Pular para o conteúdo principal

Lazer e educação ambiental são as atrações do Aquário

Peruíbe possui diversos pontos turísticos e um deles é o Aquário Municipal. Inaugurado em julho de 2009 possui uma boa amostra do que tem no fundo dos rios e oceanos de diversas partes do mundo. Por conta disso, vem cada vez mais chamando a atenção dos moradores e atraindo turistas.

Para chegar lá é muito fácil. Basta chegar à Avenida Beira-Mar e avançar até o Parque Turístico, local onde também funciona o Lamário. Possui uma boa vista para a Serra dos Itatins e ilhas de Peruíbe e do Guaraú.

Em 24 recintos, estão expostos cerca de 540 animais de 80 espécies diferentes, vindos de diversas partes do mundo, principalmente dos ecossistemas brasileiros.

Entre eles está um mundo variado e encantador com diversos peixes pequenos, grandes, coloridos, de pouca cor, sapos, tartarugas,raias, ninhos de passarinhos e até alguns exemplares empalhados.

Todos estes atraentes bichinhos consomem cerca de 300 quilos de pescados, além de frutas, verduras e ração.

A espécie mais rara do aquário é o Tracajá (Podocnemis unifillis), uma espécie de tartaruga amazônica com carne muito apreciada no norte do país. Esta espécie foi trazida pela polícia ambiental, já que aquário não captura  animais.

“Ele é um dos quelônios brasileiros de maior interesse socioeconômico, tendo sido registrado o consumo de ovos e indivíduos desta espécie desde o século XIX. E está classificado como “Vulnerável” por alguns órgãos como a IUCN Red list e no Apêndice II da CITES”, falou Thiago Nascimento, biólogo responsável pelo Aquário de Peruíbe.

Apesar da importância do Tracajá, as crianças querem ver mesmo é o Tubarão e o Peixe-palhaço, devido ao sucesso do filme “Procurando Nemo” exibido a partir de 2003. As crianças costumam dar muita atenção também para o recinto dos anfíbios, como nos conta a dona-de-casa Maria das Graças.



“Minha filha gosta de ver os sapos e rãs. Quando ela chega em casa conta para todo mundo o que viu e pede para colocar o DVD da galinha pintadinha, com o clip do sapo”.



Além dos 24 recintos com os animais, o aquário de Peruíbe oferece palestras, oficinas de reciclagem e aulas práticas voltados para grupos escolares ou grupos maiores com agendamento prévio. 


Possui um auditório com recurso multimídia, uma biblioteca específica com mais de 300 exemplares e um museu com coleções de insetos, conchas, sedimentos de diversas praias e diferentes animais.


Com a competência e a credibilidade adquirida, alguns animais encontrados debilitados na praia são levados para o aquário por populares. Já foram 
atendidos animais encontrados nas praias de Itanhaém, Mongaguá, na Juréia e em todo o Litoral Sul.

Lá, eles passam por exames clínicos e tratamento. Todos os animais são devolvidos ao seu habitat natural, exceto os pinguins que não podem ser soltos por aqui. Por conta disso, são levados a outros locais que possuam um recinto adequado.

Quem se interessou pela dica de passeio oferecido pelo Bem-Te-Vi e quiser visitar o aquário o preço do ingresso é de 7 reais. Aposentados, professores com identificação e crianças de 02 a 12 anos pagam R$ 5.

O Aquário de Peruíbe funciona todos os dias, exceto às terças feiras quando fecha para manutenção. 
Durante a semana o horário de funcionamento é das 10 às  18 horas, enquanto nos sábados, domingos e feriados, abre das 9 às 19 horas.



Nota: Esta reportagem foi publicada em setembro, na 

Edição nº 07 do Jornal BEM-TE-VI. 


