Pular para o conteúdo principal

São Paulo celebra o Dia Internacional da Mulher com variedade de atividades culturais

 


De exposições a oficinas, espaços artísticos da cidade enfatizam a relevância das mulheres em diversas áreas e períodos

 

Comemorado hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional das Mulheres é uma data que marca a celebração das conquistas e a luta diária em busca de conscientização, direitos e igualdade de gênero na sociedade. Ao longo dos anos, avanços seguem sendo conquistados e marcam a história de variadas formas, que se reflete na arte. Para destacar a importância dessa data, o Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, separou uma lista de dicas de programações de cultura, que abordam os temas desde identidade e cultura à influência de ancestralidades e do trabalho na vida das mulheres. Confira, abaixo, opções de atividades disponíveis:
 

  • Museu da Diversidade Sexual | Exposição: Xirê das yabás - A Fertilidade do Mundo

No Museu da Diversidade Sexual, a exposição “Xirê das Yabás: a fertilidade do mundo” destaca a poderosa representação das mulheres negras e indígenas por meio das expressões artísticas de quatro talentosas artistas — Leaħ, Adeloyá OjúBará, May Agontinmé e Ani Ganzala. Ao explorar a estética e simbologia das Yabás, figuras femininas do Candomblé, a mostra convida os visitantes a mergulhar em uma reflexão profunda sobre identidade, cultura e a influência das religiões de matrizes afro-brasileiras.

A exibição celebra a resistência das Yabás e coloca em destaque a vitalidade das narrativas que essas figuras históricas trazem para fortalecer a sociedade contemporânea, promovendo uma conexão entre passado e presente através da arte e da espiritualidade.
 

Serviço

Data: até 16 de março – de terça à sábado das 10h às 18h
Local: Centro de Referência e Empreendedorismo do MDS
Endereço: Av. São Luís, n.º120 — República

Entrada gratuita
 

  • Museu da Imigração | Visita + Oficina - Construção de Identidade: Dia Internacional da Mulher

No Museu da Imigração, a exposição temporária “Sombras-Luzes: Identidade na Diáspora Japonesa” ganha destaque com as artistas plásticas Cláudia Kiatake e Cristina Suzuki. Além da exposição, acontecerá uma oficina de carimbo-assinatura cujo objetivo é criar referência nas obras “Crises de Identidade” e “Eu aceito”, em que o público será estimulado a pensar em temas como criação de identidade, ancestralidade e histórias de familiares. Os participantes da oficina confeccionarão seus próprios carimbos seguindo a ideia de representação de identidade, que poderão ser impressos ainda durante a atividade.
 

Serviço

Data: 09 de março às 14h30

Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca | Museu da Imigração

Entrada gratuita
 

  • Museu da Língua Portuguesa | Exposição: “Onde estão as mulheres no Museu?”

O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa também promoverá visitas temáticas especiais no Mês do Dia Internacional da Mulher. Além da exposição principal “Mulheres que trabalham: quem são, o que fazem e onde estão”, no qual o público teve a oportunidade de observar, no dia 3 de março, as diversas facetas do trabalho desenvolvido por mulheres indígenas, negras ou brancas, no dia 10, o Museu também disponibilizará visitas especiais para apreciação da exposição em destaque “Onde estão as mulheres no Museu”?, que acontecerá das 10h às 11h. Os grupos de ambos os passeios são formados no Pátio A, perto da bilheteria.
 

Serviço

Data: 10 de março

Local: Praça da Luz, s/n.o - Centro Histórico de São Paulo | Museu da Língua Portuguesa

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), com entrada gratuita para crianças de até 7 anos.


 

  • Escola de Música Tom Jobim | Semana Elas & Delas 2024

A Escola de Música do Estado de São Paulo também está na rota cultural que irá homenagear as mulheres na data comemorativa. A instituição preparou uma programação especial que teve início na segunda-feira (4) e irá até sábado (9), com uma série de oficinas, apresentações e atividades com foco nas mulheres. Entre os temas que serão abordados estão a contribuição de compositoras e intérpretes, representatividade e violência contra a mulher.
 

Serviço

Data: 4 a 9 de março

Local: Largo General Osório, 147 - Luz | EMESP Tom Jobim

Entrada gratuita

 

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é uma instituição destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triângulo      Na crista da Serra elas também estão lá. Tanto as azuis, quanto as verdes e até as vermelhas,  i

Obituário: Funesp Peruíbe divulga lista de falecidos de abril

1. Benvindo Martins Campos 02/04 2. Josefa Maria da Conceição 04/04 3. Roberto Garuti 05/04 4. Odeth Muniz 06/04 5. Nelson Franco 06/04 6. Maria do Rosário Machado 06/04 7. Nae Shimabuko Tamashiro 10/04 8. Damiana de Carvalho 11/04 9. Juliano dos Santos 13/04 10. Dulcelina Ferreira Silva 15/04 11. Geraldo Pereira da Silva 15/04 12. Adriano Martins da Silva 15/04 13. Denval Amareiro 27/04 14. Celso Luiz Barduco 28/04 

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato, os humanos não fo