Pular para o conteúdo principal

A lenda do grande líder extraterrestre Jura-para



De acordo com a escritora Maya Ekman,  há  muitos anos  atrás  chegaram naves vindas de outros planetas que cultivaram as nossas terras usando máquinas. As suas construções eram feitas de pedras que eram cortadas como tábuas. Tudo era comandado por um chefe  chamado  Jurapara.  

O líder extraterrestre usava um emblema no peito, que era o desenho de uma cobra negra, símbolo trazido do seu planeta.  O  desenho estava por toda parte, inclusive nos lados das naves redondas e prateadas. Na cidade alienígena, onde  hoje  fica  Peruíbe, havia  ruas  largas  que avançavam mar adentro. 

Tinham  grandes  pirâmides de vidro que geravam luz e energia onde todos viviam felizes, com muita prosperidade. Certo dia, a terra começou a tremer e vários vulcões entraram  em  atividade.  A lava começou a escorrer das  montanhas  e  a  bela cidade foi completamente destruída.

Após o incidente, os senhores  do  espaço partiram  levando  em seus  aparelhos  prateados sementes e plantas cultivadas,  deixando  em varias pedras a serpente gravada. Peruíbe,  atualmente, ostenta o símbolo do antigo chefe extraterrestre, convocando os descendentes destas antigas colônias a recordar os primitivos colonizadores. 


A porta de pedra, localizada na Estrada do Guaraú, está ladeada pelo símbolo do  grande  Jura-Para, comandante espacial, por isso que a cidade inspira mistérios variados. Talvez, os seres estelares voltarão algum dia.

Enquanto isso, são vistas bolas de fogo, aparelhos  redondos,  luzes desconhecidas, pedras que ficam paradas no ar, acima de um metro, e rolam pela estrada solitária assustando os poucos moradores que as encontram, criaturas brancas e luminosas que saem pela porta de pedra e passeiam além- mar e diversos outros casos inexplicáveis.

Por tudo isso, Peruíbe é reconhecida mundialmente pelos diversos relatos ufológicos, atraindo curiosos e estudiosos do mundo todo. Curiosamente, o local onde está o símbolo da serpente possui uma boa vista para o mar. 

O mato e as arvores não crescem ali para impedir a vista do oceano através da porta misteriosa. Lembrando que, daquele local, é possível ver a  Ilha  das  Cobras,  habitat natural da perigosa Jararaca Ilhoa,  um  dos  animais  mais perigosos do mundo que não é  encontrado  em  nenhuma outra parte do planeta.

Será que as cobras conseguiram se desenvolver em um local tão pequeno ou foram colocadas ali para proteger algum portal ou alguma riqueza do grande líder Jura-para? Este texto foi baseado no  livro   “Peruíbe:  História das suas origens, lendas e contos”, de Maya Ekman. O jornal Bem-Te-Vi agradece sua  filha  Alice  Ekman,  que nos doou um exemplar.

Texto e Fotos:Márcio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...

Prefeitura de Peruíbe convida população para audiência pública sobre o novo aterro sanitário municipal da cidade

A Prefeitura de Peruíbe convida a população para participar da audiência pública do processo de licenciamento ambiental do novo aterro sanitário municipal, que será realizada no dia 8 de dezembro, às 17h, na Câmara Municipal de Peruíbe. A audiência é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental e será presidida e conduzida pelo CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), órgão responsável pela condução das audiências de empreendimentos submetidos à avaliação ambiental no Estado de São Paulo.  O licenciamento do novo aterro sanitário foi iniciado em 2019 e, desde então, passou por rigorosas etapas de análise técnica da CETESB, atendendo a todas as exigências normativas e ambientais necessárias para a evolução do processo. Com a conclusão das fases preliminares, o procedimento chega agora ao momento de consulta pública, fase essencial para a transparência e participação social. A audiência seguirá todas as normas estabelecidas pela legislação vigente, especialmente ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Toca da Onça: conectando cerveja artesanal e cultura em Peruíbe

A Toca da Onça , localizada no Centro Velho de Peruíbe, tradicional bairro da Estação, tem se destacado pelo ambiente festivo e amistoso que reúne cervejas artesanais e cultura, além de muitos amigos que desfrutam a arte degustando a boa bebida. De fato, além das cervejas artesanais de fabricação própria, o diminuto espaço oferece atrações musicais, recitais poéticos, além de contar com um pequeno acervo de livros, acessível a todos quantos desejem uma boa leitura, em regime de “biblioteca circulante”. A Toca da Onça , liderada pelo casal Máximo e Sol, aos poucos, se transformou num ponto de encontro de músicos, artistas e amantes da mais genuína cerveja artesanal, que ali encontram refúgio para quem quer filosofar sobre arte, história, literatura, atualidades, etc, fortalecendo a cultura local.  Este ano, a Toca abriu as comemorações do carnaval 2025 já na sexta-feira, com o lançamento do “ Bloco das Onças” , trazendo para a rua os ritmos contagiantes da Bateria Ayê Itatins, D...