Pular para o conteúdo principal

Que mundo estamos construindo para as próximas gerações?

Hoje, grávida, mais especificamente aos oito meses de gestação, imagino o mundo que gostaria para essa criança que está vindo. Um lugar mais igualitário e com valores, onde a saúde seja mais importante que o dinheiro, são os meus principais grandes sonhos.

A pandemia tem gerado um grande despertar de consciência no mundo em relação ao nosso impacto e o que é realmente necessário. A desigualdade social e a diferença de privilégios ficou escancarada, e deixa claro que a maioria da população está sem segurança do básico, como casa, água limpa, ar puro e alimento saudável.

Com grande parte das pessoas passando mais tempo em casa, o isolamento social também proporcionou uma análise sobre os hábitos de consumo. Nossa sociedade por muito tempo conectou o sucesso com os bens materiais adquiridos e valor econômico das coisas, mas hoje vemos que isso nem sempre será o motivador da felicidade e que os grandes exemplos podem ser pessoas que vivem de uma forma muito mais simples.

Há alguns anos eu venho me reconectando com a terra, me aproximando de pessoas como agricultores familiar e orgânico, comunidades locais e povos indígenas. Para promover a mudança que eu quero no mundo, no meu trabalho eu busco dar visibilidade para essas populações que estão em contato com a natureza, produzindo itens necessários sem agredir nosso planeta.

Eu sei que nem todo mundo tem uma profissão ou um trabalho como o meu, onde é possível promover a mudança de forma real e escalável, mas se cada um de nós começar uma pequena mudança, o impacto positivo será enorme. E para isso, não é preciso atitudes radicais. O simples ato de refletir sobre os produtos que consumimos no dia a dia e o impacto da produção e existências deles para o mundo já é uma evolução muito grande. Cada escolha que você faz tem impacto e automaticamente te conecta com quem produz, logo você se torna parte da solução ou do problema.

Eu também já estive em um lugar em que eu achava que minha parte era muito pequena para uma mudança positiva no todo. Hoje, busco gerar reflexão em todos a minha volta, porque sim, a sua atitude vai se refletir no futuro. E ela não ocorre somente para o benefício individual, ou da sua família, e sim para todos.

O maior legado que quero deixar pras próximas gerações é que uma empresa pode ser regenerativa para a natureza e economicamente sustentável, com reconhecimento justo para todos os envolvidos na cadeia. Não é fácil já que temos que quebrar paradigmas, mas a co-criação funciona e as soluções socioambientais se tornam mais lucrativas à médio prazo para os empreendedores, produtores, consumidores e para o planeta!


Te convido a fazer parte desta mudança com essa reflexão: Assim como tratamos uns aos outros, nós tratamos a Terra e todas as relações. Como você quer ser tratada? Como você quer tratar a Terra? O que você deseja deixar para as futuras gerações e qual impacto você causa dia a dia?


Texto: Marcella Zambardino


Formada em design pelo SENAC, Marcella Zambardino sempre utilizou essa ferramenta como meio de transformação social e ambiental. Em 2016, ao repensar hábitos de consumo, desenvolveu sua primeira linha de produtos de limpeza consciente. Foi assim que nasceu a Positiv.a , empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Por meio de produtos e serviços, a marca dedica-se a restabelecer o equilíbrio entre meio ambiente e sociedade. Atualmente, Marcella é Co-CEO da Positiva dividindo o posto de CEO com Leandro Menezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe implementa projeto pioneiro de Seletividade Alimentar nas escolas

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou em 2025 o Projeto de Seletividade Alimentar, iniciativa inovadora que garante inclusão e qualidade nutricional para cerca de 300 alunos da rede municipal que apresentam seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou condições específicas de saúde. O programa responde a um desafio crescente: segundo estudos, cerca de 25% das crianças neurotípicas apresentam dificuldade alimentar, índice que pode chegar a 80% em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição, reconhecida pelo DSM-5 como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), pode comprometer o crescimento, a saúde e a vida social dos estudantes. O protocolo criado pela Secretaria Municipal de Educação envolve: - Cardápios adaptados, respeitando necessidades médicas, preferências e aceitação dos alunos; - Formação continuada para professores, gestores, merendeiras, estagiários e toda a equipe escolar; - Orientação às famílias, com ...