Pular para o conteúdo principal

Jornal BEM-TE-VI completa dois anos

Passou rápido. Fizemos matérias que mudaram a cidade, escrevendo de modo diferente e inovador. Mostrando humildade e determinação em cada edição. Não é fácil empreender. É preciso lutar todos os dias para alcançar a evolução. 

Errar, tentar de novo, acreditar sempre, lições que fazem parte da escada da vida. 

A união realmente faz a força, o jornal surgiu com a vontade de dois jornalistas que decidiram fazer acontecer, começando por Peruíbe. Olhando, observando, fiscalizando, fotografando, dialogando, entrevistando, editando, publicando, imprimindo, distribuindo, enfim, levando a nossa mensagem, que aos poucos se tornou a mensagem de nossos leitores que ligam, enviam e-mails, criticam e sugerem pautas. Além disso, fazemos o que amamos e a cada lugar ou pessoa nova que conhecemos, sentimos imenso prazer em continuar nosso trabalho e deixarmos o nosso legado registrado na história.



Somos o exemplo de que jovens no Brasil querem sim levar a sério!  Algumas matérias mostram isso, relembre algumas delas.



Uma novidade em Peruíbe. O Jornal BEM-TE-VI trouxe uma nova linguagem para aqueles que têm pouco tempo para ler, investindo na imagem e apresentando o Ensaio Fotográfico, pois “uma imagem vale mais que mil palavras”. 

Após a publicação da novidade, outros jornais locais investiram mais nas imagens em suas páginas. Ficamos felizes pelo jornal ser o pioneiro desse estilo de divulgação de fotografias na cidade.
-----------------------------------------------------------------------------------




Na segunda edição, nos sensibilizamos com a história da jovem Brenda Sozzo. Uma vencedora de Peruíbe que não tinha dinheiro para representar o Brasil no miss universo. Brenda não só conseguiu participar do evento, mas se saiu vencedora disputando com jovens de todas as partes do mundo. 

Após o título, diversos órgãos de imprensa nacional contaram a história da menina, que deu a sua primeira entrevista para o Jornal BEM-TE-VI.
-----------------------------------------------------------------------------------



O Jornal BEM-TE-VI fez um caderno especial sobre a linha férrea de Peruíbe. Uma matéria completa com conteúdo inédito, mostrando a quantas anda a situação do antigo transporte ferroviário da cidade. 

Parte da matéria foi publicada no Jornal ENTREVISTA de Santos e também no site Amantes da Ferrovia, que publicou o conteúdo na íntegra. Após a matéria, a Prefeitura reformou e revitalizou a Estação Ferroviária, no Bairro da Estação.
-----------------------------------------------------------------------------------



Outra novidade! Sucesso nas páginas do BEM-TE-VI foi a criação do “Mal-te-vi x Bem-te-vi”. Leitura dinâmica apreciada por aqueles que querem se informar de uma forma rápida, dinâmica e objetiva.

Publicamos notas de serviços, cutucadas diretas e indiretas. Sabemos que os leitores  gostam deste espaço é por isso que muitos passam sugestões.  Temos só que agradecer e pedir que continuem sugerindo novas notas. 
-----------------------------------------------------------------------------------


A população e os turistas de Peruíbe corriam risco de vida ao frequentarem o Espaço Cultural Chico Latim, na região central de Peruíbe. O local era um dos poucos (para não dizer o único) que servia de espaço para apresentações artísticas na cidade. 

O problema é que a estrutura do local estava para cair a qualquer momento sem que a prefeitura se importasse um pouco com isso. 

Após a publicação no jornal BEM-TE-VI, o local foi finalmente fechado para reforma, para ser reaberto quando apresentar condições seguras para a população de Peruíbe.
-----------------------------------------------------------------------------------



Uma das imagens mais enigmáticas de todos os tempos e um dos melhores registros ufológicos do mundo, o Jornal BEM-TE-VI bateu todos os recordes do jornalismo local com a publicação da matéria “Motorista flagra luzes estranhas atravessando a rodovia de Peruíbe/SP”

Recebemos informações que a foto foi republicada na Venezuela, no Uruguai e no Peru, de onde foi pautada por uma TV local. Também foi alvo de palestras ufológicas no Rio de Janeiro e fruto de debates no Grupo de Pesquisas Ufológicas EXO-X e também pelo Projeto Portal. 

