Pular para o conteúdo principal

‘Capital do Amendoim’: Jaboticabal conquista o mundo com produção passada de pai para filho



A origem do nome de Jaboticabal deriva, como parece óbvio, de um bosque de jabuticabeiras nativas existente no primeiro perímetro demarcado do município. Voltando um pouco mais no tempo, a palavra jabuticaba é originária da língua tupi. Iaouti kaua significa “fruto de que se alimenta o jabuti” ou “frutas em botão”. Com essa identificação ancestral, era de se esperar que a cidade de pouco mais de 70 mil habitantes fosse o berço da saborosa frutinha. Mas é aí que podemos nos surpreender! Pela Lei 16.640/18, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o lugar de destaque no Interior paulista recebeu oficialmente o título de Capital...do Amendoim.


Quem é da terra e conhece a história da produção desse item tão brasileiro e sul-americano – provavelmente apresentado pelas mãos dos povos originários indígenas – não se assusta com isso. Pelo contrário, se enche de orgulho para mostrar que a sua produção persistiu à concorrência de outras culturas e ganhou o mundo.


Cultura tradicional no Brasil, o amendoim já era produzido comercialmente desde 1950. A região de Jaboticabal despontava com o know-how de seus produtores, que detinham conhecimento sobre o manejo da cultura, reconhecida como altamente exigente em cada etapa de seu desenvolvimento. As práticas eram passadas de pai para filho, e até meados da década de 1970, o amendoim dividia espaço com café, arroz, milho, soja, algodão e a cana, destinada à produção de açúcar por várias usinas.


Com o passar dos anos, a soja foi avançando em área e tecnologia, e a partir da década de 1970, com o advento do pró-álcool, cresceu a demanda por cana-de-açúcar. Dessa forma, o amendoim, produto símbolo de prosperidade na cidade até então, perdeu espaço na lavoura. Para se ter uma ideia, em 1972, a produção do ano inteiro chegava a 952 mil toneladas. Em 1988, ela não ultrapassava 200 mil toneladas.


Contudo, avaliando a configuração das lavouras, os produtores locais passaram a considerar que a rotação de culturas amendoim/cana-de-açúcar poderia tornar-se um grande diferencial competitivo. A prática não era nova, mas existia somente em pequena escala. Aproveitando o quinto ou sexto corte para a reforma dos canaviais, uma média de 15% das áreas de cana poderia ser utilizada para o amendoim.


Tradição


Em Jaboticabal, o amendoim era uma tradição passada de pai para filho. Entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980, a Cooperativa Agroindustrial (Coplana) – entidade formada por produtores locais - recebia seus primeiros sacos de amendoim em um barracão do município. “A atividade demandava muita mão de obra, onde o pé de amendoim era arrancado do solo à mão e virado para que o sol secasse as vagens. A colheita era realizada por pequenos produtores rurais”, conta Lucas Ramos Neto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal.


Ainda de acordo com ele, a cultura do amendoim fez muita diferença, não somente para o produtor rural, mas para a sociedade local e toda a região. “A cultura do amendoim se tornou a segunda atividade econômica mais importante do município, depois da cana. Isso gerou empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação e trazendo prosperidade”, acrescenta Ramos Neto.


Global


Já na década de 1990, a Coplana importou os primeiros atracadores dos EUA, trazendo a mecanização e a profissionalização ao setor. Assim, novas variedades de amendoim, adaptadas e mais produtivas, foram desenvolvidas. Em 2000, o amendoim destes produtores cooperativistas abria o mercado brasileiro para o Exterior, atendendo mercados como a União Europeia. No ano de 2010, veio a primeira auditoria da BRCGS [Brand Reputation Compliance Global Standard], certificação com reconhecimento global para a segurança do alimento. Isso garantiu a manutenção das exportações do amendoim de Jaboticabal.


Atualmente, o cenário segue positivo e em constante crescimento. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo aponta que a safra 2022/2023 de amendoim tem estimativa de 25% de aumento na região em relação à safra anterior. Segundo a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], a produção de amendoim em casca na safra 2022/2023 em São Paulo foi de 788 mil toneladas, enquanto a produção brasileira atingiu 893 mil toneladas. O Estado segue como principal produtor no País, com 88% do volume total.


Exportações


No que diz respeito às exportações, em 2022 registrou-se um recorde de 297 mil toneladas exportadas, representando um crescimento de 12,5% em relação a 2021. São Paulo é responsável por mais de 95% das exportações de amendoim e óleo no Brasil. E Jaboticabal tem papel importante nisso.


Da lavoura ao laboratório


O município também é responsável por um importante evento científico nacional relacionado ao amendoim. Há quase duas décadas, Jaboticabal sedia o “Encontro sobre a Cultura do Amendoim”, promovido pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), da Unesp. Para aproximar o evento da população e do produtor rural, em 2020, a universidade uniu-se à Cooperativa e a diversos membros da cadeia produtiva. Nascia, em agosto de 2020, a “Feira Nacional do Amendoim”, evento que reúne em um só lugar, o encontro técnico-científico, uma feira de negócios, shows musicais e gastronomia à base de amendoim. Este ano, ela acontece entre os dias 9 a 11 de agosto.


Texto: Fábio Gallacci



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...