Pular para o conteúdo principal

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz
"Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".  

 Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie. 

Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear.

O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade
O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás.

Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçadão, que enfeita e colore o Centro e ainda conforta o coração daqueles que veem na natureza uma manifestação de Deus.

Na praça matriz, o busto de Geraldo Russomano, emancipador da cidade, saúda quem contempla o chafariz. Ele ainda carrega placas inaugurativas, fruto das constantes reformas, feitas ao longo dos anos. No meio da praça, uma pequena arquibancada serve de descanso para quem passeia, local ideal para levar crianças para correrem à vontade.

No torre da igreja está a imagem de São João Batista, padroeiro da cidade. Além do coreto, que correu o risco de ir abaixo na última reforma, a colônia dos pescadores preserva traços do que foi uma das primeiras escolas do município. Apesar do aspecto moderno, a ausência de árvores deixou a praça pouco aconchegante e “fria” como nos conta a dona de casa Maria Sampaio “ o que tá faltando nesta praça são as árvores. Quando eu sento no banco não sinto a privacidade e o aconchego que uma praça deve ter. No verão, não dá nem pra sentar, por conta do sol. Tem que pôr isso no jornal”.

Paróquia São João Batista
Curiosamente, na reforma feita na gestão passada, foi excluído um relógio de sol que ficava à sombra de uma árvore. Na esquina com a São João, a prefeitura ainda conserva um hidrante inaugurado com festa nos anos “60”, equipamento contra incêndio que ficava perto do Cine Castro, primeiro cinema de Peruíbe. 

No outro lado da Avenida, um painel, que está atrás de um outdoor e ofuscado por ele, é o último vestígio do extinto parque da Tia Letícia, dos anos 70. Mais à frente, o Núcleo da terceira idade guarda o local da primeira Câmara Municipal. O terreno onde hoje é o Chico Latim era uma quadra poliesportiva. Qualquer um podia jogar e, diariamente, crianças, jovens e adultos “rachavam” ali.

Na criação do atual espaço cultural, perdeu-se a única quadra pública do Centro de Peruíbe, já que as quadras do Parque Turístico não deram certo. Na galeria de lojas modernas, que fica no térreo do Hotel Vitória Régia, já foi o local de embarque da Breda, considerado a rodoviária da cidade em outros tempos. Nos anos 90, neste mesmo lugar, havia um imenso salão, onde era o estabelecimento da “Lurdinha”, destinado para quem gostava de forró e de tomar uma “gelada”.

Espaço Chico Latim
Vale lembrar que em meados dos anos 2000, o departamento da cultura espalhou, ao longo do Boulevard, painéis com fotos e informações dos principais pontos turísticos da cidade. Após constantes depredações e ainda a troca de prefeitos, a ideia foi abandonada. 

A feirinha hippie era completamente diferente. A praça ficava no alto e para acessá-la era preciso percorrer uma das muitas escadarias que contornavam a praça. Na praça tinha chafariz, plantas, árvores e artesanato. Um aspecto muito original e diferente de outras praças de nossa região. Para finalizar, a praça Melvin Jones, localizado em frente ao prédio redondo, ainda guarda uma das barbatanas de Tubarão, feito de concreto, marco das inaugurações da prefeitura, citado na primeira edição do Bem-Te-Vi.

Como se pode ver, a cidade ruma para horizontes promissores. Uns lutam para mantê-la tranquila, calma e com qualidade de vida. Outros querem transformá-la em uma cidade grande, cheia de prédios e com mais oferta de empregos. Quanto ao futuro de Peruíbe, só o tempo irá dizer como será. Aos moradores e visitantes, só resta aguardar o passar dos dias...

Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Comentários

Unknown disse…
Aos saudosos fica a lembrança mas o pregresso é irremediável e peruibe não foi diferente , temos uma bela cidade ,virtuosa para todos que sobrevivem aqui basta que os " PODERES " a cuidem e não a destruam .

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...