Pular para o conteúdo principal

A lenda do grande líder extraterrestre Jura-para



De acordo com a escritora Maya Ekman,  há  muitos anos  atrás  chegaram naves vindas de outros planetas que cultivaram as nossas terras usando máquinas. As suas construções eram feitas de pedras que eram cortadas como tábuas. Tudo era comandado por um chefe  chamado  Jurapara.  

O líder extraterrestre usava um emblema no peito, que era o desenho de uma cobra negra, símbolo trazido do seu planeta.  O  desenho estava por toda parte, inclusive nos lados das naves redondas e prateadas. Na cidade alienígena, onde  hoje  fica  Peruíbe, havia  ruas  largas  que avançavam mar adentro. 

Tinham  grandes  pirâmides de vidro que geravam luz e energia onde todos viviam felizes, com muita prosperidade. Certo dia, a terra começou a tremer e vários vulcões entraram  em  atividade.  A lava começou a escorrer das  montanhas  e  a  bela cidade foi completamente destruída.

Após o incidente, os senhores  do  espaço partiram  levando  em seus  aparelhos  prateados sementes e plantas cultivadas,  deixando  em varias pedras a serpente gravada. Peruíbe,  atualmente, ostenta o símbolo do antigo chefe extraterrestre, convocando os descendentes destas antigas colônias a recordar os primitivos colonizadores. 


A porta de pedra, localizada na Estrada do Guaraú, está ladeada pelo símbolo do  grande  Jura-Para, comandante espacial, por isso que a cidade inspira mistérios variados. Talvez, os seres estelares voltarão algum dia.

Enquanto isso, são vistas bolas de fogo, aparelhos  redondos,  luzes desconhecidas, pedras que ficam paradas no ar, acima de um metro, e rolam pela estrada solitária assustando os poucos moradores que as encontram, criaturas brancas e luminosas que saem pela porta de pedra e passeiam além- mar e diversos outros casos inexplicáveis.

Por tudo isso, Peruíbe é reconhecida mundialmente pelos diversos relatos ufológicos, atraindo curiosos e estudiosos do mundo todo. Curiosamente, o local onde está o símbolo da serpente possui uma boa vista para o mar. 

O mato e as arvores não crescem ali para impedir a vista do oceano através da porta misteriosa. Lembrando que, daquele local, é possível ver a  Ilha  das  Cobras,  habitat natural da perigosa Jararaca Ilhoa,  um  dos  animais  mais perigosos do mundo que não é  encontrado  em  nenhuma outra parte do planeta.

Será que as cobras conseguiram se desenvolver em um local tão pequeno ou foram colocadas ali para proteger algum portal ou alguma riqueza do grande líder Jura-para? Este texto foi baseado no  livro   “Peruíbe:  História das suas origens, lendas e contos”, de Maya Ekman. O jornal Bem-Te-Vi agradece sua  filha  Alice  Ekman,  que nos doou um exemplar.

Texto e Fotos:Márcio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun...

A menor praia do mundo pode estar em Peruíbe

O Livro dos Recordes pode estar errado ao afirmar que a menor praia do mundo é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região  das Astúrias.  De acordo com as medições encomendadas pelo Jornal BEM-TE-VI , a menor  praia do mundo é  paulista e está localizada  em Peruíbe. Por ser tão pequena,  ela passa um pouco  despercebida pelos  moradores e turistas  que frequentam a cidade.  Localizada  ao lado da Praia do  Guaraú, alguns a conhecem  como Praia  das Conchas e outros  como Praia da Tatuíra. Para chegar até lá,  o visitante deve se dirigir  até a cidade de Peruíbe e percorrer  a Estrada do Guaraú,  que cruza a Serra dos  Itatins. Chegando à praia,  que dá nome a estrada,  é preciso andar  pelo Costão Rochoso  por 20 minutos, até  avistar a pequena faixa  de areia banhado  pela águas do mar. É bom que o leitor  saiba que a travessia...