuras femininas do Candomblé, a mostra convida os visitantes a mergulhar em uma reflexão profunda sobre identidade, cultura e a influência das religiões de matrizes afro-brasileiras.

A exibição celebra a resistência das Yabás e coloca em destaque a vitalidade das narrativas que essas figuras históricas trazem para fortalecer a sociedade contemporânea, promovendo uma conexão entre passado e presente através da arte e da espiritualidade.
 

Serviço

Data: até 16 de março – de terça à sábado das 10h às 18h
Local: Centro de Referência e Empreendedorismo do MDS
Endereço: Av. São Luís, n.º120 — República

Entrada gratuita
 

  • Museu da Imigração | Visita + Oficina - Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher

No Museu da Imigração, a exposição temporária “Sombras-Luzes: Identidade na Diáspora Japonesa” ganha destaque com as artistas plásticas Cláudia Kiatake e Cristina Suzuki. Além da exposição, acontecerá uma oficina de carimbo-assinatura cujo objetivo é criar referência nas obras “Crises de Identidade” e “Eu aceito”, em que o público será estimulado a pensar em temas como criação de identidade, ancestralidade e histórias de familiares. Os participantes da oficina confeccionarão seus próprios carimbos seguindo a ideia de representação de identidade, que poderão ser impressos ainda durante a atividade.
 

Serviço

Data: 09 de março às 14h30

Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca | Museu da Imigração

Entrada gratuita
 

  • Museu da Língua Portuguesa | Exposição: “Onde estão as mulheres no Museu?”

O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa também promoverá visitas temáticas especiais no Mês do Dia Internacional da Mulher. Além da exposição principal “Mulheres que trabalham: quem são, o que fazem e onde estão”, no qual o público teve a oportunidade de observar, no dia 3 de março, as diversas facetas do trabalho desenvolvido por mulheres indígenas, negras ou brancas, no dia 10, o Museu também disponibilizará visitas especiais para apreciação da exposição em destaque “Onde estão as mulheres no Museu”?, que acontecerá das 10h às 11h. Os grupos de ambos os passeios são formados no Pátio A, perto da bilheteria.
 

Serviço

Data: 10 de março

Local: Praça da Luz, s/n.o - Centro Histórico de São Paulo | Museu da Língua Portuguesa

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), com entrada gratuita para crianças de até 7 anos.


 

  • Escola de Música Tom Jobim | Semana Elas & Delas 2024

A Escola de Música do Estado de São Paulo também está na rota cultural que irá homenagear as mulheres na data comemorativa. A instituição preparou uma programação especial que teve início na segunda-feira (4) e irá até sábado (9), com uma série de oficinas, apresentações e atividades com foco nas mulheres. Entre os temas que serão abordados estão a contribuição de compositoras e intérpretes, representatividade e violência contra a mulher.
 

Serviço

Data: 4 a 9 de março

Local: Largo General Osório, 147 - Luz | EMESP Tom Jobim

Entrada gratuita

 

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é uma instituição destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado.