Pular para o conteúdo principal

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens


A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral.

A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”.



Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponíveis na bilheteria do teatro meia hora antes do início de cada sessão. 


“Brun Blaà”

Destinado a bebês, “Brun Blaà” propõe ao público um convite à exploração da trajetória de seus personagens em suas descobertas pela vida, pela tomada de consciência de si e dos outros, e pela percepção das diferenças. O mundo se amplia. Os limites se expandem. E nessa estimulante jornada, as escolhas são inevitáveis. Tudo isso numa experiência delicada e interativa, que passa pelo contato com elementos naturais, encontros e busca de pertencimento.



Também como parte do programa do espetáculo, a Catarsis irá promover um momento chamado “Por trás da criação”, destinado aos adultos, principalmente profissionais de Educação, como forma de bate-papo sobre o impacto das experiências artísticas no desenvolvimento dos bebês. Por conta da limitação de público, a atividade deverá ser previamente reservada pelos interessados e terá, em média, 45 minutos de duração.


“O muro de Sam”

Já “O muro de Sam” traz a história de Samuel, que acaba de descobrir que o Presidente dos Estados Unidos irá construir um muro na fronteira com o México para barrar a entrada de imigrantes no país. Samuel então decide compartilhar com sua melhor amiga, Maria Angélica, o desejo em construir também ele um muro em seu quarto, separando-o de seu irmão. Paralelamente ao desejo de Samuel existe o drama da escola onde as crianças estudam, que será demolida para a construção de um shopping. 


A peça é inspirada no livro “Querido Senhor Presidente”, escrito por Sophie Siers e ilustrado por Anne Villeneuve. Além de aclamado pelo público, o espetáculo traz ainda uma série de premiações, como o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Direção em 2022; diversas categorias do Troféu-Caneca “Pecinha é a Vovozinha”, do crítico Dib Carneiro Neto; além da indicação na categoria Arte para Crianças do Prêmio Governador do Estado de São Paulo.


“É tudo família!”

Ambientado numa tradicional sala de aula, com sua emblemática lousa e cadeiras de estudantes, o espetáculo traz o desafio proposto a Davi, Lucas, Lucinha e Júlia, crianças de nove anos que devem responder, de modo rápido e objetivo, à pergunta “O que é família?”. Diante das realidades familiares de cada uma delas, as crianças não sabem de onde partir, se tomando como parâmetro os laços de sangue, quem mora na mesma casa, pessoas que se gostam, a existência de uma relação pai-mãe-filhos ou, por fim, com um olhar desprovido de preconceitos e julgamentos, se tudo isso é família.


A peça é baseada no livro homônimo da escritora alemã Alexandra Maxeiner e também traz uma série de prêmios, como melhor espetáculo de texto adaptado pela APCA, melhor espetáculo infantil e melhor texto adaptado pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil, além da indicação ao Prêmio Aplauso Brasil.


Após as apresentações de “O muro de Sam” e de “É tudo família!”, a programação irá incluir ainda um bate-papo aberto, na forma de diálogo direto entre artistas e o público, especialmente o infantil. Com duração prevista de 30 minutos, o momento irá possibilitar ainda que até 15 crianças do público, entre 5 e 12 anos, sejam convidadas a subir ao palco para fazer perguntas, compartilhar suas impressões e debater com os artistas.


As apresentações e os bate-papos de ambos os espetáculos contarão ainda com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a presença de um profissional que auxiliarão pessoas com deficiência.


Tendo iniciado sua temporada pelos Municípios paulistas em junho, a Mostra de Teatro Infantil da Catarsis em 2025 encerra-se em Itanhaém, já tendo passado também pelos seguintes Municípios: Votorantim, Araras, Garça, Miguelópolis, Mongaguá, Sertãozinho e Itu.


Catarsis

A Catarsis – Arte para Infância e Juventude é um núcleo de Teatro e pesquisa criado em 2013 com o intuito de fomentar e difundir as linguagens artísticas, principalmente para o público infantojuvenil, através da criação e produção de espetáculos cênicos, mostras, exposições e festivais que apresentem excelência e qualidade artística.


 



Por: Fred Zanatta - Assessoria de Imprensa Catarsis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...

Prefeitura de Peruíbe convida população para audiência pública sobre o novo aterro sanitário municipal da cidade

A Prefeitura de Peruíbe convida a população para participar da audiência pública do processo de licenciamento ambiental do novo aterro sanitário municipal, que será realizada no dia 8 de dezembro, às 17h, na Câmara Municipal de Peruíbe. A audiência é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental e será presidida e conduzida pelo CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), órgão responsável pela condução das audiências de empreendimentos submetidos à avaliação ambiental no Estado de São Paulo.  O licenciamento do novo aterro sanitário foi iniciado em 2019 e, desde então, passou por rigorosas etapas de análise técnica da CETESB, atendendo a todas as exigências normativas e ambientais necessárias para a evolução do processo. Com a conclusão das fases preliminares, o procedimento chega agora ao momento de consulta pública, fase essencial para a transparência e participação social. A audiência seguirá todas as normas estabelecidas pela legislação vigente, especialmente ...

Toca da Onça: conectando cerveja artesanal e cultura em Peruíbe

A Toca da Onça , localizada no Centro Velho de Peruíbe, tradicional bairro da Estação, tem se destacado pelo ambiente festivo e amistoso que reúne cervejas artesanais e cultura, além de muitos amigos que desfrutam a arte degustando a boa bebida. De fato, além das cervejas artesanais de fabricação própria, o diminuto espaço oferece atrações musicais, recitais poéticos, além de contar com um pequeno acervo de livros, acessível a todos quantos desejem uma boa leitura, em regime de “biblioteca circulante”. A Toca da Onça , liderada pelo casal Máximo e Sol, aos poucos, se transformou num ponto de encontro de músicos, artistas e amantes da mais genuína cerveja artesanal, que ali encontram refúgio para quem quer filosofar sobre arte, história, literatura, atualidades, etc, fortalecendo a cultura local.  Este ano, a Toca abriu as comemorações do carnaval 2025 já na sexta-feira, com o lançamento do “ Bloco das Onças” , trazendo para a rua os ritmos contagiantes da Bateria Ayê Itatins, D...