Pular para o conteúdo principal

Projeto tem como meta produzir 8 mil refeições por dia para pessoas em situação de rua em São Paulo




Pensando na alimentação das pessoas em situação de rua frente à pandemia do COVID-19, o Serviço Franciscano de Solidariedade (SEFRAS), organização humanitária, plural e suprapartidária, criado pela Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, e Soul Kitchen, incubadora de projetos que conecta pessoas através do alimento, juntaram forças para ampliar a produção de quentinhas, o que resultou no projeto batizado de "Quentinha do Bem".

O desafio do projeto é aumentar a quantidade de refeições distribuídas diariamente. Nos últimos 15 dias, o SEFRAS distribuiu mais de 82.500 mil quentinhas para a população em situação de rua e desempregados no Centro de São Paulo, pouco mais de 5.500 por dia. 

Neste novo cenário, o objetivo da iniciativa é garantir mais 4.000 quentinhas diariamente, durante os próximos dois meses, indo para 9.500 refeições. Para que isso seja possível, é necessário arrecadar R﹩ 960 mil, já que cada quentinha de 500 gramas, que contém feijão, legumes, tubérculos e proteína, tem o custo de R﹩4. Esse valor cobre não só as despesas com ingredientes, mas também a manutenção de 5 cozinhas e 28 cozinheiros que atuam na produção das refeições.

Marcas e pessoas físicas que possam contribuir com seu apoio devem procurar diretamente os canais. Em duas semanas de campanha, marcas como Ara Vartanian, joalheiro brasileiro-armênio e Fazenda Futuro, primeira foodtech brasileira a produzir carne à base de plantas com o mesmo gosto, textura e suculência da carne animal já doaram, e em breve o "Quentinha do Bem" terá um canal exclusivo no Rappi, com o primeiro projeto de doação da plataforma.

"Unir a distribuição de alimentos à experiência do SEFRAS, que faz isso há mais de 20 anos e sabe claramente como atuar nesta frente com segurança para a população de vulnerabilidade social é de extrema importância. Chegamos a um custo viável de 4 reais por marmita, e contamos com o apoio de toda população para não deixar ninguém sem alimento neste período", afirma Alexandre Pernet, sócio do Soul Kitchen.

O Soul Kitchen é responsável pela criação da marca, campanha e parcerias do projeto, além de ajudar a produzir a ficha técnica das quentinhas, que resultou na precificação de cada refeição. Com os valores, é possível saber quantas pessoas serão alimentadas a cada real doado. A incubadora somou sua expertise à experiência e conhecimento do SEFRAS sobre a produção e distribuição na região, inclusive com os cuidados de higiene.

Para a arrecadação, a plataforma Ingresse entra como parceira, disponibilizando uma página em que é possível comprar o vale-quentinha com cartão de crédito. Para aqueles que preferem depósito bancário, é possível realizar a transferência direto para a conta do SEFRAS dedicada ao projeto. Uma outra maneira de ajudar, é doando alimentos para a produção das quentinhas, como arroz, feijão, macarrão, frango, carne moída, batata, óleo, farinha e chuchu. O ponto de coleta é a Paróquia Santo Antônio do Pari, localizada na Praça Padre Bento, que recebe os alimentos das 8h às 18h.

Segundo o Frei José Francisco, diretor presidente do SEFRAS, o primeiro impacto da pandemia sobre as populações mais vulneráveis é a fome. "A alimentação é a base da vida humana e tem, além da sua importância na nutrição do corpo físico, um valor cultural e espiritual. É o ponto de comunhão e solidariedade entre as pessoas", ressalta.

Além das parcerias de peso com Ingresse e Fazenda Futuro, o projeto também conta com a Index, agência de comunicação e PR.

.

Serviço

SEFRAS - Central de Doações

(11) 3795-5220

Ponto de coleta de alimentos: Paróquia Santo Antônio do Pari - na Praça Padre Bento, nº 13, Pari

Todos os dias, das 8h às 18h

Para contribuição por cartão de crédito, acesse http://www.ingresse.com/quentinhadobem

Contribuições por transferência bancária podem ser feitas para:

Associação Franciscana de Solidariedade

Banco Itaú (341)

Agência: 8179

Conta Corrente: 12218-2

CNPJ 11.861.086/0001-63

Instagram: @quentinha_do_bem

Sobre Soul Kitchen

Fundada em 2011, é uma incubadora de projetos que conecta pessoas, gera negócios inovadores e transformadores através do alimento. Desde sua fundação, já produziu mais de 350 eventos por onde já passaram quase 80.000 pessoas.

http://soulkitchen.com.br/

Instagram: @soulkitchenbr

Sobre SEFRAS

O SEFRAS é uma organização sem fins lucrativos, criado pela província franciscana da imaculada Conceição do Brasil, que atende diretamente cerca de 2 mil pessoas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele oferece serviços diários que promovem contraturno escolar para crianças e cuidados na primeira infância, convivência e proteção de idosos, atividades socioeducativas e de alimentação para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes. Durante a pandemia do novo coronavírus, passou a atender 10 mil pessoas, quintuplicando sua atuação.

http://www.sefras.org.br/

Instagram: @sefras.org.br

Informações à imprensa

Index

Marília Leoni - marilialeoni@indexconectada.com.br

Bheatriz Camargo - bheatrizcamargo@indexconectada.com.br









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Studio de Dança Cynhtia Rigo vai representar Peruíbe no Festival de Dança de Joinville em Santa Catarina

O Festival de Dança de Joinville é conhecido como o maior festival de dança do mundo, tanto é que foram  mais de 15 mil grupos inscritos, para apenas 300 serem selecionados. Dentro desses poucos grupos está o Studio de Dança Cynhtia Rigo que irá representar Peruíbe no festival.  Para quem não conhece, o Studio de Dança Cynthia Riggo foi fundado em fevereiro de 2004, sendo que sua base de estudos e pesquisas começaram em 1998 através de grupos de dança coordenados por sua fundadora.  Graças à dedicação de alunos e profissionais que passaram pelo Studio de Dança, eles conseguiram transformar o sonho em realidade, tornando assim, a escola de dança referência de Peruíbe. A Professora Cynthia Riggo , fundadora e atual diretora artística do Studio foi quem deu os primeiros passos para a realização desse projeto e sempre pode contar com a ajuda da sua família em qualquer aspecto relacionado a dança. " Desde a fundação, nos apresentamos em muitos eventos dentro e for...