Pular para o conteúdo principal

Prefeitura gasta mais de 11 milhões na Avenida Gheorghe Popescu



Após quase três anos de inércia total e faltando um ano para as eleições municipais, a administração da cidade resolveu mostrar a cara, mas a sua face não transmite a credibilidade para parte da população de Peruíbe.

É que as obras inciadas geram  desconfianças  quanto  a execução e a qualidade, por conta da onda de resultados negativos vindos do Governo Ana Preto.

Nesta edição, o Jornal Bem--Te-Vi vai destacar duas obras que prometem melhorar a vida da população e consumir o já minguado dinheiro da cidade.

Uma delas é a pavimentação  da  Avenida  Gheorge Popescu, que vai custar 11 milhões e 600 mil reais aos cofres públicos, para um trecho de seis quilômetros e meio.

A obra promete desafogar o trânsito da Avenida Luciano de Bona e pode tornar as Avenidas marginais à linha férrea o principal corredor viário de Peruíbe.

Alguns moradores estão ansiosos para ver o final da obra, enquanto outros têm medo de  que  a  obra  fique  parada. 

Um deles é Carlos Luis, aposentado, morador das imediações “ Tenho medo que a obra não termine antes das eleições e que o próximo prefeito não conclua a obra. Se for  feito  direitinho,  acho  que vai ficar muito bonita”, falou.



Outra opinião foi dada pelo pedreiro  José  Cristino.  “Vejo que a obra está bem devagar. Passo aí todo dia e não sai do lugar”. O dinheiro para a execução dos trabalhos, que têm o prazo de 12 meses para ficarem prontos, veio do convênio com o (PAC) Programa de Aceleração do Crescimento. 

Segundo a prefeitura, as lajotas retiradas do local serão redirecionadas para outros bairros.

Gheorghe Popescu

Poucos moradores sabiam que a Avenida chamava-se Gheorghe Popescu. Por conta disso, a produção do Jornal Bem-Te-Vi entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da prefeitura e perguntou o  motivo  da  troca  do  nome, já que ela possui diversos nomes ao longo da sua extensão e que mais um poderia confundir as pessoas. Em resposta, a produção foi informada que a denominação da via foi feita em 2011, unificando a nomenclatura da Avenida, enquanto em 2014, um outro decreto regulamentou a numeração das edificações.

 “O  artigo  da  Lei  Municipal 3166, de 07 de julho de 2011, denominou Av. Prefeito Dr. Gheorghe Popescu a via que margeia o lado direito da linha férrea da Fepasa. No Parágrafo Único, descreve que a avenida inicia-se da Avenida Padre  Leonardo  Nunes  e  finda na Avenida João Abel. Portanto, é incorreto afirmar que  na via possui vários nomes”, informou a Assessoria de imprensa, em resposta.

Apesar desta declaração, é notório que a avenida em questão possui outros no mes, já que a própria lei municipal fragmentou a Avenida, excluindo a parte central, onde recebe o nome de Riachuelo, mesmo nome dado no Bairro dos Prados, onde está a E.E. DR. Francisco Pereira da Rocha. 

Além destes, há trechos onde ela é chamada de Marginal Fepasa e outros 
de Sorocabana.


Texto: Márcio Ribeiro
Fotos: Lucas Galante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Prefeitura de Peruíbe realiza a Virada Inclusiva 2025 em alusão ao Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Peruíbe, por meio do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Departamento da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, promove no próximo dia 06 de dezembro, das 9h às 14h, a Virada Inclusiva Peruíbe 2025, na Praça da Matriz, no Centro. Com o tema “Direito de Ser, Viver e Protagonizar”, a iniciativa celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, reunindo ações culturais, educativas e de valorização da diversidade humana. O evento reforça o compromisso do município com a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A programação contará com a presença de instituições e grupos que são referência em inclusão no município, entre eles: APAE de Peruíbe, Instituto Salvador, AMEP – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência, AFAAP – Associação de Pais e Amigos de Autistas de Peruíbe. Durante toda a manhã, o público poderá...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Prefeitura de Peruíbe convida população para audiência pública sobre o novo aterro sanitário municipal da cidade

A Prefeitura de Peruíbe convida a população para participar da audiência pública do processo de licenciamento ambiental do novo aterro sanitário municipal, que será realizada no dia 8 de dezembro, às 17h, na Câmara Municipal de Peruíbe. A audiência é uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental e será presidida e conduzida pelo CONSEMA (Conselho Estadual de Meio Ambiente), órgão responsável pela condução das audiências de empreendimentos submetidos à avaliação ambiental no Estado de São Paulo.  O licenciamento do novo aterro sanitário foi iniciado em 2019 e, desde então, passou por rigorosas etapas de análise técnica da CETESB, atendendo a todas as exigências normativas e ambientais necessárias para a evolução do processo. Com a conclusão das fases preliminares, o procedimento chega agora ao momento de consulta pública, fase essencial para a transparência e participação social. A audiência seguirá todas as normas estabelecidas pela legislação vigente, especialmente ...