Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial sem Tabaco: Consumo aumentado de cigarro durante a pandemia acende alerta para "herança" de câncer de pulmão



A preocupação acerca dos índices de câncer de pulmão, cuja incidência está ligada ao tabagismo em 85% dos casos, ganhou contornos ainda mais dramáticos diante da pandemia do novo coronavírus. Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas, 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante o período de isolamento social: 22,8% aumentaram em dez, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais cigarros. Foram ouvidos 44.062 brasileiros, de ambos os sexos, de todos os níveis de escolaridade e de todas das faixas etárias a partir de 18 anos.


Para o oncologista clínico Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, o aumento do tabagismo está relacionado à ansiedade gerada pelo momento inédito na história recente da saúde. "O consumo de cigarros é um problema de saúde pública que não pode ser ignorado, é preciso reforçar a mensagem de que precisamos superar essa batalha contra a Covid-19 sem deixar de lado outros cuidados com o nosso corpo. A luta contra o tabagismo não pode ser abandonada, sob o risco de termos não apenas uma onda de aumento na incidência de neoplasias malignas, entre eles o câncer de pulmão - que tem íntima relação com este hábito nada saudável - além de ao menos outros 12 tipos de tumores", explica.

Os dados são preocupantes e reforçam a relevância das campanhas de combate ao fumo voltadas à conscientização sobre as mortes evitáveis decorrentes do consumo de cigarros. Por isso, é essencial alertar sobre a importância de combater o tabagismo como forma efetiva de prevenção contra o câncer de pulmão e outros tipos de tumores.

Tipo de doença oncológica que mais mata no mundo desde 1985, o tumor de pulmão ocupa o terceiro lugar como o mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres. A incidência global pode chegar a 1.8 milhão de novos casos por ano, com 1.6 milhão de mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, mais de 30 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença em 2021, conforme levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Sinais de alerta

Outro aspecto que não pode ser desconsiderado é a vigilância contínua de possíveis sintomas, que podem ser facilmente confundidos com os do novo coronavírus, principalmente entre fumantes. "Os sinais iniciais do câncer de pulmão se assemelham muitas vezes aos de outras condições comuns associadas ao trato respiratório, por isso dificilmente é diagnosticado no estágio inicial. Tosse e falta de ar, sintomas amplamente relacionados ao Covid-19, também são o alerta principal para o câncer de pulmão", destaca Jacques Tabacof, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Neste sentido, ele explica que vale atentar para algumas diferenças importantes: a tosse seca no Coronavírus vem associada a outros sintomas como a febre, por exemplo, e, além disso, perdura por mais ou menos 15 dias. Já no câncer de pulmão, esse sintoma, quando surge, tende a ser persistente e não apresentar melhoras após este período.

É preciso, adicionalmente, reforçar a importância do acompanhamento médico de rotina. Assintomático em fases iniciais, o câncer de pulmão costuma ser diagnosticado tardiamente, o que reduz as chances de cura. O INCA indica que apenas 16% dos tumores malignos são diagnosticados em estágio inicial.

Segundo Jacques Tabacof, diante do cenário atual, tendo o novo coronavírus no centro das preocupações de toda a população, sinais clássicos do tumor maligno de pulmão correm o risco de ser ignorados e a busca por aconselhamento especializado e exames para assegurar o diagnóstico do tumor adiados para o futuro. "Os sintomas do câncer de pulmão geralmente são mais frequentes no estágio avançado da doença, o que dificulta o diagnóstico precoce, essencial quando pensamos em chances de cura. Além da tosse e da falta de ar, dor torácica contínua, perda de peso sem motivo, rouquidão que não melhora após mais de sete dias e pneumonias recorrentes figuram entre os pontos de alerta para este tipo de tumor", comenta.

E apesar de muitas pesquisas apontarem para os malefícios causados pelos cigarros tradicionais, as alternativas como os cigarros light, eletrônicos ou narguilés também podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, os especialistas destacam que outro grande alerta que precisa ser feito é em relação ao chamado vape, que cresce em consumo principalmente entre os jovens.

"Houve um grande retrocesso. Depois de anos diminuindo o número de fumantes, principalmente entre jovens - o que é muito importante, já que a maioria dos que continuam fumando começaram nessa época da vida -, vemos também um aumento grande de pessoas usando o cigarro eletrônico. O apelo tecnológico é uma das coisas que atraem os mais novos e é preciso conscientizar a população que, mesmo eles, são potencialmente tóxicos e levam à dependência", frisa Bruno Ferrari.

O hábito de fumar também contribui para o aumento no risco de ocorrência de ao menos outros 12 tipos de câncer: bexiga, pâncreas, fígado, do colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), na cavidade oral (boca), faringe (pescoço), estômago e cólon, leucemia mielóide aguda. Adicionalmente, o tabagismo é um dos hábitos relacionados a formas mais graves de infecção pelo novo coronavírus.

