Pular para o conteúdo principal

Projeto EcoAgentes 2014 proporciona embasamento teórico e prático aos alunos



Desde o dia 27 de janeiro 40 jovens do município entre 16 e 25 anos estão participando de aulas teóricas e práticas para aprenderem mais sobre a história e a cultura de Peruíbe.

Segundo um dos coordenadores do Projeto EcoAgentes 2014, o biólogo e gestor ambiental Thiago Augusto do Nascimento, o objetivo do programa é a “capacitação dos jovens de Peruíbe para trabalhar com atendimento ao visitante e mostrar o que a cidade tem de bom”.

O Projeto proporciona qualificação ao estudante para ingressar no mercado de trabalho na área de Turismo, além de divulgar a cidade, ajudando no seu crescimento.

O EcoAgente é um agente facilitador e multiplicador do desenvolvimento local, turístico, histórico, cultural e ambiental de nossa cidade. Tem como objetivos atender melhor e com mais qualidade os turistas e moradores que desejam visitar e conhecer os equipamentos e pontos turísticos da cidade, bem como orientar esses visitantes às práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento local.


O biólogo Amilton Pedroso de Aguiar ministrou uma aula que mesclou biologia e geografia, na qual os alunos puderam conheceram os tipos de vegetação da Mata Atlântica, como a mata de encosta, a restinga e o manguezal.

Também aprenderam com a Prof. Fátima Cristina Pires sobre a história e a cultura de Peruíbe: o processo de emancipação, os locais conhecidos como a Avenida 24 de Dezembro e a Praça Albano Ferreira, também chamada de Praça Flórida, suas origens, curiosidades e significado dos seus nomes. Até o próprio nome do município foi explicado: Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão.

O funcionamento de vários equipamentos turístico-culturais de Peruíbe, como as Ruínas do Abarebebê, a Estação Ferroviária, a Biblioteca, o Mercado de Peixes, o Aquário e o Lamário foram abordados pelo biólogo Thiago Nascimento.

A monitora ambiental Adriana de Souza Lima falou sobre a cultura caiçara: origem do povo caiçara, costumes, modo de vida, cultura e problemas atuais dessa comunidade. Os participantes do EcoAgentes aprenderam mais a respeito da história, da agricultura itinerante, da culinária, do artesanato e das manifestações culturais do povo do litoral.
Houve muita interação nesses dias de aulas teóricas, os alunos participaram de dinâmicas, trabalhos em grupo e ainda puderam aprender até um passo do fandango.

Nas ações práticas, a primeira atividade dos jovens foi a participação na soltura de duas tartarugas verdes reabilitadas pelo Aquário de Peruíbe.

Durante a semana, os alunos realizaram várias visitas técnicas: city-tour nos principais pontos turísticos de Peruíbe: Ruínas do Abarebebê, Capela do Mosaico, Estação Ferroviária e Praça Ambrósio Baldim, conhecida como Praça Redonda.

Depois passaram um dia na área rural, no Clube Serramar, que fica na divisa de Peruíbe com Itariri. Foi uma oportunidade para conhecer e aprender mais sobre a natureza e o meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas pelo gestor ambiental Marcelo Carvalho Saes, que realizou diversas dinâmicas com os participantes, aplicando o conceito de “vivências com a natureza”, e uma trilha até a Cachoeira Flora, juntamente com o biólogo Amilton Aguiar que participou da monitoria.

Negócios e empreendedorismo também foram abordados no treinamento. O empresário Rubens Murilo Aires Prado, Rubinho, como é conhecido, é proprietário da empresa de turismo Ecotur Passeios Ecológicos. Ele afirmou que o principal é trabalhar corretamente e construir uma rede de parcerias com empresas de vários campos como hotelaria, gastronomia, comércios, mecânicos e até com moradores dos locais em que realiza os passeios. Criar uma relação de ajuda mútua para que todos os setores consigam prosperar.

Para passar o conceito de empreendedorismo, o jornalista Lucas Galante, um dos proprietários do Jornal Bem Te Vi, ministrou palestra descrevendo como decidiu criar seu próprio jornal, sem ter experiência anterior como empresário. Para ele, o principal é ter motivação, coragem e arriscar. “Somente sonhar não adianta, precisa agir”, afirmou o jornalista. Para isso é importante ter ideias e ser inovador. E a elaboração de um planejamento minucioso das ações é fundamental, principalmente no que diz respeito às despesas e lucros da sua atividade.

A secretária de Esporte do município, Aline Silva Gomes, Aline do Karatê, como é conhecida na cidade, falou sobre a importância de saber receber bem um turista: “o turismo é uma prestação de serviço” e a recepção ao visitante ou cliente deve ser impecável. Afinal, é a impressão que o turista vai levar da cidade e dos lugares por onde passou.


Para ela, ao EcoAgente cabe, principalmente, em seu trabalho com os turistas e mesmo com a população local, ajudar na conscientização do cuidado com os bens públicos, como quadras e piscina, por exemplo.

Aline do Karatê ainda observa que o EcoAgente pode ajudar divulgar o esporte: “ele deve ter consciência das modalidades que são oferecidas pela prefeitura nas escolinhas, deve ser um propagador das modalidades de esporte na cidade”.

O jornalista do Bem-Te-Vi e monitor ambiental Márcio Ribeiro ministrou palestra sobre tipos de pássaros que podem ser observados na cidade e depois, juntamente com os alunos, foram a campo verificar as espécies que estavam passeando no caminho do Aquário de Peruíbe até o Portinho, passando pelo Mercado Municipal de Peixe.


Na volta, alunos e coordenadores do EcoAgentes participaram da instalação da primeira placa de indicação de Local para Observação de Aves (LOA) na cidade. Pintada pelo artista plástico Marcelo Senna, a placa tem o desenho de várias espécies de pássaros que podem ser observados na região da praia. A sinalização foi instalada na área aberta atrás do Aquário.

E o curso ainda está na metade. Novas atividades estão previstas para as próximas semanas.


Texto, Fotos, Edição: Adriana Torello





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...