Pular para o conteúdo principal

A menor praia do mundo pode estar em Peruíbe


O Livro dos Recordes pode estar errado ao afirmar que a menor praia do mundo é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região das Astúrias. 

De acordo com as medições encomendadas pelo Jornal BEM-TE-VI, a menor praia do mundo é paulista e está localizada em Peruíbe.



Por ser tão pequena, ela passa um pouco despercebida pelos moradores e turistas que frequentam a cidade. Localizada ao lado da Praia do Guaraú, alguns a conhecem como Praia das Conchas e outros como Praia da Tatuíra.

Para chegar até lá, o visitante deve se dirigir até a cidade de Peruíbe e percorrer a Estrada do Guaraú, que cruza a Serra dos Itatins.

Chegando à praia, que dá nome a estrada, é preciso andar pelo Costão Rochoso por 20 minutos, até avistar a pequena faixa de areia banhado pela águas do mar.

É bom que o leitor saiba que a travessia no costão pode ser perigosa por conta de um tipo de limo que escorre da vegetação de encosta e também por algumas passagens íngremes.

Enquanto a praia espanhola possui 50 metros de comprimento, a praia brasileira é menor, pois não passa de 33.


O Jornal BEM-TE-VI entrou em contato com o Livro dos Recordes – o GuinnesBook, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.


Praia espanhola possui o título no Guinnes Book

A praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.

Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, mede 50 metros de comprimento, por isso é considerada pelo livro dos recordes, o Guinnes Book, como a menor praia do mundo.

Entretanto, ninguém suspeitou que tinha uma praia menor ainda localizada no Brasil, aqui em Peruíbe.

Se as medições realizadas pelo Jornal BEM-TE-VI forem oficializadas, a praia de Peruíbe pode ganhar o título da praia de Gulpiyury, na região das Astúrias.

Para Peruíbe ganhar esse título, não vai ser nada fácil. Pois a praia espanhola possui uma beleza singular, é conhecida e apreciada pelos turistas europeus.

O mar passa pelo meio das rochas formando a praia, graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.

Já que a menor praia do mundo não é menor que a praia de Peruíbe, parecendo mais um lago do que uma praiacontinuaremos tentando o contato com o livro dos recordes.

*Esta matéria foi publicada na edição 21(DEZEMBRO) do Jornal BEM-TE-VI


Texto: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante / imagem Google maps 

Comentários

Anônimo disse…
OS DOIS PODEM ESTAR ERRADOS. A MENOR PRAIA DO MUNDO PODER SER UMA EM SC.
Adeilton silva disse…
Já fui realmente é incrível , outro tipo de areia super macia .. só dá um pouco de trabalho pra chegar , mais vale apena o esforço

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.   Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista. Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi? Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe.  LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ?    AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escr

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun

1° Encontro “Somos Consciência da Planta” é no dia 16 de Março em Itanhaém

O 1º Encontro da IBRACAN - 2024, intitulado "Somos Consciência da Planta" , será realizado no dia 16 de Março, em Itanhaém-SP.  O evento traz como tema central a Cannabis Terapêutica e contará com a presença de especialistas renomados em diferentes áreas relacionadas à saúde e ao direito canábico, artistas e formadores de opinião. O encontro visa promover esclarecimentos e abrir caminhos para discussões sobre a Cannabis Sativa e seu uso medicinal no Brasil. Serão abordados temas como legislação vigente, acesso legal e seguro, tratamentos atuais e o seu uso terapêutico, entre outros.  Diversas atividades estão programadas para o evento, incluindo palestras com advogadas especializadas em direito canábico, e especialistas em saúde canábica. Destaque para o médico e pesquisador Dr. Felipe Mourão , que fará uma palestra sobre tratamentos com CDB para Melhor Idade.  Além disso, haverá atrações artísticas, como intervenção circense e música ao vivo, com artistas da região, como o

Governo de SP autoriza convênios de 418 novas moradias para a população indígena da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Tarcísio de Freitas assina contrato -  Foto: Portal do Governo SP O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou um documento que concede aprovação a acordos entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para construir 235 residências sem ônus para as comunidade índigenas de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga no litoral paulista, e em Eldorado, no Vale do Ribeira. A assinatura ocorreu na última quinta-feira (7). De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Estadual Paulista, as moradias serão construídas por meio do programa Moradia Indígena, em territórios indígenas (TIs) homologados por decreto federal e adaptados aos costumes culturais das comunidades. Cada habitação contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Dentre as 258 residências oferecidas pelo plano em todo o estado, serão construídas 90 habitações na TI Rio Silveira, em Bertioga; 112 na TI Piaçaguera, em Peruíbe; 23 na TI Takuari, em Eldorado e 1

Poder de Compra do Consumidor na Pandemia

Com o objetivo de mapear como a situação financeira dos consumidores foi afetada durante a pandemia da Covid-19, seu poder de compra durante esse período, assim como sua percepção sobre sua própria situação financeira, o Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP disponibilizou no site um questionário com 16 perguntas no período de 08/02 a 15/03/2. A pesquisa também abordou quais as expectativas dos entrevistados quanto ao seu futuro econômico e ao da economia brasileira e mundial. A pesquisa foi respondida por 5.007 pessoas, sendo que 69,76% (3.493) delas afirmaram que sua renda individual diminuiu; para 23,93% (1.198,) permaneceu inalterada e somente para 6,31% (316), houve aumento. Questionados sobre o motivo da diminuição da renda individual, 40,45% (1.413) afirmaram ter sido em decorrência da paralisação parcial ou total de suas atividades de autônomo ou empresário; 23,33% (815) apontaram a causa como sendo da redução salarial e, p