Pular para o conteúdo principal

Divórcios no Brasil podem aumentar durante pandemia do coronavírus


Advogada explica como proceder judicialmente em caso de separação durante a quarentena

Na última semana a internet foi pega de surpresa com o anúncio da separação da cantora Luísa Sonza e do humorista Whindersson Nunes. O casal estava casado desde fevereiro de 2018 e revelaram o divórcio através das redes sociais, alegando que precisavam seguir caminhos diferentes.

O mesmo aconteceu com outros casais famosos que terminaram seus relacionamentos durante a quarentena devido ao COVID-19: a influencer Mayra Cardi e o ator Arthur Aguiar, o apresentador Otávio Mesquita e a publicitária Melissa Wilman, a atriz Mariana Ximenes e o músico Felipe Fernandes.
Na China, primeiro país a identificar casos da doença e a implementar o isolamento, os pedidos de separação impressionam. De acordo com o jornal chinês The Global Times, a cidade de Xiam registrou um número recorde de pedidos de divórcio durante as semanas de isolamento social no país. 

Atualmente, com a contenção da pandemia por lá e a volta à normalidade, os cartórios reabriram e já não há mais horários disponíveis para resolver questões de divórcio em várias das províncias do país.

Debora Ghelman, advogada especialista em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, prevê que todos os países afetados pela pandemia e que hoje em dia encontram-se de quarentena, sigam o padrão da sociedade chinesa e tenham um aumento considerável nos pedidos de divórcios. No Brasil não será diferente.

"O isolamento social obriga as pessoas a conviverem 24 horas por dia e com isso muitos dos conflitos que sempre existiram ganham maior evidência. Com isso muitas pessoas acabam percebendo que não querem mais estar naquela relação. Conviver é difícil e, quando não há mais diálogo entre o casal significa que os dois desistiram de investir no relacionamento", diz a advogada.

A decisão pelo divórcio que já tende a ser bastante difícil, neste momento de pandemia, tem sido ainda mais complicada, pois muitos casais vêm sendo obrigados a seguir convivendo na mesma casa. De acordo com Debora, a atual situação torna inviável conseguir uma ordem judicial que determine que um dos ex-companheiros saia de casa:

"O pedido é possível, mas o seu deferimento será muito difícil. Isso porque estamos no meio de uma pandemia onde grande parte do país encontra-se em quarentena. Dificilmente o Estado, maior interessado que o vírus não se propague, determinará que uma pessoa saia de sua residência e corra o risco de se contaminar, a não ser em casos gravíssimos em que ocorram abusos. A própria casa é justamente o local mais perigoso para mulheres que sofrem com a agressividade de seus parceiros. Durante a quarentena, o problema da violência doméstica se agravou devido à convivência intensa e a apreensão devido à incerteza gerada pela doença. Somente no Rio de Janeiro o número de denúncias de violência doméstica: aumentou cerca de 50%, mas a realidade de avanço nos casos aconteceu em todo o mundo".

De acordo com a advogada, nesses casos, "onde o convívio acarreta em risco de morte, é possível requerer a separação de corpos no plantão judiciário, com grandes chances de deferimento. Se o divórcio não envolver nenhum tipo de abuso - físico ou psicológico - a advogada aconselha que, mesmo separados, o ex-casal mantenha o diálogo e continue tentando conviver pacificamente até que a pior parte da pandemia passe, para que depois sejam resolvidos assuntos burocráticos como a divisão de bens e a guarda dos filhos. Caso a situação seja realmente insustentável, o ideal é juntar-se ao isolamento social com algum familiar em outra residência. Neste momento de convivência forçada é fundamental compreender que estamos atravessando um período sem precedentes e que é preciso tentar passar por isso da melhor maneira possível. São muitas incertezas e angústias que tomam conta da mente muitas vezes e, por isso, aplicar regras de convivência ajuda a cumprir o isolamento social sem que os dias se tornem tão pesados", finaliza a especialista.


