Pular para o conteúdo principal

Sebrae e Legado das Águas capacitam fornecedores do Vale do Ribeira

Sebrae e Legado das Águas capacitam fornecedores do Vale do Ribeira

Com objetivo de fortalecer a economia do Vale do Ribeira, o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), capacitaram fornecedores do Vale do Ribeira para o atendimento a grandes empresas, utilização de ferramentas e implantação de novas práticas para o enfrentamento da crise causada pelo novo Coronavírus. Ao todo, 25 empresários se inscreveram na capacitação on-line e gratuita de dez dias, contabilizando cerca de 20 horas de conteúdo e um encontro de negócios.

A ação, que teve início em junho e encerrou na segunda semana desse mês, faz parte do "Programa Enfrentar" do Sebrae, desenvolvido exclusivamente para auxiliar empreendedores no cenário atual de recessão econômica que demanda novos formatos de negócio. A iniciativa no Vale do Ribeira, parceria com o Legado das Águas e Sebrae-Registro, adaptou o formato do programa com foco no fortalecimento de fornecedores, visando esclarecer dúvidas frequentes que micro e pequenos empreendedores têm na hora de fornecer produtos e serviços para grandes empresas, como requisitos para contratação, prazos de pagamento, prestação de contas, como gerar uma nota e entre outros detalhes que podem fazer toda a diferença para aprovação de uma proposta comercial e no bom atendimento de um contrato.

Daniela Gerdenits, consultora de responsabilidade social do Legado das Águas, diz que a parceria com o Sebrae buscou capacitar os fornecedores para atender a demanda não só da Reserva, mas de outras empresas. "O Vale do Ribeira tem muitas oportunidades de negócio. Ao capacitar o empresário local para aproveitá-las, a economia é fomentada e cria-se uma rede ampla de bons fornecedores, preparados para atender diferentes empresas, em diversos mercados. Com isso, não só a qualidade do atendimento melhora, mas o leque de serviços e produtos ofertados aumenta. É uma relação de ganha-ganha, e encontramos na parceria com o Sebrae o formato ideal para trabalhar esses pontos, principalmente pela capacitação incluir o contexto atual imposto pela pandemia", explana Daniela.

Além dos assuntos relacionados ao atendimento a grandes empresas, o curso também abordou os temas "inovando nas vendas", "protegendo o caixa da sua empresa", "conhecendo o crédito certo para a sua empresa", "renegociando com clientes e fornecedores", "entendendo seus direitos", "normativas de contratação e dicas para fornecedores" e "contabilidade". O último dia do evento contou com um encontro virtual de negócios, onde os participantes puderam ofertar seus produtos e serviços entre si em busca de novos clientes e parcerias, ampliando e fortalecendo a rede de fornecedores da região.

De acordo com Leonardo Raupp, analista de negócios do Sebrae, as metodologias aplicadas na capacitação foram voltadas para soluções rápidas e aplicáveis aos negócios. "A pandemia tem sido muito difícil para os pequenos negócios, por isso, precisam de ferramentas que os ajudem a se adequarem à nova realidade no curto prazo. Mas, além de ajudar o empreendedor a enfrentar a crise, o programa também visa fortalecer a relação entre empresas e fornecedores, promovendo a qualidade e aumentando a competitividade nos vários elos da cadeia produtiva, gerando novas oportunidades. A parceria com o Legado das Águas foi muito bem-sucedida nesse sentido por compartilharmos dos mesmos valores, como foco na valorização do micro e pequeno empresário de negócios locais", diz o analista.

Para muitos dos participantes, o "Programa Enfrentar - Fortalecendo Fornecedores" foi a primeira capacitação de gestão empresarial. É o caso da Cilene Barros, da Associação cabocla da comunidade Ribeirão da Anta, de Tapiraí, fornecedora de artesanato. "O que aprendi no curso vai me ajudar desde a gestão dos negócios, questões jurídicas até o marketing", comemora.

