Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: campanha alerta para que mulheres e homens cuidem da saúde das mamas

Criado nos anos de 1990 para inspirar pessoas a se conscientizaram sobre o câncer de mama, "Outubro Rosa" é um movimento global que ano após ano ganha notoriedade e tem sido importante incentivador na busca pela prevenção.


Mesmo afetando principalmente mulheres com mais de 50 anos, a doença também atinge homens e homens trans. A campanha também propõe maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e ajuda na redução da mortalidade pela doença. Por isso, as iniciativas em favor da atenção com o próprio corpo e o cuidado com a saúde das mamas são importantes e devem ser priorizadas sempre.

De acordo com os últimos indicadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil até o final deste ano. Resultante do descontrole da multiplicação das células mamárias, a doença pode ocorrer por diversas causas, desde fatores genéticos e causas externas que podem ser desencadeadores de tumores. Especialistas destacam fatores de risco maior, como idade acima de 65 anos, mutações genéticas herdadas, dois ou mais parentes de primeiro grau com doença anterior e mamas pós-menopáusicas. Além disso, outros fatores de risco também são considerados desde o grau de parentesco com outros familiares afetados pelo câncer de mama até pacientes expostos a doses de radiação na mama.

Exames preventivos não podem ser deixados de lado



Na luta contra a doença, os exames preventivos são fundamentais e baixa procura pela mamografia preocupa as autoridades, já que o exame é considerado o método mais eficaz para detecção de microcalcificações aglomeradas, sendo imprescindível para atenção com a saúde das mamas, mas segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares.

Outro indicador preocupante é o do DataSus, que aponta que mais um milhão de mulheres deixaram de fazer seus exames em 2020 e segundo o "Radar do Câncer", desenvolvido pelo Instituto Oncoguia, em 2020, houve uma queda de 50% de mamografias realizadas em comparação com 2019. Uma das ferramentas mais indicadas para detecção precoce do câncer de mama: a mamografia é considerada imprescindível para o calendário de jornada de cuidados das mulheres a partir dos até os 40 anos. Ela não substitui o físico, mas pode ser decisivo para o desfecho clínico em caso de detecção de anormalidades.

Outros exames também são importantes nesta jornada, como a ultrassonografia e ressonância magnética - complementares à mamografia e podem ser indicadas para pacientes mais jovens, com mamas naturalmente mais densas, já que nestes casos a mamografia pode ter maior dificuldade de detectar eventuais nódulos. A ultrassonografia também colabora nos casos em que a mamografia pode ser inconclusiva devido à presença de um tumor.

Além disso, mesmo com a campanha focada nas mulheres, homens também apresentam quadro clínico da doença. Hoje, 1,2% dos casos de câncer de mama é masculino. As principais vítimas são homens com mais de 50 anos, e pode ser mais frequente em pacientes com famílias com casos de câncer de mama e de ovário. Como também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena, e podem ser diagnosticados. Os números do Instituto Nacional do Câncer mostram que cerca de quatro a cada cinco casos da doença em homens ocorrem após os 50 anos. Por isso, a prevenção e o cuidado com a saúde das mamas devem ser práticas de todos.

Assim como nas mulheres, o tratamento do câncer de mama em homens também depende da fase em que a doença é descoberta e do tipo de tumor encontrado. Além disso, a recomendação de tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, de acordo com o caso.

Cuidado com a alimentação é essencial



Além das campanhas para o diagnóstico precoce com o autoexame e mamografia, o Outubro Rosa também acende o alerta para a integração de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia apenas na prevenção, mas também no prognóstico do câncer. Um artigo publicado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO), feito a partir da observação da composição corporal de pacientes e da prática de atividades físicas, apontou evidências quanto à importância do controle de peso e de exercício na prevenção e no controle do câncer de mama.

A médica endocrinologista do Grupo Sabin, Dra. Talita Cordeschi, destaca que, além deste, há diversos estudos científicos que evidenciam que pacientes acima do peso na pós-menopausa podem apresentar maior risco de desenvolver câncer de mama. Outras pesquisas relacionam a obesidade ao aumento do risco de recorrência do câncer de mama e mortalidade de mulheres na pré e pós-menopausa. "Também existem evidências apontando como o sedentarismo pode ser fator de risco para a incidência do câncer de mama e até mesmo óbito. Por isso, é tão importante adotar uma rotina mais saudável, investir em atividades físicas e manter uma alimentação mais balanceada. É uma combinação que pode contribuir para melhorar resultados de pacientes em tratamento, reduzir índices de obesidade e combater o sedentarismo", observa. A especialista revela ainda que obesidade e sobrepeso estão associados a um risco até duas vezes maior de câncer de mama na pós-menopausa.

As evidências apresentadas no estudo levaram o American Cancer Society a produzir diretrizes para nutrição e atividades físicas aos sobreviventes de câncer e receberam a chancela da médica. "Fazer uma redução de ingestão de alimentos processados e do consumo de bebidas alcóolicas e açucaradas; aumentar atividade física e incluir, se possível, exercícios de resistência; limitar o consumo de carne vermelha; aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos, são medidas essenciais", concluiu.

Serviço: O Grupo Sabin dispõe de um portfólio com mais de 3.500 serviços de saúde, dentre eles, a mamografia convencional e a mamografia digital, além da ultrassonografia e ressonância magnética. Durante todo o mês haverá pacotes especiais para a realização de exames de análises clínicas e imagens. Para conferir todos os detalhes e realizar agendamento, acesse: sabin.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe implementa projeto pioneiro de Seletividade Alimentar nas escolas

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou em 2025 o Projeto de Seletividade Alimentar, iniciativa inovadora que garante inclusão e qualidade nutricional para cerca de 300 alunos da rede municipal que apresentam seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou condições específicas de saúde. O programa responde a um desafio crescente: segundo estudos, cerca de 25% das crianças neurotípicas apresentam dificuldade alimentar, índice que pode chegar a 80% em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição, reconhecida pelo DSM-5 como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), pode comprometer o crescimento, a saúde e a vida social dos estudantes. O protocolo criado pela Secretaria Municipal de Educação envolve: - Cardápios adaptados, respeitando necessidades médicas, preferências e aceitação dos alunos; - Formação continuada para professores, gestores, merendeiras, estagiários e toda a equipe escolar; - Orientação às famílias, com ...

Peruíbe recebe pela primeira vez o Festival Aloha Motorhome Friends

Peruíbe, conhecida por suas belezas naturais e pela forte temporada de verão, vem ampliando sua presença como destino de eventos também fora da alta estação. E neste fim de semana, sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), a cidade recebe a primeira edição do Festival Aloha Motorhome Friends, que chega para animar moradores e visitantes com uma programação diversificada e gratuita. São esperados mais de 250 equipamentos. O evento acontece na nova área de eventos do Parque Turístico Municipal Prefeito Benedito Marcondes Sodré, inaugurada em abril pela atual gestão, que já se consolidou como palco de grandes atrações. Com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, o festival reunirá exposição de motorhomes, trailers e campers de várias regiões do país, além de shows musicais, praça de alimentação, sorteios de brindes e uma grande ação de limpeza de praias, em parceria com o Instituto Ambiecco e o Sicoob Litoral. "O evento é uma oportunidade de entender melhor as necessidades dos car...