Pular para o conteúdo principal

O lado "Country" de Peruíbe


O Jornal BEM-TE-VI sobrevoa o Haras São Francisco, uma opção de lazer diferente e saudável

Praticar atividade equestre não é uma exclusividade das cidades do interior paulista. Moradores, visitantes e turistas vão descobrir que Peruíbe oferece muito mais que as praias centrais e as cachoeiras da Juréia. 



Na Zona Rural, existem alguns haras que alimentam a paixão dos amantes da montaria e movimentam uma atividade saudável e educativa que atrai cada vez mais pessoas. Monte na sela, ponha a luva, segure o cabresto e cavalgue em mais uma matéria especial que só o Jornal Bem-Te-Vi sabe fazer por você.




Para chegar à zona rural é preciso percorrer a Estrada Armando Cunha, que se incia na entrada principal da cidade. Lá, algumas propriedades oferecem diferentes opções de lazer, como  pescarias, piscinas naturais, trilhas, cachoeiras, locais para a observação de pássaros, comida caseira e muito mais.

Uma delas é o Haras São Francisco, um local muito aprazível, bonito e alegre de se visitar. Possui diversos animais e ainda uma pequena trilha que as crianças adoram, mas a especialidade da casa é mesmo mexer com cavalos. 

Quem gosta de cavalgar estará no lugar certo, e se além de gostar da montaria, também se importa com a qualidade no trato e  saúde dos animais. 



“Sou muito preocupada com a questão dos exames, os cavalos que vivem aqui cumprem rigorasamente todo o calendário de vacinas que lhe é de direito”, afirmou Vanessa Mariano, proprietária do Haras.

A preocupação dela é relevante se levarmos em conta que anda por aí a anemia infecciosa equina, uma doença viral, altamente contagiosa, transmitida por mosquitos ou pelo contato direto com sangue de animal infectado.



Os exames para detectarem esta doença devem ser feitos a cada dois meses e os animais infectados devem ser sacrificados, uma vez que não existe a cura. “Tenho muito medo que os meus cavalos fiquem com esta doença. Existem muitos cavalos soltos pela rua e quem me garante que eles são vacinados? A prefeituta deveria fazer uma campanha para alertar a população sobre as vacinas e fiscalizar”, alertou Vanessa. 

A ONG Projeto Vida Animal realiza esses exames e luta para que a prefeitura os realizem no Centro de Zoonoses de Peruíbe.

O Haras São Francisco oferece um serviço de hospedagem para cavalos que pode chegar a  R$ 400 mensais, incluindo banhos, comida, colcheiras e outros cuidados, destinados àqueles que não têm tempo e espaço para cuidarem de seus animais. 



Vídeo dos cavalos correndo para as cocheiras

Quem quiser comprar um equino, poderá encontrá-lo por R$ 2 ou até de 60 mil reais, dependendo da raça. Além da hospedagem, crianças com no máximo 10 anos podem participar das aulas de montaria. Além de aprenderem andar a cavalo, terão contato com a natureza e aprenderão a respeitar os animais, para se tornarem adultos mais saudáveis e conscientes. 



Antes de finalizar a matéria, é impossível não registrar a lembrança do ar puro e de uma certa alegria interior que acompanha o visitante no Haras São Francisco. O local emana um cheiro de terra e de Mata-Atlântica virgem, onde os relinchos e os sons de diversas espécies de pássaros são as únicas trilhas sonoras permitidas.

 Deixe o shopping de lado, desligue-se do celular, desconecte-se da internet, procure uma atividade ao ar livre e vá desfrutar de uma vida no campo, mesmo estando a poucos quilômetros da praia. 

Agende  a sua visita pelo telefone  (13)3456-2969 ou acesse o site www.harassaofranciscoperuibe.com.br


Conheça o trabalho importante da ONG Projeto Vida Animal www.projetovidaanimal.com.br.


*Nota: Esta matéria foi publicada em dezembro, na décima edição do Jornal BEM-TE-VI. 




Texto e fotos: Márcio Ribeiro 
Edição: Lucas Galante



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Ruínas do Abarebebê: Detalhes da primeira igreja do Brasil

Ruínas do Abarebebê, fotos de 2013 - Márcio Ribeiro   As Ruínas do Abarebebê são um importante ponto turístico e cultural do Brasil. E fica em Peruíbe! Muitos moradores ainda não conhecem este sítio arqueológico. O Jornal Bem-Te-vi veio, nesta edição, tentar atrair os moradores para a montanha onde ela se localiza, ciente que, na verdade, está levando as Ruínas para todos os leitores do Jornal. Lembrando que Abarebebê é um nome indígena e significa “padre voador”, em referência a Leonardo Nunes, que se deslocava com facilidade pela região. Se pensarmos que os índios se utilizavam das montanhas como ponto de referência, as Ruínas do Abarebebê fica mesmo em um ponto muito estratégico, pois além de ter o morro do Bairro dos Prados de um lado, duas ilhas ficam bem alinhadas à sua frente, orientando bem os viajantes, de acordo com as observações do Professor de História Eduardo Sanchez. A igreja é tombada pelo CONDEPHATT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e...