Pular para o conteúdo principal

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens


A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral.

A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”.



Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponíveis na bilheteria do teatro meia hora antes do início de cada sessão. 


“Brun Blaà”

Destinado a bebês, “Brun Blaà” propõe ao público um convite à exploração da trajetória de seus personagens em suas descobertas pela vida, pela tomada de consciência de si e dos outros, e pela percepção das diferenças. O mundo se amplia. Os limites se expandem. E nessa estimulante jornada, as escolhas são inevitáveis. Tudo isso numa experiência delicada e interativa, que passa pelo contato com elementos naturais, encontros e busca de pertencimento.



Também como parte do programa do espetáculo, a Catarsis irá promover um momento chamado “Por trás da criação”, destinado aos adultos, principalmente profissionais de Educação, como forma de bate-papo sobre o impacto das experiências artísticas no desenvolvimento dos bebês. Por conta da limitação de público, a atividade deverá ser previamente reservada pelos interessados e terá, em média, 45 minutos de duração.


“O muro de Sam”

Já “O muro de Sam” traz a história de Samuel, que acaba de descobrir que o Presidente dos Estados Unidos irá construir um muro na fronteira com o México para barrar a entrada de imigrantes no país. Samuel então decide compartilhar com sua melhor amiga, Maria Angélica, o desejo em construir também ele um muro em seu quarto, separando-o de seu irmão. Paralelamente ao desejo de Samuel existe o drama da escola onde as crianças estudam, que será demolida para a construção de um shopping. 


A peça é inspirada no livro “Querido Senhor Presidente”, escrito por Sophie Siers e ilustrado por Anne Villeneuve. Além de aclamado pelo público, o espetáculo traz ainda uma série de premiações, como o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Direção em 2022; diversas categorias do Troféu-Caneca “Pecinha é a Vovozinha”, do crítico Dib Carneiro Neto; além da indicação na categoria Arte para Crianças do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.


“É tudo família!”

Ambientado numa tradicional sala de aula, com sua emblemática lousa e cadeiras de estudantes, o espetáculo traz o desafio proposto a Davi, Lucas, Lucinha e Júlia, crianças de nove anos que devem responder, de modo rápido e objetivo, à pergunta “O que é família?”. Diante das realidades familiares de cada uma delas, as crianças não sabem de onde partir, se tomando como parâmetro os laços de sangue, quem mora na mesma casa, pessoas que se gostam, a existência de uma relação pai-mãe-filhos ou, por fim, com um olhar desprovido de preconceitos e julgamentos, se tudo isso é família.


A peça é baseada no livro homônimo da escritora alemã Alexandra Maxeiner e também traz uma série de prêmios, como melhor espetáculo de texto adaptado pela APCA, melhor espetáculo infantil e melhor texto adaptado pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil, além da indicação ao Prêmio Aplauso Brasil.


Após as apresentações de “O muro de Sam” e de “É tudo família!”, a programação irá incluir ainda um bate-papo aberto, na forma de diálogo direto entre artistas e o público, especialmente o infantil. Com duração prevista de 30 minutos, o momento irá possibilitar ainda que até 15 crianças do público, entre 5 e 12 anos, sejam convidadas a subir ao palco para fazer perguntas, compartilhar suas impressões e debater com os artistas.


As apresentações e os bate-papos de ambos os espetáculos contarão ainda com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a presença de um profissional que auxiliarão pessoas com deficiência.


Tendo iniciado sua temporada pelos Municípios paulistas em junho, a Mostra de Teatro Infantil da Catarsis em 2025 encerra-se em Itanhaém, já tendo passado também pelos seguintes Municípios: Votorantim, Araras, Garça, Miguelópolis, Mongaguá, Sertãozinho e Itu.


Catarsis

A Catarsis – Arte para Infância e Juventude é um núcleo de Teatro e pesquisa criado em 2013 com o intuito de fomentar e difundir as linguagens artísticas, principalmente para o público infantojuvenil, através da criação e produção de espetáculos cênicos, mostras, exposições e festivais que apresentem excelência e qualidade artística.


 



Por: Fred Zanatta - Assessoria de Imprensa Catarsis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. Durante os três dias de festival Sexta-feira os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo as gravações continuaram ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Peruíbe implementa projeto pioneiro de Seletividade Alimentar nas escolas

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou em 2025 o Projeto de Seletividade Alimentar, iniciativa inovadora que garante inclusão e qualidade nutricional para cerca de 300 alunos da rede municipal que apresentam seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou condições específicas de saúde. O programa responde a um desafio crescente: segundo estudos, cerca de 25% das crianças neurotípicas apresentam dificuldade alimentar, índice que pode chegar a 80% em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição, reconhecida pelo DSM-5 como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), pode comprometer o crescimento, a saúde e a vida social dos estudantes. O protocolo criado pela Secretaria Municipal de Educação envolve: - Cardápios adaptados, respeitando necessidades médicas, preferências e aceitação dos alunos; - Formação continuada para professores, gestores, merendeiras, estagiários e toda a equipe escolar; - Orientação às famílias, com ...

Veja o que sobrou da linha férrea de Peruíbe; onde trilhava o progresso

A linha do trem que liga Santos a Juquiá está abandonada. Não há estações funcionando, passageiros, trens e, em alguns trechos, nem trilhos. Este importante meio de transporte ajudou no desenvolvimento de diversas cidades da região e também do Vale do Ribeira.  Para ver como ela está atualmente, focando o trecho de Peruíbe mostraremos como estão as quatro estações que existiam na cidade. Começando pela entrada da cidade, temos a estação do Taniguá, que já foi um importante ponto de parada e que hoje está a mercê do mato e do abandono total. Esta grandiosa estação está em ruínas em meio a árvores de Embaúvas. Parado em frente à ela, não é possível visualizar por onde passava o trilho, olhando para o lado de Itanhaém.  No sentido contrário, a linha férrea foi toda roubada, restando apenas os dormentes apodrecidos pelo tempo e alguns parafusos enferrujados.  No Prados, a plataforma de embarque e o telhado de sua cobertura ainda resistem ao tempo, ...