Pular para o conteúdo principal

Mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença crônica

Mais de 50 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença crônica ...

57,4 milhões de brasileiros são portadores de alguma doença crônica no Brasil e são eles que representam mais de 74% dos óbitos registrados no país. É o que aponta o levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), baseando-se nos dados do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, cerca de 40% da população adulta brasileira apresenta pelo menos uma doença crônica, sendo 34,4 milhões do sexo feminino e 23 milhões do sexo masculino.

Os índices são alarmantes e se tornaram ainda mais preocupantes depois que um levantamento da Organização Mundial da Saúde revelou que a pandemia fez com que muitos pacientes abandonassem os cuidados com a saúde. Segundo estudo realizado em 155 países, mais da metade interrompeu parcial ou completamente os serviços para doenças não transmissíveis após o surgimento do Coronavírus. Os números preocupam os especialistas. "Paralisar tratamentos de doenças crônicas pode deixar pacientes ainda suscetíveis às complicações da Covid 19, considerando que diabéticos, hipertensos e outros doentes crônicos estão no grupo de vulneráveis ao SARS-CoV-2", explica a biomédica Jéssica Oliveira do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica.

Doenças crônicas não transmissíveis, chamadas DNCT, representam uma grande parcela dos índices de óbitos em pessoas, principalmente em pacientes com mais de 70 anos. "Há uma série de implicações a curto, médio e longo prazos quando se abandona um tratamento. Existe ainda uma perda muito significativa na qualidade de vida, gerando não só incapacidade de viver bem, mas também faz com que a rotina fique mais complicada, dependendo da gravidade do caso. Doenças crônicas podem ser prevenidas e tratadas e assistência especializada não pode e nem deve ser retardada", alerta a especialista. "Adiar o tratamento pode promover outras implicações, como ter de enfrentar uma sobrecarga e até mesmo aglomerações em clínicas e consultórios no momento de retomada do tratamento. Então, por que adiar?", complementa.


Prevenção é a melhor solução

Referência em medicina diagnóstica no país, o Grupo Sabin conta com um portfólio que inclui mais de 3.500 exames, vacinas e testes que garantem saúde, bem estar e qualidade de vida da população. Pioneiro no desenvolvimento dos testes para detecção do novo Coronavírus, lançado pouco mais de 20 dias após o recebimento da primeira amostra, a empresa segue adotando uma série de medidas de enfrentamento à doença desde os primeiros casos.

À frente da equipe Sabin nas cidades de Osasco e Barueri, grande São Paulo, a gestora July Ramos explica que nos primeiros meses deste ano houve uma redução de procura pelos serviços de saúde, mas o temor de buscar pelos procedimentos eletivos, tanto nas áreas de diagnóstico por imagem, foi superado pela necessidade de manter a saúde em dia. "Notamos que hoje, a retomada gradual das atividades, o chamado ‘novo normal’, gerou uma alta da demanda por análises clínicas, principalmente. Ainda há muita procura pelos nossos testes de Covid, mas aos poucos os exames eletivos de imagem e análises clínicas voltaram a impulsionar a receita e acredito que esta seja a nova realidade daqui para frente", esclarece a gestora, ao reiterar que "Adiar os cuidados com a saúde neste momento pode colocar a vida em risco".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triân...

Influencer muda de vida com a Privacy e compra carro de luxo avaliado em 200 mil reais

Fabi Simpatia é uma mulher determinada e inspiradora de 28 anos, natural de Florianópolis que teve a sua vida transformada quando decidiu explorar o mundo da venda de conteúdo na Privacy. O que começou como um teste, tornou-se a profissão que mudaria sua vida para sempre.  A trajetória de Fabi é marcada por descobertas e amor ao lado de seu marido Jessé com quem é casada há 12 anos. Com o passar do tempo, o casal sentiu o desejo de explorar novas experiências e fetiches, o que fortaleceu ainda mais os laços de cumplicidade entre eles. Além disso, Fabi revelou sua bissexualidade, um momento de autenticidade que aproximou ainda mais o casal.  Durante o auge da pandemia em 2020, Fabi decidiu se tornar acompanhante para ter uma renda adicional. Essa experiência levou o casal a ter uma ideia, gerar uma segunda fonte de renda, a venda de conteúdo adulto e ao entrar na Privacy, se surpreendeu com as conquistas que vieram: “Eu e o meu marido somos muito unidos e com o trabalho na Priv...

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...