Maria de Queiroz, artesã e coordenadora da Casa do Artesão de Miracatu, diz que multiplicará o conhecimento adquirido na capacitação. "Surgiram muitas ideias de como podemos nos organizar para aproveitar as oportunidades que surgirão com a retomada do turismo na cidade, e até mesmo o que já podemos fazer para expandir, mesmo ainda no período de paralização das atividades por conta da pandemia. Vai ser muito positivo para o nosso grupo de artesãos da cidade", comemora.

Como um dos frutos do curso, os participantes continuarão recebendo apoio do Legado das Águas e Sebrae por meio de um grupo de WhatsApp, criado para troca de experiência e, também, de serviços e produtos entre a rede formada durante o evento. O Sebrae Vale do Ribeira ainda disponibilizou um contato direto para mentoria de alguns segmentos ligado ao turismo.

Sobre o Legado das Águas - Reserva Votorantim

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Como empreender com criação de conteúdo digital e usar a I.A a seu favor para produzir mais em menos tempo

Será apresentado como você pode abrir um negócio, criando conteúdo digital utilizando a Inteligência Artificial a seu favor.  O empreendedor e jornalista Lucas Galante vai explicar como usa a I.A para empreender com o jornalismo independente, revelando técnicas de edição de muitos vídeos e criação de roteiro, em um curto período de tempo. Mostrando que para inovar, tem que ser mais que criativo, mas adaptar-se as novas ferramentas da modernidade e do mercado digital. PRESENCIAL  Data: 21/04 | 16:15 BRT  Duração: 45min Local: Parque Turístico - Endereço: Avenida Governador Mario Covas Jr, 204 Sobre o(s) Inspirador(es) Lucas Galante Ferreira Há 12 anos Empreendendo com Jornalismo, o jornalista Lucas Galante fundou em 2013 o Jornal Bemtevi (impresso), já apresentou programas de televisão e atualmente apresenta o seu próprio Podcast com entrevista com empreendedores locais.                          ...

Governo de SP realiza escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente para construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos

Encontros integram o programa CULTSP PRO e visam mapear necessidades do setor cultural e criativo dos municípios da região. Ações acontecem nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo realiza, nos dias 10 e 11 de abril uma escuta ativa nas cidades de Iguape e São Vicente, respectivamente, para ouvir e entender as necessidades dos municípios da região, em parceria com o Programa CULTSP PRO - Escolas de Profissionais da Cultura, por meio do Instituto de Desenvolvimento Social (idg). O programa tem como objetivo qualificar profissionais e incentivar a inovação no setor cultural e criativo do estado. Em Iguape a ação será realizada no dia 10 de abril, às 18h30, no Sobrado dos Toledos, localizado à Rua Major Rebello, 361, no Centro Histórico da cidade. Já em São Vicente, o encontro acontecerá no dia 11 de abril, às 18h30, nas Oficinas Culturais Professor Oswaldo Névola Filho, situado na Rua Tenente Durval do Amaral, 72,...

#Podcast 09 - Empreendedora Visionária: A Jornada de Sucesso de Danúbia Borba

O podcast Lucas Galante Entrevista está de volta com tudo na sua terceira temporada! Neste episódio 09, tenho a honra de receber uma grande amiga e referência do empreendedorismo regional: Danúbia Borba. Danúbia é CEO da Pentágono Contábil, Delegada Regional do CRCSP em Peruíbe, Presidente do BNI Reciprocidade de Itanhaém e uma verdadeira força quando o assunto é liderança, inovação e desenvolvimento empresarial. Nesse bate-papo inspirador, conversamos sobre: 🔸 Os desafios e conquistas da sua jornada empreendedora 🔸 A força da cultura de negócios em Peruíbe 🔸 A importância da representação contábil no CRCSP 🔸 O impacto das redes como o STAR Club 🔸 A idealização do evento Empresa do Futuro 🔸 A transformação digital nas empresas 🔸 Dicas práticas para quem está começando a empreender 🔸 Como equilibrar a vida pessoal e profissional 🔸 E muito mais! Foi também a estreia do podcast gravado no  @MUVIEstudioItanhaém  , onde a produção ficou ainda mais profissional e compl...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...