Pular para o conteúdo principal

4 dicas para tratamento de varizes no inverno


Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esta condição, a angiologista e cirurgiã vascular e endovascular Helen Pessoni explica como evitar as varizes e controlar o mal-estar ocasionado pelos sintomas.

As varizes são as vilãs da circulação sanguínea. No Brasil, a estimativa é de que a doença acometa cerca de 20 milhões de pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro. Entre os sintomas mais atrelados à condição, estão dores, sensação de peso e cansaço, câimbras, edema ou inchaço, vermelhidão nos tornozelos, entre outros. Mas você sabia que a temperatura mais baixa, característica dos dias de inverno, é uma grande aliada para controlar este mal-estar?


Por falta de conhecimento ou por não haver sintomas em alguns casos, as varizes são vistas somente como uma preocupação estética para uma grande fatia da população. “As varizes são veias dilatadas e tortuosas que ficam alteradas por diversos motivos, sendo que o principal deles é a herança familiar, causando enfraquecimento da parede venosa. Outros fatores que contribuem com a doença são o excesso de tempo em pé ou sentado, o uso de salto muito alto, gravidez, sedentarismo, obesidade e a utilização de hormônios, como o estrogênio”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Helen Pessoni.  


Segundo a médica especialista, um fator curioso é que o inverno é o período do ano que mais ajuda a melhorar os sintomas. Isso acontece porque no verão, que é a época mais delicada, o calor favorece a dilatação das veias e a retenção de líquidos pelo organismo, ocorrendo mais inchaço, além de sensação de peso e cansaço nas pernas. No frio ocorre o oposto dessas situações, além de também ser o período mais indicado para a realização de tratamentos.


“É importante falarmos isso, pois o tratamento pode deixar arroxeados que, quando expostos ao sol, podem facilitar o surgimento de manchas. Já no inverno, como a exposição solar direta quase não existe, não há esta preocupação”, afirma Dra. Pessoni.


Para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre varizes, a médica lista três recomendações para tratar ou evitar o mal-estar com os sintomas.


1. Escolha do tratamento


Segundo a Dra. Helen Pessoni, são muitos os tratamentos e eles são indicados de acordo com cada tipo, calibre e profundidade das veias. “A escolha deve ser muito minuciosa e as técnicas e protocolos podem ser combinados em um mesmo paciente. Hoje, além dos tratamentos tradicionais de cirurgia e escleroterapia, temos também os procedimentos com laser, endolaser, espuma densa, entre outros”, comenta. Cabe ao médico vascular a análise e direcionamento para o que melhor atenderá o paciente.


 2. Prática de atividades físicas


 “Um conhecimento já antigo da população (e que vem também por meio da educação) é a prática regular da atividade física. Os exercícios são um dos principais fatores de prevenção, pois além de tonificar a musculatura das panturrilhas, também ativa o metabolismo e ajuda a eliminar o excesso de peso, outro fator de risco para o desenvolvimento de varizes”, recomenda.


3. Importância do tratamento precoce


Varizes é uma patologia sem cura. Trata-se de um problema crônico, mas com possibilidade de controle, manutenção e prevenção. “Tratar precocemente é o mais recomendado. Além disso, fazer manutenção regular também é o ideal. Costumo dizer que, se o seu organismo forma as varizes que estão no corpo, se você possui a tendência para o seu desenvolvimento, vai haver sempre possibilidade de desenvolverem novas varizes. Porém, aquelas tratadas adequadamente não voltam, são novos vasos aparecendo”, argumenta a especialista.


4. Procure um especialista


 “A avaliação de um especialista é sempre muito importante, pois varizes pode ser um problema mais complexo do que as pessoas imaginam, necessitando de exames diagnósticos antes de qualquer tratamento, mesmo quando o caso parece simples e superficial e somente um especialista vascular pode realizar esta avaliação e o tratamento com segurança”, finaliza Pessoni.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...