Luta contra o fumo

Nunca é tarde demais para abandonar o vício, afirmam os especialistas. Essa realidade pode ser colocada em forma de linha do tempo: apenas 20 minutos após interromper o consumo de tabaco, a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis adequados. Em 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue ficam regulados e o de oxigênio aumenta. Passadas 24 horas, o risco de se ter um acidente cardíaco diminui. E após 48 horas, as terminações nervosas começam a se recuperar e os sentidos de olfato e paladar melhoram.

Passados três meses, a circulação sanguínea melhora e caminhar torna-se mais fácil com a função pulmonar se recupera em até 30%. A partir de um a nove meses, os sintomas como tosse, rouquidão e falta de ar ficam mais tênues. Em cinco anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fumou um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Quinze anos após parar de fumar, torna-se possível assegurar que os riscos de desenvolver câncer de pulmão se tornam praticamente iguais aos de uma pessoa que nunca fumou.

No caso de pacientes com tumor de pulmão que abandonam o cigarro, é possível obter uma melhora na capacidade de oxigenação que favorece a redução de possíveis efeitos colaterais das terapias empregadas. Isso também contribui para uma melhor resposta ao tratamento, com ganhos evidentes para a qualidade de vida.

"Pessoas que abandonam o cigarro podem colher os benefícios duas vezes: prevenindo mais danos às células pulmonares relacionados a esse hábito nada saudável e dando aos pulmões a chance de se recuperar das sequelas existentes", finaliza Bruno Ferrari.

Para mais informações, acesse https://www.grupooncoclinicas.com/movimentopelavida/e-se-eu-parar-de-fumar/Informações para a imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#Podcast 12 - Como a cannabis medicinal está curando famílias no Brasil | Dra. Grazi Sativa

  ⁠ Neste episódio especial do Podcast 12, entrevistei a Dra. Graziella Gobetti, mais conhecida como Dra. Grazi Sativa, médica referência no Brasil no uso terapêutico da cannabis medicinal. Dra. Grazi compartilha sua trajetória pessoal e profissional, desde os primeiros passos na medicina até se tornar uma das pioneiras na prescrição de fitoterápicos à base de cannabis. A entrevista aprofunda temas como os benefícios reais do CBD e do THC, os principais diagnósticos tratados, os desafios regulatórios e jurídicos, além de histórias transformadoras de pacientes. Falamos também sobre os mitos e preconceitos, a importância do acesso legal e seguro à cannabis, e o papel das associações no Brasil. Um episódio essencial para quem busca informação com embasamento científico, sensibilidade e verdade sobre a planta que está revolucionando a medicina. 💬 Comenta aqui embaixo a sua dúvida ou curiosidade! Siga a Dra Grazi Sativa no Instagram: https://www.instagram.com/dragrazisativa/ 👇Ag...

Paulão não é mais Secretário de Planejamento e Prefeita anuncia reforma administrativa

A prefeitura de Peruíbe comunicou na manhã desta sexta-feira (16) que o Secretário de Planejamento, Paulo Henrique Siqueira, entregou sua carta de demissão à prefeita de Peruíbe, Ana Preto. No documento, Siqueira fez um balanço do seu trabalho:  “Estou orgulhoso por ter participado desta administração em um ano e meio. Tenho certeza que contribuí com meu trabalho, mas agora tenho outra missão que foi concedida pela minha líder!” , destaca Siqueira. Paulão, como é conhecido por todos, irá coordenar as campanhas políticas estaduais e federais na região nos próximos meses, além de assumir, no próximo dia 30, a presidência de um grande partido local. “Estou deixando o PC do B hoje, tive muito orgulho de presidi-lo nos últimos três anos. Elegemos a companheira Laila, uma representação feminina em destaque pela sua atuação na Câmara. Deixo o companheiro Valmir na presidência, um grande político que saberá conduzir o partido ao crescimento” , declara Siqueira. Em reunião marcada para ...

Transforme sua energia e desbloqueie sua vida: conheça a Mesa Quântica Estelar com Tatiane Pereda

Você já teve a sensação de que, por mais que tente, certos aspectos da sua vida não avançam? Relacionamentos repetitivos, bloqueios financeiros, cansaço emocional ou simplesmente a sensação de estar desconectado? Muitas vezes, a origem desses desafios está no campo energético — e é justamente aí que atua a Mesa Quântica Estelar Nova Era. Conduzida pela terapeuta Tatiane Pereda, da página @tatianeperedaterapias , essa técnica é uma ferramenta de harmonização vibracional e expansão de consciência, que tem transformado vidas por meio do realinhamento energético e da reconexão com a essência interior. 🌟 O que é a Mesa Quântica Estelar Nova Era? A Mesa é um sistema de cura quântica e espiritual que utiliza símbolos, gráficos, comandos de energia e orientação sutil para acessar bloqueios e padrões repetitivos. Seu objetivo é liberar o que impede o fluxo natural da vida, promovendo equilíbrio e clareza em diversos níveis — físico, emocional, mental e espiritual. ✨ Para que serve? É indicada...

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...