Foi compartilhada inúmeras vezes pelo facebook e é a matéria mais lida no site BEM-TE-VI, com média de 50 visualizações por dia, até hoje.
-----------------------------------------------------------------------------------



O Parque da Cidade estava e ainda está abandonado. Perto de completar um ano, da primeira vez que o BEM-TE-VI falou sobre a estrutura, o local continua sem utilização. 

Depois que o programa CQC, da TV BAND, até limparam a piscina, colocaram guarda municipal, mas depois de um tempo voltou tudo ao “normal” que era antes.

Quando o CQC foi ouvir a prefeitura, foi André Santana que assumiu compromisso de até maio de 2015 estar com o Parque da Cidade funcionando. 

Faltando dois meses para a data, será que vai ser feito algo ou  os invasores continuarão cuidando do local?
-----------------------------------------------------------------------------------


Falamos sobre a verba que seria usada para a construção do novo hospital e que foi devolvida ao governo estadual. Na época, Dr. Marco Botteon era quem criticava a prefeitura de Peruíbe, dizendo faltar vontade política para a utilização da verba. 

Ele tinha sido Diretor da Regional de Saúde (DRS) que é o órgão que havia repassado a verba para Peruíbe. Meses se passaram, o hospital não foi construído e atualmente Dr. Marco Botteon é o atual secretário de saúde da cidade.

A jovem Thamires foi diagnosticada com a doença de Wilson. Uma doença rara que foi bloqueando seus movimentos e coordenação motora. Quem leu a matéria na página três sabe que ela não desistiu de viver.
-----------------------------------------------------------------------------------


Depois de tantas matérias sobre os buracos e crateras nas principais avenidas e ruas da cidade, a prefeitura resolveu recapear pela metade a Avenida Domingos da Costa Grimaldi. 

Só o trecho que possui asfalto foi recapeado, o restante da avenida continuou em lajotas e mais a frente nem isso possui, é pedra e areia mesmo.

Mais de um milhão para recapear metade de uma avenida que já estava asfaltada e o restante nem o mato foi cortado. Sendo que atualmente o recapeamento já está mostrando a falta de qualidade, pois em menos de um ano, a obra já deixa buracos no meio do caminho.
-----------------------------------------------------------------------------------


Conseguir um título inédito para Peruíbe. Esse é objetivo do Jornal BEM-TE-VI em conseguir concretizar esse recorde que esteva perto de nós o tempo todo, só que é preciso o olhar e buscar o diferencial em tudo que se observa. 

O título de menor praia do mundo, do Guinnes Book é de uma praia na Espanha que possui 55 metros de cumprimento. A praia das Conchas, em Peruíbe, possui 33 metros. O Rank Brasil conversou pessoalmente conosco e estamos cada vez mais perto de conseguir trazer esse título para o Brasil. 

Aguardem novas reportagens sobre o assunto, ainda vai render muitas páginas...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

*Nota: Esta matéria foi publicada em março de 2015, na edição 23 do Jornal BEM-TE-VI


Texto: Lucas Galante e Márcio Ribeiro


Jornal BEM-TE-VI - Todos os Direitos Reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...

Feira do Produtor Rural fortalece agricultura familiar e transforma a vida de famílias em Peruíbe

Peruíbe, conhecida por suas praias e belezas naturais, também vem se destacando em outra frente: a agricultura familiar. Desde 2021, a Feira do Produtor, realizada todas às quartas-feiras na Praça Matriz, tem mudado a vida de pequenos agricultores e artesãos da cidade. São mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Peruíbe e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Além de um espaço permanente para comercialização, os produtores receberam capacitação pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em manejo, empreendedorismo, administração e finanças, garantindo qualidade nos produtos e sustentabilidade nos negócios. A Feira do Produtor Rural oferece desde hortaliças, frutas, mel, ovos caipiras, queijos e laticínios artesanais até peças de artesanato e produtos sustentáveis, incentivando a população e turistas a consumirem alimentos frescos, livres de agrotóxicos e produzidos no próprio município. Entre as histórias de transfo...