 Texto e Fotos: Márcio Ribeiro

Edição: Lucas Galante

Colaboração: Thiago Nascimento 

Comentários

Unknown disse…
PARABENS PELA MATERIA DO AQUARIO O ENSAIO FOTOGRAFICO FICOU MUITO BONITO, QUANTO AOS FUNCIONARIOS SÃO HEROIS PELA MANUTENÇÃO DE UM ESPAÇO DESSE PORTE. AO PODER PUBLICO FICA A FALTA DE ENSITIVO E INFRAESTRURA PARA QUE O AQUARIO SEJA REFERNCIA NO LITORAL SUL. HB

Postagens mais visitadas deste blog

#Podcast 12 - Como a cannabis medicinal está curando famílias no Brasil | Dra. Grazi Sativa

  ⁠ Neste episódio especial do Podcast 12, entrevistei a Dra. Graziella Gobetti, mais conhecida como Dra. Grazi Sativa, médica referência no Brasil no uso terapêutico da cannabis medicinal. Dra. Grazi compartilha sua trajetória pessoal e profissional, desde os primeiros passos na medicina até se tornar uma das pioneiras na prescrição de fitoterápicos à base de cannabis. A entrevista aprofunda temas como os benefícios reais do CBD e do THC, os principais diagnósticos tratados, os desafios regulatórios e jurídicos, além de histórias transformadoras de pacientes. Falamos também sobre os mitos e preconceitos, a importância do acesso legal e seguro à cannabis, e o papel das associações no Brasil. Um episódio essencial para quem busca informação com embasamento científico, sensibilidade e verdade sobre a planta que está revolucionando a medicina. 💬 Comenta aqui embaixo a sua dúvida ou curiosidade! Siga a Dra Grazi Sativa no Instagram: https://www.instagram.com/dragrazisativa/ 👇Ag...

Paulão não é mais Secretário de Planejamento e Prefeita anuncia reforma administrativa

A prefeitura de Peruíbe comunicou na manhã desta sexta-feira (16) que o Secretário de Planejamento, Paulo Henrique Siqueira, entregou sua carta de demissão à prefeita de Peruíbe, Ana Preto. No documento, Siqueira fez um balanço do seu trabalho:  “Estou orgulhoso por ter participado desta administração em um ano e meio. Tenho certeza que contribuí com meu trabalho, mas agora tenho outra missão que foi concedida pela minha líder!” , destaca Siqueira. Paulão, como é conhecido por todos, irá coordenar as campanhas políticas estaduais e federais na região nos próximos meses, além de assumir, no próximo dia 30, a presidência de um grande partido local. “Estou deixando o PC do B hoje, tive muito orgulho de presidi-lo nos últimos três anos. Elegemos a companheira Laila, uma representação feminina em destaque pela sua atuação na Câmara. Deixo o companheiro Valmir na presidência, um grande político que saberá conduzir o partido ao crescimento” , declara Siqueira. Em reunião marcada para ...

Transforme sua energia e desbloqueie sua vida: conheça a Mesa Quântica Estelar com Tatiane Pereda

Você já teve a sensação de que, por mais que tente, certos aspectos da sua vida não avançam? Relacionamentos repetitivos, bloqueios financeiros, cansaço emocional ou simplesmente a sensação de estar desconectado? Muitas vezes, a origem desses desafios está no campo energético — e é justamente aí que atua a Mesa Quântica Estelar Nova Era. Conduzida pela terapeuta Tatiane Pereda, da página @tatianeperedaterapias , essa técnica é uma ferramenta de harmonização vibracional e expansão de consciência, que tem transformado vidas por meio do realinhamento energético e da reconexão com a essência interior. 🌟 O que é a Mesa Quântica Estelar Nova Era? A Mesa é um sistema de cura quântica e espiritual que utiliza símbolos, gráficos, comandos de energia e orientação sutil para acessar bloqueios e padrões repetitivos. Seu objetivo é liberar o que impede o fluxo natural da vida, promovendo equilíbrio e clareza em diversos níveis — físico, emocional, mental e espiritual. ✨ Para que serve? É indicada...

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...