Pular para o conteúdo principal

A menor praia do mundo pode estar em Peruíbe


O Livro dos Recordes pode estar errado ao afirmar que a menor praia do mundo é a praia espanhola de Gulpiyuri, na região das Astúrias. 

De acordo com as medições encomendadas pelo Jornal BEM-TE-VI, a menor praia do mundo é paulista e está localizada em Peruíbe.



Por ser tão pequena, ela passa um pouco despercebida pelos moradores e turistas que frequentam a cidade. Localizada ao lado da Praia do Guaraú, alguns a conhecem como Praia das Conchas e outros como Praia da Tatuíra.

Para chegar até lá, o visitante deve se dirigir até a cidade de Peruíbe e percorrer a Estrada do Guaraú, que cruza a Serra dos Itatins.

Chegando à praia, que dá nome a estrada, é preciso andar pelo Costão Rochoso por 20 minutos, até avistar a pequena faixa de areia banhado pela águas do mar.

É bom que o leitor saiba que a travessia no costão pode ser perigosa por conta de um tipo de limo que escorre da vegetação de encosta e também por algumas passagens íngremes.

Enquanto a praia espanhola possui 50 metros de comprimento, a praia brasileira é menor, pois não passa de 33.


O Jornal BEM-TE-VI entrou em contato com o Livro dos Recordes – o GuinnesBook, mas, até o fechamento desta edição, não obteve resposta.


Praia espanhola possui o título no Guinnes Book

A praia fica no meio de um prado, cercada por plantações agrícolas, na região das Astúrias, norte da Espanha.

Localizada a cerca de 100 metros distante da costa, mede 50 metros de comprimento, por isso é considerada pelo livro dos recordes, o Guinnes Book, como a menor praia do mundo.

Entretanto, ninguém suspeitou que tinha uma praia menor ainda localizada no Brasil, aqui em Peruíbe.

Se as medições realizadas pelo Jornal BEM-TE-VI forem oficializadas, a praia de Peruíbe pode ganhar o título da praia de Gulpiyury, na região das Astúrias.

Para Peruíbe ganhar esse título, não vai ser nada fácil. Pois a praia espanhola possui uma beleza singular, é conhecida e apreciada pelos turistas europeus.

O mar passa pelo meio das rochas formando a praia, graças a uma singularidade geológica, a água do mar chega até lá por túneis formados pela erosão entre as rochas.

Já que a menor praia do mundo não é menor que a praia de Peruíbe, parecendo mais um lago do que uma praiacontinuaremos tentando o contato com o livro dos recordes.

*Esta matéria foi publicada na edição 21(DEZEMBRO) do Jornal BEM-TE-VI


Texto: Márcio Ribeiro e Lucas Galante
Fotos: Márcio Ribeiro e Lucas Galante / imagem Google maps 

Comentários

Anônimo disse…
OS DOIS PODEM ESTAR ERRADOS. A MENOR PRAIA DO MUNDO PODER SER UMA EM SC.
Adeilton silva disse…
Já fui realmente é incrível , outro tipo de areia super macia .. só dá um pouco de trabalho pra chegar , mais vale apena o esforço

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...