Pular para o conteúdo principal

O lado "Country" de Peruíbe


O Jornal BEM-TE-VI sobrevoa o Haras São Francisco, uma opção de lazer diferente e saudável

Praticar atividade equestre não é uma exclusividade das cidades do interior paulista. Moradores, visitantes e turistas vão descobrir que Peruíbe oferece muito mais que as praias centrais e as cachoeiras da Juréia. 



Na Zona Rural, existem alguns haras que alimentam a paixão dos amantes da montaria e movimentam uma atividade saudável e educativa que atrai cada vez mais pessoas. Monte na sela, ponha a luva, segure o cabresto e cavalgue em mais uma matéria especial que só o Jornal Bem-Te-Vi sabe fazer por você.




Para chegar à zona rural é preciso percorrer a Estrada Armando Cunha, que se incia na entrada principal da cidade. Lá, algumas propriedades oferecem diferentes opções de lazer, como  pescarias, piscinas naturais, trilhas, cachoeiras, locais para a observação de pássaros, comida caseira e muito mais.

Uma delas é o Haras São Francisco, um local muito aprazível, bonito e alegre de se visitar. Possui diversos animais e ainda uma pequena trilha que as crianças adoram, mas a especialidade da casa é mesmo mexer com cavalos. 

Quem gosta de cavalgar estará no lugar certo, e se além de gostar da montaria, também se importa com a qualidade no trato e  saúde dos animais. 



“Sou muito preocupada com a questão dos exames, os cavalos que vivem aqui cumprem rigorasamente todo o calendário de vacinas que lhe é de direito”, afirmou Vanessa Mariano, proprietária do Haras.

A preocupação dela é relevante se levarmos em conta que anda por aí a anemia infecciosa equina, uma doença viral, altamente contagiosa, transmitida por mosquitos ou pelo contato direto com sangue de animal infectado.



Os exames para detectarem esta doença devem ser feitos a cada dois meses e os animais infectados devem ser sacrificados, uma vez que não existe a cura. “Tenho muito medo que os meus cavalos fiquem com esta doença. Existem muitos cavalos soltos pela rua e quem me garante que eles são vacinados? A prefeituta deveria fazer uma campanha para alertar a população sobre as vacinas e fiscalizar”, alertou Vanessa. 

A ONG Projeto Vida Animal realiza esses exames e luta para que a prefeitura os realizem no Centro de Zoonoses de Peruíbe.

O Haras São Francisco oferece um serviço de hospedagem para cavalos que pode chegar a  R$ 400 mensais, incluindo banhos, comida, colcheiras e outros cuidados, destinados àqueles que não têm tempo e espaço para cuidarem de seus animais. 



Vídeo dos cavalos correndo para as cocheiras

Quem quiser comprar um equino, poderá encontrá-lo por R$ 2 ou até de 60 mil reais, dependendo da raça. Além da hospedagem, crianças com no máximo 10 anos podem participar das aulas de montaria. Além de aprenderem andar a cavalo, terão contato com a natureza e aprenderão a respeitar os animais, para se tornarem adultos mais saudáveis e conscientes. 



Antes de finalizar a matéria, é impossível não registrar a lembrança do ar puro e de uma certa alegria interior que acompanha o visitante no Haras São Francisco. O local emana um cheiro de terra e de Mata-Atlântica virgem, onde os relinchos e os sons de diversas espécies de pássaros são as únicas trilhas sonoras permitidas.

 Deixe o shopping de lado, desligue-se do celular, desconecte-se da internet, procure uma atividade ao ar livre e vá desfrutar de uma vida no campo, mesmo estando a poucos quilômetros da praia. 

Agende  a sua visita pelo telefone  (13)3456-2969 ou acesse o site www.harassaofranciscoperuibe.com.br


Conheça o trabalho importante da ONG Projeto Vida Animal www.projetovidaanimal.com.br.


*Nota: Esta matéria foi publicada em dezembro, na décima edição do Jornal BEM-TE-VI. 




Texto e fotos: Márcio Ribeiro 
Edição: Lucas Galante



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...