Pular para o conteúdo principal

Lei que institui Semana dos Direitos dos Animais completa 10 anos no Estado de São Paulo

 


A Lei 14.482/11, que instituiu a Semana dos Direitos dos Animais no Estado de São Paulo, está completando dez anos. Criada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a data tem por objetivo mobilizar a população por meio de ações, debates, cursos, palestras e seminários que promovam a conscientização e divulgação dos direitos dos animais, domésticos ou não.


Neste quesito, a Alesp também relembra proposituras de autoria parlamentar que tratam dos animais. Na Casa, os parlamentares trabalham para promover a proteção e defesa dos animais. A Lei 17.231/19, que institui o Programa Estadual Adote um Animal, é uma das medidas vigentes no Estado. Ela tem o objetivo de incentivar pessoas físicas e/ou jurídicas a contribuírem para a melhoria das adoções de animais domésticos em situação de abandono ou abrigados em centros de controle de zoonoses por meio de ações preventivas, educativas e de assistência.

Para o autor da proposta, deputado Márcio da Farmácia (Pode), a celebração é necessária para contribuir para a promoção do conforto animal. "É um momento de comemorar e trazer mais qualidade de vida para esses animais" afirmou.

Para a presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), Silvana Andrade, a comemoração tem o papel de contribuir para a disseminação de conhecimento da população. "Para que toda a sociedade possa ter mais informação, conhecimento e formar uma consciência maior em relação ao respeito e o reconhecimento dos direitos dos animais. Como humanos, temos que garantir o bem-estar de todos os animais".

Projetos em andamento

O Projeto de Lei 389/21, de autoria do deputado Maurici (PT), em tramitação na Assembleia, é uma das medidas em prol dos bichos. Ele determina que agressores que cometerem crime de maus tratos contra animais devem arcar com as despesas do tratamento, tal como assistência veterinária e demais gastos decorrentes da agressão. Além disso, o acusado deve participar de ações de conscientização sobre o tema.

O autor da proposta afirma que a data é conscientizadora. "Mais do que uma data comemorativa, a Semana dos Direitos dos Animais é um momento de conscientização. Precisamos educar a sociedade paulista a respeito da maneira como temos tratado os animais. Devemos lembrar que todas as vidas importam."

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em todo o ano de 2019, foram registradas 12.075 denúncias de maus tratos a animais, enquanto que em 2020, foram 15.478 denúncias, um aumento de 28,18%. No primeiro semestre de 2020, o número de queixas foi de 8211, um crescimento de 11,30% comparado às 9139 denúncias apresentadas nos seis primeiros meses de 2021.


Outra proposta recente na Alesp é o Projeto de Lei 484/21 que institui a Campanha Vida Animal, que visa estimular a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários para animais domésticos. De autoria do deputado Delegado Olim (PP), a campanha promove a doação segura de sangue animal, especialmente por meio da instalação e manutenção de bancos de sangue veterinários, além de ampliar a divulgação de informações para conscientizar os tutores sobre a importância da doação de sangue animal.

A justificativa do plano relaciona a incidência de doações com a falta de conhecimento da população. "Assim como nós, os animais também podem passar por situações delicadas em que a transfusão de sangue se torna medida imprescindível". "A doação ainda é uma prática relativamente desconhecida e por isso conta com poucos adeptos", disse. Atualmente o plano segue na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Outras propostas

Recentemente, como medida de manutenção da proteção dos animais, o governo do Estado anunciou a construção de oito novas clínicas veterinárias gratuitas do programa estadual Meu Pet, com conclusão prevista para 2022. Os municípios que receberão a clínica são: Barueri, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí e São José do Rio Preto.

O investimento total para as clínicas é de R$ 50 milhões, sendo R$ 5 milhões para cada uma. Cada prefeitura irá ceder um espaço para a construção com estrutura de 480 m², que irá comportar salas de medicação, cirúrgicas e equipamentos especializados.

Texto: Daniele Oliveira e Natália Belo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Feira do Produtor Rural fortalece agricultura familiar e transforma a vida de famílias em Peruíbe

Peruíbe, conhecida por suas praias e belezas naturais, também vem se destacando em outra frente: a agricultura familiar. Desde 2021, a Feira do Produtor, realizada todas às quartas-feiras na Praça Matriz, tem mudado a vida de pequenos agricultores e artesãos da cidade. São mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Peruíbe e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Além de um espaço permanente para comercialização, os produtores receberam capacitação pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em manejo, empreendedorismo, administração e finanças, garantindo qualidade nos produtos e sustentabilidade nos negócios. A Feira do Produtor Rural oferece desde hortaliças, frutas, mel, ovos caipiras, queijos e laticínios artesanais até peças de artesanato e produtos sustentáveis, incentivando a população e turistas a consumirem alimentos frescos, livres de agrotóxicos e produzidos no próprio município. Entre as histórias de transfo...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...