Pular para o conteúdo principal

Ruínas do Abarebebê: Detalhes da primeira igreja do Brasil

Ruínas do Abarebebê, fotos de 2013 - Márcio Ribeiro
 As Ruínas do Abarebebê são um importante ponto turístico e cultural do Brasil. E fica em Peruíbe! Muitos moradores ainda não conhecem este sítio arqueológico. O Jornal Bem-Te-vi veio, nesta edição, tentar atrair os moradores para a montanha onde ela se localiza, ciente que, na verdade, está levando as Ruínas para todos os leitores do Jornal. Lembrando que Abarebebê é um nome indígena e significa “padre voador”, em referência a Leonardo Nunes, que se deslocava com facilidade pela região.


Se pensarmos que os índios se utilizavam das montanhas como ponto de referência, as Ruínas do Abarebebê fica mesmo em um ponto muito estratégico, pois além de ter o morro do Bairro dos Prados de um lado, duas ilhas ficam bem alinhadas à sua frente, orientando bem os viajantes, de acordo com as observações do Professor de História Eduardo Sanchez.
A igreja é tombada pelo CONDEPHATT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arqueológico e Turístico) e muitos a consideram como a primeira do Brasil.

A sua construção data de 1532 e o responsável foi o Padre Leonardo Nunes, primeiro jesuíta a pisar na Capitania de São Vicente. Por aqui, ele organizou a catequização e a libertação de índios escravizados. Deste sítio arqueológico, já foram resgatadas mais de 50 mil peças, a maioria de um trabalho feito no final da década de 80, sendo que, grande parte delas, encontram-se no Museu de Arqueologia da USP.

Dentre todas as peças, a mais rara é a pia batismal, feita no século XVI, talhada em uma única pedra, que foi retirada por Benedito Calixto em 1908. Hoje, ela encontra-se em uma área nobre do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Logo na entrada das Ruínas há três painéis informativos com fotos das décadas de 1920 e 1940 (acervo do Museu de Imagem de Taubaté) feitas pelo fotógrafo Paulo Camilher Florençano. Há também um desenho de 1776 feito pelo engenheiro militar português José Custódio Sá e Faria, onde ele reconstituiu o formato original da igreja. Ao todo, são 11 painéis espalhados pelo sítio arqueológico com as mais variadas informações, que dão um respaldo nas explicações passadas pelos monitores e guias locais.
A escada que dá acesso à igreja é feita de pedras e possui sete degraus que simbolizam os pecados capitais, comum nas igrejas construídas naquela época. Como não é permitido pisar neles, foi instalada, há vinte anos, uma escadaria de madeira e que hoje está muito desgastada pelo tempo. O visitante que for passar ali, deve ter muita atenção para não se machucar. Segundo a historiadora, Fátima Cristina Pires, a Prefeitura de Peruíbe já está ciente do problema e dá sinais de que vai resolver tudo até o final do ano.
Passando pelas escadas, chega-se ao batistério e dali não é muito difícil imaginar padres de pele branca vestidos de batina, contrastando com os índios semi-nus. Uma breve olhada para o mar e muitas caravelas atracadas nas ilhas do Guaraú e de Peruíbe, utilizadas em outrora pelas embarcações que comercializavam escravos.
O enorme espaço onde está o sítio arqueológico é muito agradável de se visitar, pois tem um enorme gramado, frondosas árvores de Jambolão, pássaros cantando e a incansável brisa do mar. Na entrada,um funcionário pede para as pessoas assinarem o livro de presença, onde constam registros de diversas cidades do país, principalmente da capital paulista.
As Ruínas do Abarebebê recebe cerca de 60 pessoas por semana e está aberto de quarta a sexta-feira, das 10 às 16 horas. Sábados, domingos e feriados funciona das 11 às 17 horas. O valor de entrada é R$ 1,00.

Leonardo Nunes e o Bem-Te Vi




 Para os frequentadores do Centro Espírita Leonardo Nunes, na Capital, Leonardo Nunes se faz presente na forma de um Bem-Te-Vi. Quando as preces são dirigidas a ele, e se a reposta for positiva, um Bem-Te-Vi canta em seguida perto do devoto. No sítio arqueológico Ruínas do Abarabebê, construído pelo padre, há muitos Bem-Te-Vis cantando por todos os cantos.


Texto e fotos: Márcio Ribeiro

OBS: Esta matéria foi publicada na oitava edição do Jornal Bem-Te-Vi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...