Pular para o conteúdo principal

3 passos para ser um líder inclusivo


Ser um líder comprometido com a inclusão é algo cada vez mais importante dentro das corporações. Primeiramente, pelo respeito ao ser humano, que merece ser valorizado como realmente é. Em segundo lugar, para que seja desenvolvido o sentimento de pertencimento dos profissionais envolvidos, considerado essencial para o sucesso da equipe.


"As empresas têm reconhecido o líder inclusivo para que os seus colaboradores sintam-se inspirados, acolhidos e, sobretudo, apoiados. Outro ponto importante diz respeito à reputação das organizações, pois as que adotam essa prática têm sido bem avaliadas no mercado", comenta a especialista em Desenvolvimento Humano Susanne Andrade, autora do best-seller "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil".

De acordo com Susanne, pesquisas mostram que as equipes com líderes inclusivos têm melhor desempenho, são mais colaborativas e tomam decisões mais assertivas. "Um estudo feito pelo Boston Consulting Group (BCG), realizado com 1.700 companhias de oito diferentes países, concluiu que essa atitude na gestão melhora, inclusive, o desempenho financeiro das organizações. A mesma análise revelou que uma cultura inclusiva no local de trabalho é o grande segredo para a inovação e o crescimento", comenta ela.

A especialista também ressalta que a Mckinsey também realiza regularmente pesquisas nessa mesma linha. "Em um de seus estudos, a consultoria descobriu que empresas que valorizam a inclusão e contam com times diversos tendem a obter retornos acima da média no seu setor de atuação".

E como colocar tudo isso em prática? O que é necessário desenvolver para ser um líder inclusivo? Para Susanne, existem diversos caminhos e maneiras de desenvolver uma liderança inclusiva.
Ela listou 3 pontos que considera fundamentais para tornar-se um líder inspirador:

Praticar a empatia
Empatia corresponde a "se colocar no lugar do outro", mas não precisa sofrer nem se chatear com o outro para praticá-la. "É essencial entender e apoiar o sofrimento ou chateação da outra pessoa para que seja empático. Nesse momento, é preciso deixar de olhar somente para o seu umbigo, suas emoções, sua maneira de pensar, e começar a perceber que existem pessoas que pensam diferente e em outras perspectivas. Logo tem atitudes diferentes", comenta Susanne.

Ao praticar a empatia, o líder "abre o olhar na perspectiva das outras pessoas e passa a compreendê-las, ponto essencial para uma relação de respeito". "Quantas vezes uma atitude ou escolha do outro faz com que a gente passe a julgá-lo, porque enxergamos a vida em perspectiva diferente? Ser um líder inclusivo corresponde a abrir a mente para entender o outro, para olhar na perspectiva do outro, para acolher o outro como ele é. Praticar a empatia é a base para o respeito à diversidade", explica a especialista.

Dar foco na equidade
Existe um equívoco quando se fala em igualdade no contexto da diversidade. "Igualdade se refere a tratar todos da mesma forma, independentemente de sua necessidade. Já a equidade corresponde a lidar com as pessoas de maneira diferente, levando em consideração o que elas precisam", esclarece Susanne.

"Há uma metáfora da distribuição de 2 bancos para as pessoas conseguirem enxergar o que está por trás de um muro. Pessoas de alturas diferentes. Igualdade corresponde a dar os bancos de mesma altura para ambos. Equidade corresponde a dar o banco mais alto para a pessoa mais baixa, de maneira que ela consiga visualizar além do muro. E o banco mais baixo para a pessoa mais alta, desde que seja o suficiente para ela também enxergar".

Para Susanne, um líder inclusivo precisa conhecer cada um de sua equipe para entender o suporte, os recursos e cuidados que os profissionais necessitam. "Assim, vai saber liderar de forma humanizada, o que vai além de um crachá e é fundamental para o respeito às pessoas e às suas diferenças".

Ser agente de transformação
É essencial o líder inclusivo inspirar as pessoas a atuarem nessa mesma perspectiva. "Para isso, ele precisa criar espaços para discutir temas que proporcionem as pessoas se sentirem confortáveis para serem elas mesmas na empresa. Seja baiano, paulistano ou português; seja preto, branco ou amarelo; seja heterossexual, homo ou trans; seja da área de exatas ou de humanas; seja racional, emocional ou intuitivo; seja gordo ou magro, de cabelo liso ou crespo. Somos todos humanos... simples assim!", resume Susanne.

Nesse sentido, ser um líder inclusivo representa também assumir a sua vulnerabilidade,o que passa a ser libertador. "Ele passa a inspirar outras pessoas a se aceitarem e se amarem como são, se libertando do ego, do julgamento, e apenas sendo o ser humano que é, de maneira genuína".

Dessa forma, "o líder proporciona um ambiente feliz e diverso, adubo essencial para a criatividade e inovação". "Ele contribui na construção de um ambiente de confiança e colaboração, desenvolvendo um time de alta performance, pois o sucesso é potencializado no contexto de felicidade", finaliza.

Sobre Susanne Andrade - É autora dos best-sellers "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil", "O Segredo do Sucesso é Ser Humano", e do livro digital "A Magia da Simplicidade". É coach, palestrante e professora de cursos de MBA pela FIAP em disciplinas sobre carreira, coaching, liderança e gestão da mudança para a transformação digital. É sócia-diretora da A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo Ágil Comportamental". Colunista no "Portal IT Forum 365, na coluna Desenvolvimento Humano na Era 4.0". Voluntária no Grathi.

Mais Informações
Ortolani Comunicação & Marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruíbe implementa projeto pioneiro de Seletividade Alimentar nas escolas

A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou em 2025 o Projeto de Seletividade Alimentar, iniciativa inovadora que garante inclusão e qualidade nutricional para cerca de 300 alunos da rede municipal que apresentam seletividade alimentar, intolerâncias, alergias ou condições específicas de saúde. O programa responde a um desafio crescente: segundo estudos, cerca de 25% das crianças neurotípicas apresentam dificuldade alimentar, índice que pode chegar a 80% em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A condição, reconhecida pelo DSM-5 como Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo (TARE), pode comprometer o crescimento, a saúde e a vida social dos estudantes. O protocolo criado pela Secretaria Municipal de Educação envolve: - Cardápios adaptados, respeitando necessidades médicas, preferências e aceitação dos alunos; - Formação continuada para professores, gestores, merendeiras, estagiários e toda a equipe escolar; - Orientação às famílias, com ...

Peruíbe recebe pela primeira vez o Festival Aloha Motorhome Friends

Peruíbe, conhecida por suas belezas naturais e pela forte temporada de verão, vem ampliando sua presença como destino de eventos também fora da alta estação. E neste fim de semana, sexta-feira (3), sábado (4) e domingo (5), a cidade recebe a primeira edição do Festival Aloha Motorhome Friends, que chega para animar moradores e visitantes com uma programação diversificada e gratuita. São esperados mais de 250 equipamentos. O evento acontece na nova área de eventos do Parque Turístico Municipal Prefeito Benedito Marcondes Sodré, inaugurada em abril pela atual gestão, que já se consolidou como palco de grandes atrações. Com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, o festival reunirá exposição de motorhomes, trailers e campers de várias regiões do país, além de shows musicais, praça de alimentação, sorteios de brindes e uma grande ação de limpeza de praias, em parceria com o Instituto Ambiecco e o Sicoob Litoral. "O evento é uma oportunidade de entender melhor as necessidades dos car...