Texto: Debora Ghelman 
Biografia: é advogada especializada em Direito Humanizado nas áreas de Família e Sucessões, atuando na mediação de conflitos familiares a partir da Teoria dos Jogos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#Podcast 12 - Como a cannabis medicinal está curando famílias no Brasil | Dra. Grazi Sativa

  ⁠ Neste episódio especial do Podcast 12, entrevistei a Dra. Graziella Gobetti, mais conhecida como Dra. Grazi Sativa, médica referência no Brasil no uso terapêutico da cannabis medicinal. Dra. Grazi compartilha sua trajetória pessoal e profissional, desde os primeiros passos na medicina até se tornar uma das pioneiras na prescrição de fitoterápicos à base de cannabis. A entrevista aprofunda temas como os benefícios reais do CBD e do THC, os principais diagnósticos tratados, os desafios regulatórios e jurídicos, além de histórias transformadoras de pacientes. Falamos também sobre os mitos e preconceitos, a importância do acesso legal e seguro à cannabis, e o papel das associações no Brasil. Um episódio essencial para quem busca informação com embasamento científico, sensibilidade e verdade sobre a planta que está revolucionando a medicina. 💬 Comenta aqui embaixo a sua dúvida ou curiosidade! Siga a Dra Grazi Sativa no Instagram: https://www.instagram.com/dragrazisativa/ 👇Ag...

Paulão não é mais Secretário de Planejamento e Prefeita anuncia reforma administrativa

A prefeitura de Peruíbe comunicou na manhã desta sexta-feira (16) que o Secretário de Planejamento, Paulo Henrique Siqueira, entregou sua carta de demissão à prefeita de Peruíbe, Ana Preto. No documento, Siqueira fez um balanço do seu trabalho:  “Estou orgulhoso por ter participado desta administração em um ano e meio. Tenho certeza que contribuí com meu trabalho, mas agora tenho outra missão que foi concedida pela minha líder!” , destaca Siqueira. Paulão, como é conhecido por todos, irá coordenar as campanhas políticas estaduais e federais na região nos próximos meses, além de assumir, no próximo dia 30, a presidência de um grande partido local. “Estou deixando o PC do B hoje, tive muito orgulho de presidi-lo nos últimos três anos. Elegemos a companheira Laila, uma representação feminina em destaque pela sua atuação na Câmara. Deixo o companheiro Valmir na presidência, um grande político que saberá conduzir o partido ao crescimento” , declara Siqueira. Em reunião marcada para ...

Transforme sua energia e desbloqueie sua vida: conheça a Mesa Quântica Estelar com Tatiane Pereda

Você já teve a sensação de que, por mais que tente, certos aspectos da sua vida não avançam? Relacionamentos repetitivos, bloqueios financeiros, cansaço emocional ou simplesmente a sensação de estar desconectado? Muitas vezes, a origem desses desafios está no campo energético — e é justamente aí que atua a Mesa Quântica Estelar Nova Era. Conduzida pela terapeuta Tatiane Pereda, da página @tatianeperedaterapias , essa técnica é uma ferramenta de harmonização vibracional e expansão de consciência, que tem transformado vidas por meio do realinhamento energético e da reconexão com a essência interior. 🌟 O que é a Mesa Quântica Estelar Nova Era? A Mesa é um sistema de cura quântica e espiritual que utiliza símbolos, gráficos, comandos de energia e orientação sutil para acessar bloqueios e padrões repetitivos. Seu objetivo é liberar o que impede o fluxo natural da vida, promovendo equilíbrio e clareza em diversos níveis — físico, emocional, mental e espiritual. ✨ Para que serve? É indicada...

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

18º Festival Gastronômico de Peruíbe promete uma explosão de sabores e opções pra todos os gostos, durante o mês de julho

A PONTE RESTAURANTE O mês de julho já começa em ritmo de festa, sabor e alegria em Peruíbe, com o lançamento oficial do 18º Festival Gastronômico da cidade, com o tema “Sabores que conectam histórias”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o CONTUR, o festival começou oficialmente no dia 1º de julho e segue até 3 de agosto. GUARAU BEER HOUSE Na edição 2025, são 36 estabelecimentos participantes e traz ao público uma verdadeira viagem culinária com 39 pratos exclusivos, preparados especialmente para o evento. Dividido em cinco categorias como: Cozinha internacional; Cozinha típica ou caiçara; Comida de boteco; Pizzaria ou esfiaria e Hambúrguer artesanal, o festival oferecerá aos moradores e visitantes, a chance de degustar receitas criativas, com ingredientes selecionados, preços acessíveis e muita valorização da identidade local e regional. MAMMA LINA A iniciativa fortalece o turismo, movimenta a economia criativa e coloca os sabores de P...