Pular para o conteúdo principal

Sobrevoe sobre o Centro de Peruíbe

Praça Matriz
"Alguma coisa acontece no meu coração. Quando eu passo entre o posto Ipiranga e Avenida São João".  

 Talvez não tenha mesmo muito a ver parodiar uma das mais belas música de Caetano Veloso e compará-la com o Centro de Peruíbe, no trecho entre a Avenida Padre Leonardo Nunes, onde fica o Posto Ipiranga, e a Avenida São João, com a sua feirinha Hippie. 

Mas é provável que o sentimento do autor de “Sampa” seja igual a dos muitos peruibenses e turistas que visitam a cidade frequentemente para passear.

O pouco comércio que existia ficava no Centro da cidade
O Centro de Peruíbe é bonito, dinâmico, moderno e em nada se assemelha à Peruíbe de alguns anos atrás.

Hoje, possui um comércio variado onde o visitante pode encontrar quase tudo: supermercados, lojas de roupa, restaurantes, lanchonetes, entre outros. Se o visitante passar pelo Boulevard na primavera, com certeza vai perceber as cores dos ipês-rosas plantados em quase toda a extensão do calçadão, que enfeita e colore o Centro e ainda conforta o coração daqueles que veem na natureza uma manifestação de Deus.

Na praça matriz, o busto de Geraldo Russomano, emancipador da cidade, saúda quem contempla o chafariz. Ele ainda carrega placas inaugurativas, fruto das constantes reformas, feitas ao longo dos anos. No meio da praça, uma pequena arquibancada serve de descanso para quem passeia, local ideal para levar crianças para correrem à vontade.

No torre da igreja está a imagem de São João Batista, padroeiro da cidade. Além do coreto, que correu o risco de ir abaixo na última reforma, a colônia dos pescadores preserva traços do que foi uma das primeiras escolas do município. Apesar do aspecto moderno, a ausência de árvores deixou a praça pouco aconchegante e “fria” como nos conta a dona de casa Maria Sampaio “ o que tá faltando nesta praça são as árvores. Quando eu sento no banco não sinto a privacidade e o aconchego que uma praça deve ter. No verão, não dá nem pra sentar, por conta do sol. Tem que pôr isso no jornal”.

Paróquia São João Batista
Curiosamente, na reforma feita na gestão passada, foi excluído um relógio de sol que ficava à sombra de uma árvore. Na esquina com a São João, a prefeitura ainda conserva um hidrante inaugurado com festa nos anos “60”, equipamento contra incêndio que ficava perto do Cine Castro, primeiro cinema de Peruíbe. 

No outro lado da Avenida, um painel, que está atrás de um outdoor e ofuscado por ele, é o último vestígio do extinto parque da Tia Letícia, dos anos 70. Mais à frente, o Núcleo da terceira idade guarda o local da primeira Câmara Municipal. O terreno onde hoje é o Chico Latim era uma quadra poliesportiva. Qualquer um podia jogar e, diariamente, crianças, jovens e adultos “rachavam” ali.

Na criação do atual espaço cultural, perdeu-se a única quadra pública do Centro de Peruíbe, já que as quadras do Parque Turístico não deram certo. Na galeria de lojas modernas, que fica no térreo do Hotel Vitória Régia, já foi o local de embarque da Breda, considerado a rodoviária da cidade em outros tempos. Nos anos 90, neste mesmo lugar, havia um imenso salão, onde era o estabelecimento da “Lurdinha”, destinado para quem gostava de forró e de tomar uma “gelada”.

Espaço Chico Latim
Vale lembrar que em meados dos anos 2000, o departamento da cultura espalhou, ao longo do Boulevard, painéis com fotos e informações dos principais pontos turísticos da cidade. Após constantes depredações e ainda a troca de prefeitos, a ideia foi abandonada. 

A feirinha hippie era completamente diferente. A praça ficava no alto e para acessá-la era preciso percorrer uma das muitas escadarias que contornavam a praça. Na praça tinha chafariz, plantas, árvores e artesanato. Um aspecto muito original e diferente de outras praças de nossa região. Para finalizar, a praça Melvin Jones, localizado em frente ao prédio redondo, ainda guarda uma das barbatanas de Tubarão, feito de concreto, marco das inaugurações da prefeitura, citado na primeira edição do Bem-Te-Vi.

Como se pode ver, a cidade ruma para horizontes promissores. Uns lutam para mantê-la tranquila, calma e com qualidade de vida. Outros querem transformá-la em uma cidade grande, cheia de prédios e com mais oferta de empregos. Quanto ao futuro de Peruíbe, só o tempo irá dizer como será. Aos moradores e visitantes, só resta aguardar o passar dos dias...

Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Comentários

Unknown disse…
Aos saudosos fica a lembrança mas o pregresso é irremediável e peruibe não foi diferente , temos uma bela cidade ,virtuosa para todos que sobrevivem aqui basta que os " PODERES " a cuidem e não a destruam .

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...