Pular para o conteúdo principal

Jovem Angolano viaja pelo mundo e fica no Brasil para estudar em Peruíbe

Tive a oportunidade de conhecer João Doutor Marcos neste ano e seu jeito irreverente, simples e alegre me causou interesse de sentar e conversar sobre a vida deste rapaz divertido no Brasil e a vida em Angola.

O encontrei na Faculdade de Peruíbe e sentamos para bater um papo e gravar o programa A Voz do Povo da Rádio BEM TE VI. Foi uma oportunidade de intercâmbio cultural muito interessante. Confira os principais trechos da entrevista: 



GS: Você está em Peruíbe a quanto tempo?

JD: Estou em Peruíbe a dois anos e garanto que esses dois anos foram os melhores momentos que eu vivi no brasil.

GS: Como você veio parar em Peruíbe?

JD: Graças a uma amiga que eu conheci na internet e quando eu conheci a cidade e a hospitalidade do povo dessa cidade foi amor à primeira vista. 

GS: Quais os aspectos no Brasil que você vê semelhança com a vida em angola? 

JD: Os pontos culturais tem a mesma identidade de angola principalmente a alimentação e a dança. 

GS: Qual o aspecto que mais marca o povo brasileiro? 

JD: Quando eu vim para o brasil tinha que ir para uma cidade cerca de 400 km e sempre me ajudaram a chegar lá. Senti muita hospitalidade o Brasil é o país da hospitalidade. O africano também é caloroso mas a simplicidade é que destaca o africano. Tem empresas Brasileiras como Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Odebre- alguns países da África o Brasil está muito melhor em questão de democracia mas algumas coisas ainda têm que mudar. Eu daria nota 7

GS: Eu daria nota 2 mas o entrevistado é você. 

GS: Você faz o curso de análise e desenvolvimento de sistemas na Faculdade de Peruíbe como foi essa escolha? 

JD: Uma pessoa me sugeriu a faculdade e dentro das opções que eu tinha eu achei muito interessante pois quando voltar para Angola vou aplicar todo o conhecimento que eu venho adquirindo na área de tecnologia. 

GS: Quais países você já visitou e/ou morou? 

JD: Angola, Portugal, Brasil, Rússia, Bélgica, França, África do Sul, Holanda e em breve o Canadá. 

GS: No ano de 2006 você esteve na Copa da Alemanha qual foi a sua impressão?

JD: Foi muito bem organizada eu percebi que os estádios as estradas e o transporte funcionava muito bem. No Brasil não sei dizer como vai ser. 

GS: Você é torcedor do 1 de agosto de Angola mas no Brasil você torce pro
Santos? É isso mesmo? 

JD: Eu sempre acompanhei o futebol brasileiro através da tv a cabo e o futebol brasileiro é uma de minhas paixões mas eu vim para o Brasil batizado como corintiano e quando cheguei aqui essa paixão só aumentou. O 1 de agosto é o Corinthians de Angola e o seu maior rival é o Atlético Petróleos de Luanda. O 1 de agosto já ganhou diversos títulos e toda minha 

GS: Você esteve na Rússia e porque não se adaptou? 

JD: Era muito frio e eu prefiro o clima tropical brasileiro. O carnaval é o melhor carnaval do mundo é uma festa linda. 

GS: Tem alguma coisa que você gostaria de dizer e nunca teve a oportunidade? 

JD: Que o Brasil generaliza a África como um continente de pessoas miseráveis que passam fome, isso não é uma totalidade mas algumas mídias para conseguir audiência mostram apenas o lado pobre da África. A África é linda, é um continente onde temos maiores matemáticos e tem países que são mais ricos que alguns países europeus.

GS: Onde estará João Doutor Marcos quando terminar os estudos no Brasil? 

JD: Vou me ausentar do Brasil por uns tempos pois vou pro Canadá aperfeiçoar meu inglês na área de tecnologia e depois voltar pra Angola, mas o Brasil
sempre será minha casa. Voltarei para tomar agua de coco e comer camarão na praia. 

GS: Qual o recado que gostaria de deixar para os moradores de Peruíbe? 

JD: Dou um conselho que eles continuem assim
pois já andei por vários lugares do mundo e não vi essa hospitalidade, não deve existir diferenças entre raça, nacionalidade e classe social o Brasil é um pais multicultural valorizem isso. 


Texto: Gabriel Sutil 
Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Vem aí o Peruíbe Megafest com concurso cosplay e diversas outras atrações

  Neste ano acontece mais uma edição do @peruibefest No dia 7 de abril, das 12h às 18h, você pode prestigiar o Peruíbe Megafest, um evento que trará diversas atividades para o público. O @peruibefest contará com concurso cosplay, concurso de games, KPOP, batalha campal. Além de tudo isso, o evento traz a dubladora Beatriz Meinberg, uma voz marcante e característica de diversos personagens. Para mais informações sobre ingressos, acesse @peruibefest . 07 de abril de 2024 das 12h às 18h Rua Ceará, 630 - Stella Maris

Parque da cidade está abandonado desde quando foi inaugurado

  Um local que poderia estar sendo usado para a prática de vários esportes, realizando torneios e eventos  que poderiam também gerar renda para a cidade. Mas não, o chamado Parque da Cidade, que fica no bairro Josedy, está totalmente abandonado.     Sem segurança ou qualquer tipo de fiscalização, o local está sem portão, aberto para moradores de rua e outros invasores. A piscina está cheia de lixo, todos os vestiários estão quebrados e com os chuveiros roubados. A quadra está sem as redes, mas ainda em ótimo estado.    Mesmo em abandono, pela estrutura ser nova, da para sentir o que seria se estivesse sendo usado corretamente. A prefeitura explicou que até o mês de outubro de 2012, quando foi entregue à população pela administração anterior, o Parque da Cidade tinha 90% das obras concluídas, ou seja, foi entregue inacabado.     Quando a nova gestão assumiu a prefeitura, foi realizado um relatório fotográfico no local, registrando o vandalismo e o saqueamento do equipa

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na