Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa: campanha alerta para que mulheres e homens cuidem da saúde das mamas

Criado nos anos de 1990 para inspirar pessoas a se conscientizaram sobre o câncer de mama, "Outubro Rosa" é um movimento global que ano após ano ganha notoriedade e tem sido importante incentivador na busca pela prevenção.


Mesmo afetando principalmente mulheres com mais de 50 anos, a doença também atinge homens e homens trans. A campanha também propõe maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e ajuda na redução da mortalidade pela doença. Por isso, as iniciativas em favor da atenção com o próprio corpo e o cuidado com a saúde das mamas são importantes e devem ser priorizadas sempre.

De acordo com os últimos indicadores do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima 66 mil novos casos de câncer de mama no Brasil até o final deste ano. Resultante do descontrole da multiplicação das células mamárias, a doença pode ocorrer por diversas causas, desde fatores genéticos e causas externas que podem ser desencadeadores de tumores. Especialistas destacam fatores de risco maior, como idade acima de 65 anos, mutações genéticas herdadas, dois ou mais parentes de primeiro grau com doença anterior e mamas pós-menopáusicas. Além disso, outros fatores de risco também são considerados desde o grau de parentesco com outros familiares afetados pelo câncer de mama até pacientes expostos a doses de radiação na mama.

Exames preventivos não podem ser deixados de lado



Na luta contra a doença, os exames preventivos são fundamentais e baixa procura pela mamografia preocupa as autoridades, já que o exame é considerado o método mais eficaz para detecção de microcalcificações aglomeradas, sendo imprescindível para atenção com a saúde das mamas, mas segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve queda de 70% na presença de mulheres nas unidades hospitalares.

Outro indicador preocupante é o do DataSus, que aponta que mais um milhão de mulheres deixaram de fazer seus exames em 2020 e segundo o "Radar do Câncer", desenvolvido pelo Instituto Oncoguia, em 2020, houve uma queda de 50% de mamografias realizadas em comparação com 2019. Uma das ferramentas mais indicadas para detecção precoce do câncer de mama: a mamografia é considerada imprescindível para o calendário de jornada de cuidados das mulheres a partir dos até os 40 anos. Ela não substitui o físico, mas pode ser decisivo para o desfecho clínico em caso de detecção de anormalidades.

Outros exames também são importantes nesta jornada, como a ultrassonografia e ressonância magnética - complementares à mamografia e podem ser indicadas para pacientes mais jovens, com mamas naturalmente mais densas, já que nestes casos a mamografia pode ter maior dificuldade de detectar eventuais nódulos. A ultrassonografia também colabora nos casos em que a mamografia pode ser inconclusiva devido à presença de um tumor.

Além disso, mesmo com a campanha focada nas mulheres, homens também apresentam quadro clínico da doença. Hoje, 1,2% dos casos de câncer de mama é masculino. As principais vítimas são homens com mais de 50 anos, e pode ser mais frequente em pacientes com famílias com casos de câncer de mama e de ovário. Como também possuem glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena, e podem ser diagnosticados. Os números do Instituto Nacional do Câncer mostram que cerca de quatro a cada cinco casos da doença em homens ocorrem após os 50 anos. Por isso, a prevenção e o cuidado com a saúde das mamas devem ser práticas de todos.

Assim como nas mulheres, o tratamento do câncer de mama em homens também depende da fase em que a doença é descoberta e do tipo de tumor encontrado. Além disso, a recomendação de tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica, de acordo com o caso.

Cuidado com a alimentação é essencial



Além das campanhas para o diagnóstico precoce com o autoexame e mamografia, o Outubro Rosa também acende o alerta para a integração de hábitos mais saudáveis no dia-a-dia apenas na prevenção, mas também no prognóstico do câncer. Um artigo publicado pela American Society of Clinical Oncology (ASCO), feito a partir da observação da composição corporal de pacientes e da prática de atividades físicas, apontou evidências quanto à importância do controle de peso e de exercício na prevenção e no controle do câncer de mama.

A médica endocrinologista do Grupo Sabin, Dra. Talita Cordeschi, destaca que, além deste, há diversos estudos científicos que evidenciam que pacientes acima do peso na pós-menopausa podem apresentar maior risco de desenvolver câncer de mama. Outras pesquisas relacionam a obesidade ao aumento do risco de recorrência do câncer de mama e mortalidade de mulheres na pré e pós-menopausa. "Também existem evidências apontando como o sedentarismo pode ser fator de risco para a incidência do câncer de mama e até mesmo óbito. Por isso, é tão importante adotar uma rotina mais saudável, investir em atividades físicas e manter uma alimentação mais balanceada. É uma combinação que pode contribuir para melhorar resultados de pacientes em tratamento, reduzir índices de obesidade e combater o sedentarismo", observa. A especialista revela ainda que obesidade e sobrepeso estão associados a um risco até duas vezes maior de câncer de mama na pós-menopausa.

As evidências apresentadas no estudo levaram o American Cancer Society a produzir diretrizes para nutrição e atividades físicas aos sobreviventes de câncer e receberam a chancela da médica. "Fazer uma redução de ingestão de alimentos processados e do consumo de bebidas alcóolicas e açucaradas; aumentar atividade física e incluir, se possível, exercícios de resistência; limitar o consumo de carne vermelha; aumentar a ingestão de frutas e vegetais frescos, são medidas essenciais", concluiu.

Serviço: O Grupo Sabin dispõe de um portfólio com mais de 3.500 serviços de saúde, dentre eles, a mamografia convencional e a mamografia digital, além da ultrassonografia e ressonância magnética. Durante todo o mês haverá pacotes especiais para a realização de exames de análises clínicas e imagens. Para conferir todos os detalhes e realizar agendamento, acesse: sabin.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...

Festival de Inverno segue com programação intensa em Peruíbe e traz de volta a tradicional Festa da Tainha da Barra do Una

A Prefeitura de Peruíbe segue com vasta programação do Festival de Inverno, e este fim de semana promete aquecer o coração — e o paladar — de moradores, visitantes e turistas, neste mês de férias. Entre as atrações mais esperadas está a 24ª Festa da Tainha da Barra do Una, um dos eventos mais tradicionais da cidade, que acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 19h, no Centro Comunitário da Barra do Una. Com gastronomia caiçara, samba, forró, fandango e clima familiar, a festa atrai visitantes de toda a região. Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibilizará ônibus extras com saída do AME às 20h, no sábado e no domingo. Mas a programação não para por aí. Outros destaques deste fim de semana incluem: Festival Gastronômico, com mais de 40 restaurantes participantes oferecendo pratos especiais em cinco categorias Inverno Quente do Guaraú Festa da Tainha no Portinho de Pesca Festa Junina da Praça Ambrósio Baldim Festa Junina da Vila Erminda E para quem ama história e natureza,...

Podcast 11 – Leilão de Imóveis na Prática: pagamento, desocupação e análise de riscos | Carlos Campi

  No episódio 11 do podcast Lucas Galante Entrevista , continuamos a conversa com o advogado e especialista em leilões de imóveis, Carlos Henrique Campi, sócio da Fratelli Leilões. Depois de entender como funcionam os leilões no episódio anterior, agora entramos na parte prática: 🔍 Como funciona o pagamento? 🚪 E se o imóvel estiver ocupado? 📄 Quais cuidados tomar antes de dar um lance? Carlos explica os tipos de pagamento, mostra quando é possível parcelar, se dá para usar o FGTS, o que acontece com quem não paga — e alerta sobre os principais erros que fazem investidores perderem dinheiro. Falamos também do processo de desocupação judicial, o papel do advogado e as armadilhas que podem estar escondidas no edital do leilão. Se você está pensando em arrematar um imóvel, esse episódio é essencial para evitar surpresas e tomar decisões com segurança! 📝 Dica prática, casos reais e muita experiência compartilhada de quem atua diretamente nesse mercado. Assista, comente e compa...

Programa de estágio do Einstein oferece oportunidades em áreas corporativasa

O Einstein abre inscrições para seu programa de estágio voltado às áreas corporativas da organização. Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar matriculado no ensino superior com previsão de formatura até 2027, além de residir em São Paulo ou ter disponibilidade para mudança, uma vez que o formato do programa será híbrido. As vagas estão distribuídas entre diversas áreas estratégicas da organização, incluindo: Comunicação Institucional, Comercial e Marketing, Digital (abrangendo Tecnologia da Informação, Dados e Analytics, Governança, Arquitetura e Segurança da Informação), Ensino e Consultoria, Excelência em Saúde, Inovação, Planejamento Financeiro e Serviços (como Compras e Suprimentos), Patrimônio, Engenharia e Manutenção, Responsabilidade Social e Recursos Humanos. “Nosso programa de estágio reflete o compromisso institucional em formar profissionais preparados para os desafios do futuro. Mais do que uma referência na área da saúde, o Einstein é uma organização co...

Acender fogueiras próximo à rede elétrica pode causar sérios acidentes

A noite de São Antônio está chegando e para celebrar o santo casamenteiro na tradição junina, muitas famílias acendem fogueiras. É preciso atenção com o local onde as fogueiras serão acesas, principalmente, se existir rede de distribuição de energia por perto. Fogo e eletricidade não combinam e podem causar sérios acidentes. Para orientar a população e mitigar riscos, a Neoenergia Elektro lista orientações de segurança para que as festas juninas sejam tranquilas.   Não monte fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão de energia. Caso decida montá-la, procure um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos da rede elétrica. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as árvores ou plantações. As chamas também podem danificar equipamentos elétricos.   Outra medida de segurança a ser observada é a não utilização de redes elétricas particulares próximo à fogueira. Muitas vezes, extensõ...