Pular para o conteúdo principal

7 anos de história de Jornal Bemtevi e o que mudou



A data correta do aniversário seria em março, quando surgiu a primeira edição do jornal impresso em 2013, mas não houve inspiração para a criação de um texto para falar sobre o assunto, por conta do início da quarentena.

Agora que chegamos no meio do ano, é bom informar as mudanças que ocorreram também neste veículo de comunicação chamado Jornal Bemtevi, e sem de deixar de lembrar os 7 anos de história, então senta aí que lá vem texto. 

O Jornal Bem-Te-Vi já teve diversas transformações no quesito formato de mídia, mas em essência seu posicionamento em relação a jornalismo independente continua o mesmo durante todos esses anos. Mesmo que o veículo tenha iniciado como jornal impresso, o formato online sempre esteve em conjunto, até pelo limite de tiragem que o impresso oferecia. 



O Jornal já contou com três jornalistas trabalhando pelas matérias das edições de um jornal impresso mensal que era pago por 1 real nas bancas e gratuito nos anunciantes. A inovação com o tempo transformou o impresso em digital, através da mudança para um site moderno. Além do lançamento de um aplicativo com clube de negócios e notícias com notificações em tempo real. O Jornal ao longo dos anos ganhou até o espaço para exibir um programa de televisão local. 

Mesmo assim o Bem-te-vi teve dificuldades, parcerias que não deram certo, planos que não foram bem planejados, investimentos que não geraram resultado. Entretanto, jamais parou, mesmo após a falta de colaboradores e perda de anunciantes que sofreu, a mídia nunca saiu do ar, seja pelas redes sociais ou por este site. Até chegar o 'vírus'. 

Além do Covid na mídia, em fevereiro de 2020, a antiga plataforma do site é atacada por um vírus que fazia os leitores do site serem redirecionados para outro site. A falta de suporte pela empresa que é responsável pela hospedagem piorou ainda mais, uma 'novela' se iniciou e mesmo após a contratação de outras empresas, dois meses se passaram e nada foi resolvido. O resultado deste vírus foi a perda de alguns conteúdos que não estavam no backup e a escolha por não ficar mais com antiga plataforma e usar uma mais simples porém mais segura com certificado de segurança do próprio Google. 

Teve ainda mais um tempo para republicar tudo novamente, reorganizar a nova plataforma e atualizar o conteúdo. Ainda bem que temos nossos escritores independentes que enviam seus conteúdos em nosso e-mail bemtevijornal@gmail.com constantemente e assim conseguimos manter o site sempre com conteúdo.

Até arrumar toda a parte técnica não tinha como criar conteúdo próprio autoral. E neste período de poucos colaboradores, ainda temos nossa equipe reduzida com muito mais foco na Artes Bemtevi (Agência), onde conseguimos rentabilizar mais nossos serviços de marketing e publicidade. 

O Jornal Bemtevi não voltará a ser impresso, mas textos que faça você refletir, entreter, interpretar, você vai encontrar aqui. Não somos mais um jornal de reportagens, notícias, como já fomos antes, fizemos nossas adaptações ao longo desta jornada. 

E agora em diante iremos trabalhar mais artigos opinativos, com base em informação de apuração de outros veículos de informação, mas não deixaremos de expor os problemas mais atuantes, principalmente de Peruíbe e região (cidades vizinhas e do Vale do Ribeira). Tentaremos mostrar aos nossos leitores daqui para frente que não perdemos a mão na produção de textos que mostrem os problemas de interesse público, denúncias da falta de atitude dos nossos governantes, até porque já incomodamos muito no passado com nossas matérias. 

A qualquer momento o BEMTEVI pode estar cantando aí no seu telhado, na sua janela, no muro do seu portão, com uma novo texto, um novo artigo, uma nova informação, fique ligado. 

A vida exige desapego, mudança, novos horizontes, mas principalmente seguir em frente, sem parar de bater as asas para subir na vida. 




Se você é daqueles leitores nossos que até colecionavam as edições do jornal, segue o link para acessar todas as edições do impresso. 



https://issuu.com/jornalbemtevi






Texto: Lucas Galante (Fundador e jornalista do Jornal Bemtevi)



Arte Logomarca* do Jornal: Fernanda Ferraz (Designer Gráfica da Artes Bemtevi











*Crie sua logomarca profissional você também clique em  Bemtevi 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.   Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista. Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi? Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe.  LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ?    AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escr

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun

1° Encontro “Somos Consciência da Planta” é no dia 16 de Março em Itanhaém

O 1º Encontro da IBRACAN - 2024, intitulado "Somos Consciência da Planta" , será realizado no dia 16 de Março, em Itanhaém-SP.  O evento traz como tema central a Cannabis Terapêutica e contará com a presença de especialistas renomados em diferentes áreas relacionadas à saúde e ao direito canábico, artistas e formadores de opinião. O encontro visa promover esclarecimentos e abrir caminhos para discussões sobre a Cannabis Sativa e seu uso medicinal no Brasil. Serão abordados temas como legislação vigente, acesso legal e seguro, tratamentos atuais e o seu uso terapêutico, entre outros.  Diversas atividades estão programadas para o evento, incluindo palestras com advogadas especializadas em direito canábico, e especialistas em saúde canábica. Destaque para o médico e pesquisador Dr. Felipe Mourão , que fará uma palestra sobre tratamentos com CDB para Melhor Idade.  Além disso, haverá atrações artísticas, como intervenção circense e música ao vivo, com artistas da região, como o

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Governo de SP autoriza convênios de 418 novas moradias para a população indígena da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Tarcísio de Freitas assina contrato -  Foto: Portal do Governo SP O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou um documento que concede aprovação a acordos entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para construir 235 residências sem ônus para as comunidade índigenas de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga no litoral paulista, e em Eldorado, no Vale do Ribeira. A assinatura ocorreu na última quinta-feira (7). De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Estadual Paulista, as moradias serão construídas por meio do programa Moradia Indígena, em territórios indígenas (TIs) homologados por decreto federal e adaptados aos costumes culturais das comunidades. Cada habitação contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Dentre as 258 residências oferecidas pelo plano em todo o estado, serão construídas 90 habitações na TI Rio Silveira, em Bertioga; 112 na TI Piaçaguera, em Peruíbe; 23 na TI Takuari, em Eldorado e 1