A menor praia do mundo pode estar em Peruíbe


O Livro dos Recordes pode estar errado ao afirmar que a menor praia do mundo é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região das Astúrias. 

De acordo com as medições encomendadas pelo Jornal BEM-TE-VI, a menor praia do mundo é paulista e está localizada em Peruíbe.



Por ser tão pequena, ela passa um pouco despercebida pelos moradores e turistas que frequentam a cidade. Localizada ao lado da Praia do Guaraú, alguns a conhecem como Praia das Conchas e outros como Praia da Tatuíra.

Para chegar até lá, o visitante deve se dirigir até a cidade de Peruíbe e percorrer a Estrada do Guaraú, que cruza a Serra dos Itatins.

Chegando à praia, que dá nome a estrada, é preciso andar pelo Costão Rochoso por 20 minutos, até avistar a pequena faixa de areia banhado pela águas do mar.

É bom que o leitor saiba que a travessia no costão pode ser perigosa por conta de um tipo de limo que escorre da vegetação de encosta e também por algumas passagens íngremes.

Enquanto a praia espanhola possui 50 metros de comprimento, a praia brasileira é menor, pois não passa de 33.


O Jornal BEM-TE-VI entrou em contato com o Livro dos Recordes – o GuinnesBook, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.


Praia espanhola possui o título no Guinnes Book

A praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.

Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, mede 50 metros de comprimento, por isso é considerada pelo livro dos recordes, o Guinnes Book, como a menor praia do mundo.

Entretanto, ninguém suspeitou que tinha uma praia menor ainda localizada no Brasil, aqui em Peruíbe.

Se as medições realizadas pelo Jornal BEM-TE-VI forem oficializadas, a praia de Peruíbe pode ganhar o título da praia de Gulpiyury, na região das Astúrias.

Para Peruíbe ganhar esse título, não vai ser nada fácil. Pois a praia espanhola possui uma beleza singular, é conhecida e apreciada pelos turistas europeus.

O mar passa pelo meio das rochas formando a praia, graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.

Já que a menor praia do mundo não é menor que a praia de Peruíbe, parecendo mais um lago do que uma praiacontinuaremos tentando o contato com o livro dos recordes.

*Esta matéria foi publicada na edição 21(DEZEMBRO) do Jornal BEM-TE-VI


Texto: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante / imagem Google maps 

Comentários

Anônimo disse…
OS DOIS PODEM ESTAR ERRADOS. A MENOR PRAIA DO MUNDO PODER SER UMA EM SC.
Adeilton silva disse…
Já fui realmente é incrível , outro tipo de areia super macia .. só dá um pouco de trabalho pra chegar , mais vale apena o esforço

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

Pairando pela história: Praças como monumentos

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

Procrastinação com Qualidade

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Jornal BEM-TE-VI hospeda dois amigos Uruguaios que estão pedalando pela América do Sul

Motorista flagra luzes estranhas atravessando rodovia em Peruíbe-SP

Não sou perigoso, me chamo Gildásio e preciso de sua ajuda!

Poder de Compra do Consumidor na Pandemia