Pular para o conteúdo principal

Projeto EcoAgentes 2014 proporciona embasamento teórico e prático aos alunos



Desde o dia 27 de janeiro 40 jovens do município entre 16 e 25 anos estão participando de aulas teóricas e práticas para aprenderem mais sobre a história e a cultura de Peruíbe.

Segundo um dos coordenadores do Projeto EcoAgentes 2014, o biólogo e gestor ambiental Thiago Augusto do Nascimento, o objetivo do programa é a “capacitação dos jovens de Peruíbe para trabalhar com atendimento ao visitante e mostrar o que a cidade tem de bom”.

O Projeto proporciona qualificação ao estudante para ingressar no mercado de trabalho na área de Turismo, além de divulgar a cidade, ajudando no seu crescimento.

O EcoAgente é um agente facilitador e multiplicador do desenvolvimento local, turístico, histórico, cultural e ambiental de nossa cidade. Tem como objetivos atender melhor e com mais qualidade os turistas e moradores que desejam visitar e conhecer os equipamentos e pontos turísticos da cidade, bem como orientar esses visitantes às práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento local.


O biólogo Amilton Pedroso de Aguiar ministrou uma aula que mesclou biologia e geografia, na qual os alunos puderam conheceram os tipos de vegetação da Mata Atlântica, como a mata de encosta, a restinga e o manguezal.

Também aprenderam com a Prof. Fátima Cristina Pires sobre a história e a cultura de Peruíbe: o processo de emancipação, os locais conhecidos como a Avenida 24 de Dezembro e a Praça Albano Ferreira, também chamada de Praça Flórida, suas origens, curiosidades e significado dos seus nomes. Até o próprio nome do município foi explicado: Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão.

O funcionamento de vários equipamentos turístico-culturais de Peruíbe, como as Ruínas do Abarebebê, a Estação Ferroviária, a Biblioteca, o Mercado de Peixes, o Aquário e o Lamário foram abordados pelo biólogo Thiago Nascimento.

A monitora ambiental Adriana de Souza Lima falou sobre a cultura caiçara: origem do povo caiçara, costumes, modo de vida, cultura e problemas atuais dessa comunidade. Os participantes do EcoAgentes aprenderam mais a respeito da história, da agricultura itinerante, da culinária, do artesanato e das manifestações culturais do povo do litoral.
Houve muita interação nesses dias de aulas teóricas, os alunos participaram de dinâmicas, trabalhos em grupo e ainda puderam aprender até um passo do fandango.

Nas ações práticas, a primeira atividade dos jovens foi a participação na soltura de duas tartarugas verdes reabilitadas pelo Aquário de Peruíbe.

Durante a semana, os alunos realizaram várias visitas técnicas: city-tour nos principais pontos turísticos de Peruíbe: Ruínas do Abarebebê, Capela do Mosaico, Estação Ferroviária e Praça Ambrósio Baldim, conhecida como Praça Redonda.

Depois passaram um dia na área rural, no Clube Serramar, que fica na divisa de Peruíbe com Itariri. Foi uma oportunidade para conhecer e aprender mais sobre a natureza e o meio ambiente. As atividades foram desenvolvidas pelo gestor ambiental Marcelo Carvalho Saes, que realizou diversas dinâmicas com os participantes, aplicando o conceito de “vivências com a natureza”, e uma trilha até a Cachoeira Flora, juntamente com o biólogo Amilton Aguiar que participou da monitoria.

Negócios e empreendedorismo também foram abordados no treinamento. O empresário Rubens Murilo Aires Prado, Rubinho, como é conhecido, é proprietário da empresa de turismo Ecotur Passeios Ecológicos. Ele afirmou que o principal é trabalhar corretamente e construir uma rede de parcerias com empresas de vários campos como hotelaria, gastronomia, comércios, mecânicos e até com moradores dos locais em que realiza os passeios. Criar uma relação de ajuda mútua para que todos os setores consigam prosperar.

Para passar o conceito de empreendedorismo, o jornalista Lucas Galante, um dos proprietários do Jornal Bem Te Vi, ministrou palestra descrevendo como decidiu criar seu próprio jornal, sem ter experiência anterior como empresário. Para ele, o principal é ter motivação, coragem e arriscar. “Somente sonhar não adianta, precisa agir”, afirmou o jornalista. Para isso é importante ter ideias e ser inovador. E a elaboração de um planejamento minucioso das ações é fundamental, principalmente no que diz respeito às despesas e lucros da sua atividade.

A secretária de Esporte do município, Aline Silva Gomes, Aline do Karatê, como é conhecida na cidade, falou sobre a importância de saber receber bem um turista: “o turismo é uma prestação de serviço” e a recepção ao visitante ou cliente deve ser impecável. Afinal, é a impressão que o turista vai levar da cidade e dos lugares por onde passou.


Para ela, ao EcoAgente cabe, principalmente, em seu trabalho com os turistas e mesmo com a população local, ajudar na conscientização do cuidado com os bens públicos, como quadras e piscina, por exemplo.

Aline do Karatê ainda observa que o EcoAgente pode ajudar divulgar o esporte: “ele deve ter consciência das modalidades que são oferecidas pela prefeitura nas escolinhas, deve ser um propagador das modalidades de esporte na cidade”.

O jornalista do Bem-Te-Vi e monitor ambiental Márcio Ribeiro ministrou palestra sobre tipos de pássaros que podem ser observados na cidade e depois, juntamente com os alunos, foram a campo verificar as espécies que estavam passeando no caminho do Aquário de Peruíbe até o Portinho, passando pelo Mercado Municipal de Peixe.


Na volta, alunos e coordenadores do EcoAgentes participaram da instalação da primeira placa de indicação de Local para Observação de Aves (LOA) na cidade. Pintada pelo artista plástico Marcelo Senna, a placa tem o desenho de várias espécies de pássaros que podem ser observados na região da praia. A sinalização foi instalada na área aberta atrás do Aquário.

E o curso ainda está na metade. Novas atividades estão previstas para as próximas semanas.


Texto, Fotos, Edição: Adriana Torello





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Solidariedade que alimenta: Marmita Solidária de Peruíbe transforma vidas com comida e esperança

Em meio à crise sanitária e econômica desencadeada pela pandemia de COVID-19, em março de 2020, um gesto de empatia se transformou em um movimento que hoje alimenta centenas de pessoas e aquece corações em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo. Foi nesse cenário adverso que nasceu o projeto Marmita Solidária de Peruíbe, idealizado pelo casal Erica e Roberto, que não conseguiram ficar indiferentes à fome enfrentada por muitos moradores de rua durante o isolamento social.  O que começou com a distribuição de apenas 30 marmitas, preparadas de maneira improvisada com a ajuda de amigos, se consolidou como uma ação contínua de solidariedade. Atualmente, todos os sábados, cerca de 250 refeições completas são distribuídas em diversos pontos da cidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social.  Mas o projeto vai além do alimento. O grupo também atua para reintegrar pessoas em situação de rua às suas famílias, além de encaminhá-las, sempre que possível, para clínicas de recupera...

Transforme sua energia e desbloqueie sua vida: conheça a Mesa Quântica Estelar com Tatiane Pereda

Você já teve a sensação de que, por mais que tente, certos aspectos da sua vida não avançam? Relacionamentos repetitivos, bloqueios financeiros, cansaço emocional ou simplesmente a sensação de estar desconectado? Muitas vezes, a origem desses desafios está no campo energético — e é justamente aí que atua a Mesa Quântica Estelar Nova Era. Conduzida pela terapeuta Tatiane Pereda, da página @tatianeperedaterapias , essa técnica é uma ferramenta de harmonização vibracional e expansão de consciência, que tem transformado vidas por meio do realinhamento energético e da reconexão com a essência interior. 🌟 O que é a Mesa Quântica Estelar Nova Era? A Mesa é um sistema de cura quântica e espiritual que utiliza símbolos, gráficos, comandos de energia e orientação sutil para acessar bloqueios e padrões repetitivos. Seu objetivo é liberar o que impede o fluxo natural da vida, promovendo equilíbrio e clareza em diversos níveis — físico, emocional, mental e espiritual. ✨ Para que serve? É indicada...

Terraço Praia anuncia Arraiá com música, tradição e vista privilegiada da orla de Peruíbe

  Com localização privilegiada no Centro de Peruíbe , ao lado do famoso prédio redondo, o Terraço Praia se consolida como um dos espaços mais charmosos da cidade. Com vista panorâmica para a orla, o ambiente convida moradores e turistas a viverem experiências únicas, unindo boa gastronomia, música, descontração e uma paisagem de tirar o fôlego. No slogan “acima do nível do bar”, o local entrega exatamente isso: uma atmosfera elevada em todos os sentidos. Durante o dia, o espaço funciona com almoço das 12h às 15h , além de porções e drinks variados para curtir o fim de tarde com estilo. Mas é à noite que o Terraço se transforma, especialmente com a chegada de um dos eventos mais aguardados do mês: o Arraiá do Terraço , que promete aquecer as noites de junho com muito forró, comidas típicas e diversão para toda a família. A festa começa sexta-feira, 6 de junho , com muito forró e piseiro para animar o público. No sábado e domingo , o evento segue com música ao vivo , comidas junina...

Cerimônia Huni Kuin no Espaço Nova Era une saberes ancestrais, espiritualidade e apoio aos povos indígenas

  No dia 3 de maio, sábado, o Instituto Espaço Nova Era foi palco de uma poderosa cerimônia conduzida pela comitiva indígena Shatxí Tepû Hui Keneya , do povo Huni Kuin. Vindos de regiões distantes da floresta amazônica, os representantes desse povo ancestral trouxeram suas medicinas sagradas, cantos, saberes espirituais e artes tradicionais em um encontro marcado pela conexão, cura e solidariedade. Durante o ritual, foram consagradas medicinas da floresta como Ayahuasca (Nixi Pae) , Rapé e Sananga , com a participação ativa dos pajés, txanas e lideranças espirituais da comitiva. Também estavam disponíveis outras medicinas tradicionais, como o Hãpaya e o Kambô , oferecidas à parte para quem desejasse ampliar a experiência de cura. Além da consagração, os participantes foram convidados a receber pinturas corporais com desenhos tradicionais da cultura Huni Kuin — grafismos carregados de significados espirituais e de identidade, que expressam conexão com a natureza, proteção e ancest...