Pular para o conteúdo principal

Produtora Cataia Cultural lança podcast sobre o Fandango Caiçara



Estreou no dia 18 de dezembro o podcast “Fandango, Dos Mares para os Lares”, uma viagem a história de um dos ritmos mais importantes da região sul litorânea do Estado de São Paulo e do Paraná. E quem ficará com a responsabilidade de apresentar esse excelente conteúdo são os integrantes da produtora Cataia Cultural, Rodrigo Fonseca e Rodrigo Cabrerisso. Serão 4 episódios que exploram a riqueza do Fandango Caiçara desde sua criação até a influência na música popular brasileira. O podcast poderá ser ouvido no canal “Cataia Cultural” no Spotify e no Youtube.

Nos bate papos, o público ficará sabendo que o Fandango Caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva foi tombado como patrimônio imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Além de conhecer que o ritmo possui um conjunto de práticas que envolvem trabalho, divertimento, religiosidade, música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.

“Há muito tempo acompanhamos o Fandango na região de Cananéia, em São Paulo, desde o início, ainda na primeira formação da Banda Cataia no ano de 2000. E de lá para cá sempre tivemos o desejo de produzir conteúdos sobre essa rica manifestação artística caiçara”, afirma um dos criadores e apresentador Rodrigo Fonseca.

Entre os convidados do podcast “Fandango, Dos Mares para os Lares” estarão o mestre Zé Pereira, renomado fandangueiro e construtor de instrumentos; Laerte Pereira, filho de Zé Pereira; Eliel Alves, uma referência da rabeca na região; a senhora Cleusa Reis, dançarina e uma das líderes do grupo Vida Feliz; o ativista político e conhecedor das histórias locais, Dauro do Prado; além de Cleiton Carneiro, músico e construtor de instrumentos.

A pesquisa para a criação do podcast aconteceu ao longo de 2024 e as gravações dos episódios foram no hotel Lagamar, na zona rural de Cananéia. O projeto foi contemplado pelo com recursos do ProAC, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.



Apresentadores

Rodrigo Fonseca: mestrando em comunicação e cultura pela Universidade de Sorocaba, especialista em gestão cultural pelo Centro Universitário Senac. Fundador da Banda Cataia, atua como artista multimídia, pesquisador e gestor cultural. Além disso, é agente territorial cultural pelo MinC e bolsista do programa pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro. Rodrigo integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Urbana e Práticas Decoloniais (CUPDec) e é membro da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.

Rodrigo Cabrerisso: músico e produtor, é bacharel em audiovisual, com habilitação em cinema e pós-graduação em arte e educação. Com quase vinte anos de experiência como professor, lecionou em universidades e conduziu oficinas em diversas instituições. Como pesquisador cultural, dirigiu e produziu múltiplos documentários sobre música instrumental, cururu, samba paulista e fandango.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Transforme sua energia e desbloqueie sua vida: conheça a Mesa Quântica Estelar com Tatiane Pereda

Você já teve a sensação de que, por mais que tente, certos aspectos da sua vida não avançam? Relacionamentos repetitivos, bloqueios financeiros, cansaço emocional ou simplesmente a sensação de estar desconectado? Muitas vezes, a origem desses desafios está no campo energético — e é justamente aí que atua a Mesa Quântica Estelar Nova Era. Conduzida pela terapeuta Tatiane Pereda, da página @tatianeperedaterapias , essa técnica é uma ferramenta de harmonização vibracional e expansão de consciência, que tem transformado vidas por meio do realinhamento energético e da reconexão com a essência interior. 🌟 O que é a Mesa Quântica Estelar Nova Era? A Mesa é um sistema de cura quântica e espiritual que utiliza símbolos, gráficos, comandos de energia e orientação sutil para acessar bloqueios e padrões repetitivos. Seu objetivo é liberar o que impede o fluxo natural da vida, promovendo equilíbrio e clareza em diversos níveis — físico, emocional, mental e espiritual. ✨ Para que serve? É indicada...

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...

Estúdio de música municipal é inaugurado e atende músicos para ensaios gratuitos em Peruíbe

Prédio da Escola Municipal Livre de Música recebeu reforma e ampliação do estúdio para músicos ensaiarem gratuitamente -  Foto: Divulgação PMP Peruíbe abre as portas para a música: artistas agora têm estúdio gratuito para ensaios A cultura de Peruíbe ganhou um grande reforço com a inauguração de um estúdio público e gratuito para ensaios musicais.  O espaço é totalmente equipado e está pronto para receber bandas e artistas que buscam desenvolver seu talento com estrutura profissional.  Localizado na Avenida Padre Anchieta, 905, no Centro , o estúdio funciona dentro da Escola Municipal Livre de Música Maestro Zivaldo Ribeiro e conta com bateria, microfones, amplificadores e tudo o que é necessário para ensaios de qualidade.  Idealizado pelo vereador Rodrigo Silva, com coordenação do DJ Adimi, o projeto tem como objetivo principal oferecer acesso gratuito à cultura para quem não pode pagar por um estúdio particular.  As inscrições são presenciais, na própria Escol...

Acender fogueiras próximo à rede elétrica pode causar sérios acidentes

A noite de São Antônio está chegando e para celebrar o santo casamenteiro na tradição junina, muitas famílias acendem fogueiras. É preciso atenção com o local onde as fogueiras serão acesas, principalmente, se existir rede de distribuição de energia por perto. Fogo e eletricidade não combinam e podem causar sérios acidentes. Para orientar a população e mitigar riscos, a Neoenergia Elektro lista orientações de segurança para que as festas juninas sejam tranquilas.   Não monte fogueiras embaixo da rede elétrica ou de linhas de transmissão de energia. Caso decida montá-la, procure um local distante dos fios, postes, transformadores e todos os demais equipamentos da rede elétrica. Montar a fogueira próximo à vegetação também não é uma boa ideia, pois pode incendiar as árvores ou plantações. As chamas também podem danificar equipamentos elétricos.   Outra medida de segurança a ser observada é a não utilização de redes elétricas particulares próximo à fogueira. Muitas vezes, extensõ...