Governo de SP inicia a edição 2020 do Prospera Jovem com 400 estudantes do Vale do Ribeira

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo iniciou nesta sexta-feira, 9 de outubro, a edição 2020 do programa Prospera Jovem, em evento online, que contou com a participação dos 400 estudantes do Vale do Ribeira, todos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações intersecretarial do programa Vale do Futuro, lançado em 10 de Outubro de 2019, pelo Governo do Estado que visa promover o crescimento e o desenvolvimento da região.

O encontro, transmitido pelo canal oficial da Secretaria de Desenvolvimento Social no YouTube (http://www.youtube.com/socialsaopaulo/), teve a participação da Secretária Célia Parnes e de três painelistas, sendo dois psicólogos (Fábio de Souza e Airton Rocha) e do empreendedor Wellington Vitorino que abordaram sobre os dilemas e oportunidades na pandemia e incentivaram a superação dos desafios para colocar os Projetos de Vida em prática.

"Por mais que saibamos de todas as limitações e complicações que a pandemia vem gerando, não podíamos deixar que estes 400 estudantes que estão se formando no Ensino Médio perdessem a oportunidade de participar do Prospera Jovem e construíssem os seus Projetos de Vida", contou Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Previsto para iniciar no primeiro semestre deste ano, o programa teve que passar por uma reformulação em razão da pandemia da Covid-19. Com as recomendações dos órgãos de saúde para a população manter o distanciamento social e para garantir a oportunidade dos jovens do último ano escolar, a equipe técnica da Secretaria foi responsável pela adequação das atividades para o universo virtual.


Durante os próximos três meses, os jovens inscritos no programa passarão por três etapas:


• Reflexões, mentorias e oficinas para a construção de um sonho que será o seu Projeto de Vida;


• Tutoria para o seu autoconhecimento e avaliação de cenários para a execução do seu projeto;


• Desenvolvimento dos planos de ação, além de exercícios e oficinas de educação financeira.


Cumprindo estas três etapas com uma frequência mínima de 70% nas atividades do Prospera, obtendo a aprovação no ano letivo escolar e assinando o Termo de Declaração de participação do programa; os jovens poderão receber o Certificado de Conclusão e o incentivo financeiro de R﹩ 1,2 mil, além do acesso ao Mapa de Oportunidades do Vale do Ribeira, produzido pelo Sebrae, e as opções de formação técnica no Centro de Paula Souza e Novotec.

"Estou muito orgulhosa e não posso deixar de gratificar a nossa equipe pela excelente articulação e atuação ao reformular o formato do programa para atendermos exclusivamente estes jovens no último ano escolar nesta primeira edição. Seguiremos prezando pela autonomia e crescimento pessoal e profissional de todos os participantes, incentivando eles a serem os vetores de mudança das suas famílias e comunidades no Vale do Ribeira", completa Célia Parnes.


Vale do Futuro


O Vale do Futuro é um programa do Governo de São Paulo para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. O programa prevê R﹩ 1 bilhão em investimentos públicos e a atração de mais R﹩ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022. Além do Programa Prospera Jovem, a Secretaria de Desenvolvimento Social participa do projeto com a transferência dobrada do Fundo Estadual de Assistência Social aos municípios participantes, calçando as ações de proteção social na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não sou perigoso, me chamo Gildásio e preciso de sua ajuda!

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Ruínas do Abarebebê: Detalhes da primeira igreja do Brasil