Pular para o conteúdo principal

Pairando pela história

Praças Públicas 

Nessa edição vou falar mais sobre as estruturas arquitetônica das praças e a importância dos Jardins em seu complemento, esse destaque é importante para darmos prosseguimento nessa questão e entendermos um pouco mais sobre a forma estrutural arquitetônica, natural e cultural tão importante na construção urbana e social de um município. 

Arquitetonicamente hoje há uma divisão urbana e paisagista em relação ao aproveitamento das praças em vários setores e estruturas, que está dividida da seguinte forma: 

Praça – Jardim: Espaços nos quais a contemplação da formação vegetal e a circulação são priorizadas. 

Praça - Seca: Largos históricos ou espaços que suportam intensa circulação de pedestres. Praça – Azul: Praças nas quais a água possui papel fundamental. Alguns Belvederes e jardins de várzea possuem essa característica. 

Praça – Amarela: São Praças de uma forma geral. Além dessas divisões os equipamentos das praças são fundamentais para a função nas quais ela é destinada para um melhor aproveitamento social. Tão antiga quanto à ideia das praças estão os jardins, hoje complemento importante na construção urbanística e paisagística de laser de um município. 

Os primeiros povos a organizar e querer a beleza da natureza mais próxima foram dois povos distintos e no mesmo período, os Egípcios e os Chineses, que ao longo da história influenciaram outros povos como os gregos, os persas, os romanos, os árabes e por fim os ingleses e os franceses, em época mais contemporânea. 

Podemos dizer que a China é considerada a precursora dos jardins naturalistas, que na sua maioria eram de cunho religioso para meditação e contemplação, foi na Grécia que os jardins tornaram-se espaços públicos de laser, e no Império Romano por influência grega toda vila deveria possuir um jardim. 

No período da Idade Média, os Árabes se destacam na questão da jardinagem, onde os jardins foram ganhando proporções não só nos lugares públicos, mas dentro das casas, onde na sua grande maioria eram jardins aromáticos e frutíferos. Nesse período paralelamente foram criados os Jardins Botânicos, onde se destacavam o cultivo das ervas medicinais. 

Na Idade Moderna, no movimento chamado de Renascimento há um grande cultivo de variedades de espécies vegetais de diversas localidades do mundo, resultado das grande navegações e da apreciação por plantas aromáticas e frutíferas exóticas. Nesse período os jardins começam a serem projetados de forma mais social e urbana, o que irá influenciar os Jardins de hoje.


historiadora, Especialista em Patrimônio histórico e Mestre em Educação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP